sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FIM DE SEMANA

CICLISMO SABADO

7:15 POSTO FORZA NA RIO MAGÉ

100KM PARA TODOS

quem nao for para a estrada, por favor, faça somente treinos de montanha em função do transito na barra devido ao Rock in Rio

REUNIAO IRONMAN 2012 : 3hs da tarde na mesa do imperador e logo apos, as 15:30 , corrida de 10km

aqueles que quiserem ir para correr , sao bem vindos

DOMINGO TEM AQUARIO AS 7:30 NO POSTO 6 EM COPACABANA

bom fim de semana

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Copa Inconfidentes

A Copa Inconfidentes, acontece, ou inicia, no caso desta prova específica, na área do Pesque e Pague Campestre na cidade de Itabirito em Minas Gerais. Organizada por dois experientes participantes de provas de Mountain Bike, privilegiando, como deve ser, trechos técnicos e/ou com alta exigência de potência do ciclista na competição.

Para completar o cenário, num treino na Avenida das Américas sofri uma queda num dos treinos, e apesar de que não tenho até o momento notícias de conseqüências mais sérias, tendo sido apenas um susto, a minha auto confiança foi atingida. E lá fui eu, para a primeira prova após a queda. Será que eu conseguiria pelo menos completar? Será que eu deveria tentar ignorar, esquecer o acontecido e tentar por em prática tudo o que eu tenho treinado? Nunca busco, e nem poderia, nada que não tenha sido forjado por conta do processo de construção da performance, nos treinos. Mas isso, numa prova de Mountain Bike implica em impor velocidade nas manobras, e isso, no Mountain Bike, implica em estar com a auto confiança em dia, para poder executar as técnicas de direção adequadas às adversidades apresentadas pelo circuito. E agora?

No que diz respeito a minha experiência como competidor, fica cada vez mais claro, que todo o tempo, mas todo o tempo, eu não estou competindo contra os outros ciclistas inscritos para a minha categoria. Todo o tempo eu estou competindo comigo mesmo. São as minhas deficiências no momento da prova que precisam ser vencidas para que a performance ótima (combinação de todos os meus melhores recursos disponíveis naquele momento), aconteça, e na comparação com os outros inscritos, revele-se, ser, uma performance vencedora. E neste contexto, uma avaliação franca, direta, sem procurar enganar a si mesmo, do seu próprio desempenho, voce se conhece cada vez mais, é que é o maior prêmio da prova. Independente da colocação na comparação com o tempo dos outros competidores, a meu ver. Já fiquei bem colocado onde, se eu fosse juiz da prova, teria me excluído por mau desempenho, e já tive colocações "ruins", em provas onde desenvolvi o meu melhor.

Vou arriscar, se não me engano, é uma enigma da esfinge: "Conheça-te a ti mesmo". E eu humildemente acrescento: procure vencer a voce mesmo todo dia, em todos os treinos, e em todas as provas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TROFEU BRASIL DE TRIATHLON

por Rafael Cabral

No último domingo, 25, resolvi ir à Santos para participar da terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon. Para os que não sabem, o Troféu Brasil é considerado o maior circuito de Triathlon Olímpico e Short Triathlon da América do Sul.

Em função de compromissos profissionais, escolhi essa prova para encerrar meu ano de competições, bem como fazer uma "avaliação de desempenho" em uma prova de nível nacional.

Em um domingo agraciado pela chegada de uma frente fria, as condições não podiam ser piores: vento, chuva, frio, areia voando, bóia soltando, etc...mas, fazer o que? as condições são iguais para todos...

Daí repito o que relatei sobre o 70.3 de Penha. Ninguém engana a si próprio. Se você não se esforçar nos treinos, não terá bom desempenho em competição. As pessoas podem até dizer que fazem isso ou aquilo, que pedalam infinitos kilômetros, que correm a não sei quanto de pace, etc...podem até enganar o treinador...mas nunca a si próprio.

