Por que optar pelo bastão de caminhadas?
Muita gente tem se perguntado qual a vantagem em utilizar o bastão de caminhadas. Muitos tem dúvidas se vale a pena ou não investir em um bastão para fazer uma caminhada longa ou mesmo um passeio mais curto em terreno plano ou acidentado.
Na verdade o bastão de caminhadas tem se tornado um equipamento obrigatório para muitos esportistas que praticam longas caminhadas, o trekking ou o hiking. E para quem ainda leva a mochila nas costas o bastão de caminhadas é um excelente equipamento.
Os bastões de caminhadas oferecem muitas vantagens ao caminhante:
- Proporcionam melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada.
- Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o stress nos joelhos e juntas.
- Nas subidas o bastão transfere parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas.
- Ajudam o caminhante a estabelecer um bom ritmo de caminhada.
- Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou lisos demais. Em caso de torções no pé o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
- Podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno antes de prosseguir e também para verificar a presença de cobras ou outros animais, dependendo do local onde esteja caminhando.
- O uso do bastão de caminhadas, ao contrário do que parece, não diminui o gasto de energia pelo caminhante. Muitos especialistas garantem que de fato aumenta em até 20% este gasto, pois o caminhante é obrigado a movimentar todo o corpo, como braços e ombros.
- São também muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, em particular nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados. De acordo com estudos feitos sobre o assunto esta compressão pode ser reduzida em até 25%
Como utilizar o bastão de caminhadas
Os bastões de caminhadas podem ser ajustados em sua altura, aproximadamente entre 66 e 135 cm de altura. Normalmente os bastões trazem marcações na haste para facilitar o ajuste das mesmas: Para fazer o ajuste deve-se torcer a junta da haste e soltar a mesma, colocando então a altura desejada. Ao voltar a torcer no sentido inverso as emendas são fixadas e deixam o bastão bem firme.
Subindo um terreno: Diminua o comprimento das hastes em alguns centímetros para aumentar a capacidade de alavancagem do bastão.
Descendo um terreno: Aumente o comprimento das hastes em alguns centímetros para ter melhor controle e equilíbrio.
No terreno plano: Para o ajuste normal do comprimento do bastão o seu braço deve ficar na horizontal quando o bastão estiver em sua mão e apoiado no chão.
Em terrenos inclinados: O bastão mais abaixo deve ser mais longo e o bastão que fica acima deve ser mais curto (Ou a pegada deve ser mais para baixo da grip).
Nenhum comentário:
Postar um comentário