Para ser bem sucinto no relato, na hora da largada lembrei do que havia feito nos treinos e pensei: já passei por isso antes. A diferença é que agora tenho adversários.

Ao final da manhã, obtive a Primeira colocação na categoria 30 a 34, tendo sido o Primeiro lugar Geral dos amadores e o Nono lugar Geral da prova.

Pessoal, estabeleçam objetivos e dediquem-se aos treinos, acima de tudo, façam o que lhes traz felicidade.

Rafa.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CICLISMO SABADO

em função do Rock in Rio, sugerimos que nao haja pedal na barra amanha, quem for o deverá fazer com o máximo cuidado. Encontro na loja às 7:30 = 60km + canoas.

Na estrada:
7:15 , saída do forza
iron e meio iron = 100km
ciclismo = 100km
iniciantes = 60km

RODAR EM GRUPOS DE NO MÁXIMO 6 PESSOAS!!

DOMINGO TEM AQUARIO!!!! 7:30 , POSTO 6 , COPACABANA.

MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES

por Nuno Nunes

A Meia Maratona de Buenos Aires

Quando se começa a correr, rapidamente aparecem as provas te desafiando, os primeiros 5k, o desafio dos 10k, a alegria da primeira Meia e a conquista da antes inimaginável Maratona. Na seqüência começamos a ouvir que os novos desafios estão nas diferentes provas espalhadas mundo a fora, ouvimos falar em New York, Boston, Paris, Berlim e etc.....começamos então a pensar qual será nossa primeira prova internacional, que na maioria das vezes, é uma excelente oportunidade de unir o turismo ao nosso “treino de cada dia”.

Para mim, o que veio primeiro foi a oportunidade de visitar nossos vizinhos argentinos, eles têm uma capital que não deve nada a muitas cidades da Europa. Para quem não conhece, Buenos Aires foi capital de um pais que na década de 20 era a quarta economia do mundo, que além da beleza das suas avenidas, arquitetura e bairros cheios de charme, seus bons restaurantes com bons preços são uma atração a parte.

A decisão de ir para Buenos Aires veio da dica dos amigos Carlos e Patricia Cintra, que já haviam corrido ano passado, e recomendaram muitíssimo a prova. Após fazer a inscrição pela internet, comprar as passagens e reservar o hotel (pode ser via agencia de viagem – a Kamel tem pacote que inclui os transfers que vale a pena) só faltava treinar para fazer uma boa prova. A retirada dos kits acontece no dia antes da prova, em uma feira no Centro de Exposição Municipal, alguns estandes te dão a oportunidade de comprar o ultimo gel e aproveitar alguma promoção, além de encontrar os amigos que também vão correr.

A largada foi as 7:30, a temperatura nesta época do ano é bem amena, iniciamos a corrida com aproximadamente 6ºc e terminamos com 15ºc (ir agasalhado e usar o guarda volumes para deixar os pertences é uma boa dica). A prova este ano teve mais de 9000 inscritos, dos quais mais de 2000 brasileiros. A largada é bem concorrida, larguei no final do pelotão e quando passei pelo portal o relógio já marcava quase seis minutos, ou seja, fiquei bastante tempo correndo por fora para tentar fugir do trafego, só consegui encontrar pessoas no meu pace próximo do quilometro 16. O percurso larga e chega no mesmo ponto, fazendo uma volta pela cidade que vai apresentando alguns de seus pontos turísticos, como a famosa Casa Rosada. A altimetria tem poucas oscilações, que aliado a baixa temperatura, oferece a oportunidade para fazer um bom tempo. Interessante também, foi passar por pelo menos seis bandas que tocavam musica de diferentes estilos, do tradicional Tango, ao nosso familiar samba. A prova ofereceu água e gatorade a cada 5km, e frutas em dois pontos, acho que nos 12k e 18k, para que não gosta do gel é uma boa pedida.

Para resumir....Em Buenos Aires pude fazer uma excelente viagem, consegui o meu melhor tempo em uma meia maratona e confraternizei com pessoas maravilhosas. Sem duvida participar da Assessoria do Walter Tuche, tem me orientado e preparado para participar de uma prova tão bacana como essa com muita tranqüilidade, e melhor, além de contribuir em todos os sentidos com minha qualidade de vida, me dá a oportunidade de fazer excelentes novos amigos!

Abs e bons treinos....

tempos na prova
alexandre torrentes: 1:35:28
otavio calvet 1:35:48
nuno nunes 1:36
carlos cintra 1:46
nuno miguel 1:46
pat cintra 2:17
rafael e lucia glioche: 2:30:41

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DESAFIO DA MANTIQUEIRA

Há muito tempo ouvia falar que a prova Desafio da Mantiqueira em Campos do Jordão era boa e este ano resolvi conferir. A cidade é simpática e os restaurantes são ótimos. A prova tem duas opções uma com 70km e outra com 45km. Resolvi fazer a de 45 pois a previsão da de 70 era de mais de 4h. Como já sabia que a maior parte da prova era de trilhas, larguei com a calibragem baixa (22 na dianteira e 24 na traseira com pneus tubless). Saí bastante forte para evitar engarrafamentos nas trilhas e a altitude foi um problema menor do que eu esperava, já que a largada é a 1600m e sobe até quase 2000m, na primeira hora de prova andei 15km, a maior parte de trilhas sempre subindo, muitas delas feitas na coroinha, mas sempre pedalável. A partir daí, o que já estava bom ficou muito melhor. O percurso emenda uma trilha na outra mas fica muito mais rápido e gostoso de pedalar, com descidas são em trilhas longas e limpas (sem pedras nem raízes ). O visual é deslumbrante e a temperatura estava perfeita, em torno de 20 graus.

O único ponto contra a organização foi que por algum motivo que eu não consegui descobrir, andei 2km a mais que os outros. Estava confortavelmente em primeiro e no final da prova comecei a passar novamente os ciclistas da minha categoria que já tinha ultrapassado no começo da prova. Acabei em terceiro quando deveria ter ganho,mas apesar deste erro valeu a pena ter ido pois as trilhas são maravilhosas.


pico do Baú la em Campos do Jordão

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Primeiro Pódium agente nunca esquece, mesmo que em terceiro lugar!!!

Nesse final de semana, sábado dia 17/09, participei da minha terceira etapa do X Terra, dessa vez em Juiz de Fora. Fomos da equipe Walter Tuche, eu, Luiz Henrique Forjaz, Alynne Paranhos, Filipe Meireles e claro nosso coach Dudu Gomez.

Local a beira da Represa Dr. João Penido no Centro de Treinamento do Exército, um pouco de frio (17 graus) de manhã antes da largada da natação e muito vento....roupa de borracha colocada e fomos nós....1000 metros de natação onde a primeira e terceira perna eram contra o vento e a segunda a favor onde a galera largou o braço.

Depois 25 km de bike em uma trilha show com algumas subidas e muito single track de nível fácil para intermediário com vários trechos bem rápidos...perdi uns 10 / 12 minutos em minha corrida pois parei para ajudar um atleta local que havia caido em uma ribanceira com cerca de 6 mts de altura, por sorte nada quebrado e somente arranhões....

Toquei o pedal para a transição da corrida que estava programada para 7km e foram 5.6 somente, o qu quebrou um pouco minha estratégia e de muitos outros atletas que ia dar um gás maior no km final. Mas tudo bem, no final de tudo, com salvamento e corrida menor que o esperado terminei a prova com 2h34m31s conseguindo chegar ao pódium pela primeira vez em terceiro lugar na categoria 35/39 anos.

Tenho que agradecer muito minha mulher que aguenta meus treinos matinais e nos fds, minha família, Walter Tuche que está sempre tentando aprimorar minha técnica em conjunto com sua equipe altamente qualificada, Dudu Gomez (cara to aprendendo cada dia mais sobre MTB com você), meu amigo e nutricionista Brasilia e todos que sempre me apoiam em todos os momentos....

VALEU GALERA e que venha o circuito 2012 do X Terra!!!!
Pedro Scpritilli

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Neste domingo tivemos um treino de corrida na mesa do imperador. O início foi as 8 da manha e nossos alunos compareceram em peso.

Com trajetos variados, que iam da ida ao alto da boa vista e volta, ate o alto e dando a volta na floresta da tijuca e ainda com um percurso mais longo que foi ao topo do Vale Encantado, todos cumpriram suas metas de kilometragem.

Mais um domingo de sol que iniciou com um bom treino e terminou, como de praxe com a confraternização de todos e a sençação de dever cumprido.

Até o próximo treino no Aquário.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FIM DE SEMANA

SABADO CICLISMO


NA ESTRADA
iron = 120km ( karina , 140)
1/2 = 90 km
CICLISMO = 100KM
saida as 7:30 do forza na rio magé

NA BARRA
iron = 80 + 10km de corrida
1/2 iron = 60 + 10km de corrida 
CICLISMO = 60 + CANOAS + MESA
saída as 7:15 da loja

DOMINGO

TREINO DE CORRIDA

8HS NA MESA DO IMPERADOR

quarta-feira, 14 de setembro de 2011



A idéia de fazer um Traninig Camp era antiga. Após o Iron 2011, ela foi fortalecida numa conversa com a Karina Brito e um Triatelta americano que esteve conosco , chamando Lee Cerasani.

Como já havíamos trabalhado em Spas do Dr Joao Curvo no Hotel Le Canton, acreditava que aquele local seria bem apropriado, pois já havia estado lá várias vezes e pedalado e corrido bastante naquela área.

Conversamdo com minha Irma e o Joao Curvo, tivemos acesso ao Hotel e fechamos uma data. Aconteceu meio de repente e sabíamos que vários alunos não poderiam ir, uma pena, mas de qualquer forma deveríamos fazer o mesmo acontecer.

Escolhemos os Professores que iriam em função da multi disciplinalidade deles e tinhamos certeza que os mesmos, independente dos que fossem , fariam um bom trabalho.

Contamos com ajuda operacional da ótima Mariana Louzada (esposa do Fabrizio). encarregada dos bastidores junto ao hotel.

Nosso aluno e amigo , Pedro Scripilliti, tambem nos ajudou muito, junto a Effect Sports e Mormaii.

Toda a elaboração do horário de atividades levava em conta o treinamento, a ludicidade e a família, que teria uma assistência nossa a todo momento, pois um dos objetivos era envolve-los em nossas atividades.

Folder preparado, pelo Igor Quintella, email enviado e .......... 98 pessoas participando, sendo 7 profs e 1 fisioterapeuta (minha esposa Marcia Martinez). 3 motos na estrada e um carro de apoio.

Wollner, Mormaii, Mynd. Effect Sports e Gatorade foram parceiros e um kit com:  1 bolsa pa tenis/roupa de borracha (WOLLNER) , 1 caramanhola (GATORADE), 1 touca de natacao (EFFECT SPORTS) e 1 camisa de malha alusiva ao evento foram distribuídas.

Mormaii, com uma roupa de borracha e 2 kits de natacao a serem distribuídos , Mynd, cedendo kits de ciclismo e nosso atleta Zequinha , forneceu brindes da Paul Frank para sorteio.

Nossa programacao foi cumprida a risca com 2 treinos de ciclismo, 2 treinos de MTB. 2 treinos de corrida , 1 treino de natação , 2 aulas de ginástica funcional e um encontro com atletas e professores num bate papo informal para perguntas e respostas a respeito de treinos. Neste encontro contamos com a participação especial do Dr. Rafael Castro "Brasilia" , que elucidou vários aspectos relativos a alimentação.

No final, cremos ter tido um ótimo fim de semana e já estamos programando o próximo com mais novidades.
Alem da fotos no nosso FACEBOOK, vc poderá ver na página de fotos, mais umas fotos do evento.

o carro caregado antes da partida para o TRAINING CAMP

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CICLISMO FIM DE SEMANA

IRON e 1/2 IRON: 80 km na rio magé saindo as 7:15 do forza. Se nao estiver calor + 6km corrida. Quem for pedalar na barra , 7:15 saindo da loja ( 70km ) + corrida ate p joa e hotel nacional.

Ciclismo: 100km na rio magé saindo as 7:15 do forza. Quem for treinar na barra, 60km + cristo, via alto da boa vista

DOMINGO = FOLGA PARA TODOS

SOLICITO A TODOS QUE NA ESTRADA TENHAM A MÁXIMA ATENÇÃO E NAO RODEM EM GRUPOS COM MAIS DE 6 CICLISTAS!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011


Nossos horários e treinos de quarta feira:

O treino de transição iniciara as 7hs com o seguinte trajeto: pedal em direcao ao alto retornando na placa da cedae (6km) e corrida em direcao a vista chinesa (2km). É aconselhável o uso de bicicletas de estrada

O treino de ciclismo iniciará as 8 da manha, também na mesa do imperador com o seguinte trajeto: mesa - alto - cx d´agua - heliponto - cx d água - floresta da tijuca - vale encantado - alto - estrada para a mesa, na bifurcação vai ate a casa do prefeito e faz um contra relogio do primeiro poste após o portão de ferro até a mesa.

O treino de corrida iniciará as 8 da manha com percurso variado.




segunda-feira, 5 de setembro de 2011


BIG BIKER
Etapa final, São Luis do Paraitinga.
Quando desistir é vencer.

Gostaria de estar postando aqui, um relato de como o fim de semana foi bom, etapa final, vários atletas conseguiram um excelente resultado, em uma prova difícil, céu azul e uma paisagem maravilhosa, emfim...

Eu abandonei a prova. Optei por manter a minha integridade física em troca de uma simples comprovação de que como as vezes eu ainda confundo "coragem" com "ignorância".
Por incrível que pareça, lidar com a angustia de optar por desistir traz mais sofrimento do que sentir dor, calor cansaço e etc...


Percebi também uma terrível luta interna para negar sentimentos e cobranças que nem sequer sei se são reais.
Do mesmo jeito que as vezes, quando estou em uma competição tentando negociar com meu subconsciente (não esta doendo, você pode mais, não estou cansado...)eu tento negar algumas coisas, me peguei lutando com sentimentos como "vergonha","medo", "frustração".
Caminhando com a bicicleta, me peguei pensando, o que os outros vão pensar, que droga, nunca mais entro em uma corrida, e por fim resolvi parar de lutar comigo mesmo e pensei alto: Desisti. Eu desisti. Senti um calafrio no peito, e percebi como é difícil lidar com o que eu acho que os outros vão pensar de mim. Foi um alívio perceber, que eu sou livre para desistir do que eu quiser. Essa foi a minha grande vitória:

EU DESISTI.

nosso aquario de 4 de setembro

OBRIGADO A TODOS PELA PRESENÇA


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TREINOS DE SABADO - CICLISMO

IRONMAN e 1/2 IRON - 80 KM NA RIO MAGE ou BARRA + 5KM DE CORRIDA
saida as 700 na loja ou as 7:15 no posto forza

CICLISMO - 100 KM NA RIO MAGE ou BARRA (mesmo horarios de saída). Quem desejar fazer montanha, 40km de plano + 2hs de montanha livre ( via canoas).

NA ESTRADA RODAR EM GRUPOS DE ATE 6 CICLISTAS SOMENTE

DOMINGO  - VER PROGRAMACAO AMANHA