quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

X TERRA JUIZ DE FORA - POR HENQUIQUE WERNECK

O 1o LUGAR , A GENTE NUNCA ESQUECE



Havia algum tempo que tinha vontade de fazer o triathlon do X-TERRA. Mas sem mountainbike, ficava um pouco difícil. Não faltaram amigos querendo emprestar suas bikes em outras oportunidades, mas a meu ver, o esporte é outro. Por mais que você esteja bem preparado fisicamente, o terreno muda, a bike é diferente e a adaptação requer algum tempo. Ou seja, não da pra pegar a bike só pra fazer a prova. Tem que passar um tempo treinando com ela e se adaptando. No meu caso, esse tempo de adaptação foi de exatamente 15 dias. Tempo entre a aquisição da minha Bike e a Etapa do XTERRA-JF. Nesses 15 dias, consegui fazer três dias de trilhas (Um em Vargem Grande, outro em Itaipava e um em JF na véspera da prova). O restante, rodei no asfalto mesmo aqui pelo Rio a fim de adaptar posição, uso de freio a disco e suspensão.

Fazer o reconhecimento do percurso é uma grande vantagem. Pode-se analisar os melhores atalhos, o terreno, conhecer as subidas, descidas e ficar ligado em pontos estratégicos para o dia da prova. Evitar surpresas é a grande vantagem. Eu e Bernardo K., meu camarada para essa prova, conseguimos previamente fazer os 26km do mtb. Nesse dia, o terreno já estava bastante castigado pela chuva. A bike escorregava bastante ate mesmo no plano. Estava com pneu calibrado em 45psi; muito cheio para aquelas condições. (Na prova baixei pra 35psi). Reconhecimento feito, fui checar a água da represa e tinha tomado a decisão de só usar a roupa de borracha se estivesse muito fria. Pra minha sorte e dos demais atletas, não estava. Lavamos as bikes, preparamos as coisas para o dia seguinte...

Dia da Prova!!! A chuva não parou de cair a noite toda. O que já estava ruim, ficou pior! XTERRA é isso aí, não tem desculpa... Tava ali pro que desse e viesse. Preparando as coisas na T1, encontrei o restante do pessoal do WT e a Vibe era grande!!! Genésio “Pururuca” também estava por la e ia nadar/correr fazendo revezamento com Bernardo, que por sua vez pedalaria os 26km.

Tinha em minha mente nadar os 1000mts pra 20min sem wetsuit. A largada foi a mais tranqüila que já fiz em triathlon. Largar com +-80 atletas é beeeemmmmm mais tranqüilo que com 2000 (Ironman). Pra variar um pouco, demorei a encaixar o ritmo na natação. Eram 4 voltas de 250mts com duas corridinhas na terra. A primeira corridinha fiz junto com Dudu!! Acabei fechando a natação em 18’24.

No treino da bike, de reconhecimento no dia anterior, tudo que eu não queria era cair e me machucar antes da prova. Foi um treino lento, repetia as vezes algumas partes, parava, tirava foto, comia...Não estávamos ligados no cronometro, não queríamos nos desgastar... Mas eu tinha em mente que o dia seguinte o bicho ia pegar e tombos iriam rolar em seqüência. Treino é treino, prova é prova!!!

Pra minha surpresa, não cai nenhuma vez. Não deixei de arriscar, mas também não desci as pirambeiras que nem um louco. Tudo a seu tempo! Ainda não tenho a confiança necessária pra avaliar o limite “seguro” do limite “insano”. Meus problemas na bike foram outros. Com um terço de prova procurei minha caramanhola no quadro e havia sumido. Nem percebi quando ela caiu. A prova oferecia hidratação somente em um ponto que ficava no 13km! Não estava quente, na verdade nem estava com sede na primeira vez que procurei por ela. Mas, me obrigo a beber gole a gole durante a prova. Esse foi o problema menor. Antes da metade da prova, em uma subida, ao passar (talvez com um certo excesso de força)para uma marcha mais pesada (ficando em pé na bike), meu cambio dianteiro torceu pra dentro e ficou travado na coroa do meio ate o fim da prova. Isso fez com que eu perdesse velocidade nas partes mais planas e descidas, exigindo também, mais força das minhas pernas nas subidas mais íngremes. A bike ficou fazendo um barulho enorme e não tava achando nada bom aquilo. O passador tava raspando no pneu e achei que como ainda faltava muito pra chegada, aquela marcha não poderia ser usada, por poder furar o pneu traseiro. Menos mal que ela não travou no pratinho!!! Bom, fiz o que dava na bike e cheguei na T2 com 1h34m.

Saí pra correr bem. Bem sujo!!!!! Realmente as condições na bike estavam das piores. Lama que não acabava. Mas ao mesmo tempo estava curtindo muito tudo aquilo, ate mesmo com os contratempos na bike. Eram 6km de corrida. Saí muito forte pra correr porque notei que o início era plano. (Não conhecia o percurso da corrida) Não demorou muito e caímos pra correr na margem da Represa. Margem mesmo, havia pouco espaço pra por o pé entre a água e o mato que subia morro acima. Achei que iria ter que nadar (de novo) em algum momento!!! Depois mais um trecho de terra/asfalto e ai sim veio uma subida que pra ficar em pé parado já era muiiiito difícil. Subida bem inclinada, de terra, que eu fiz um desmatamento violento pra subir aquilo. Não teve outro jeito. O pior que os galhos que puxava saiam todos, foi punk! Literalmente aos “trancos e barrancos” venci aquela parte e a corrida agora era em um pasto aberto. Precavi-me tanto em quedas na bike, que na corrida tomei uma vaca de peito ao enroscar o pé em uma raiz escondida. Nada demais, alguns pequenos arranhões na mão. Já havia um outro arranhão na minha perna, feito por um arame farpado solto na cerca que contornava o pasto. Fechei a corrida pra 29’08, finalizando meu primeiro Xterra em 2h23, alcançando o primeiro lugar no Pódio, categoria 35-39.

Adorei a prova, o lugar, o percurso e tudo que envolveu a viagem. Os amigos sempre presente, a galera WT unida, amigos novos sendo feito!! Vibe 100% e todos comemorando na churrascaria depois!!! Priceless!!

Independente da colocação, sempre digo que o que vale são os treinos, as amizades feitas, a diversão. Estar em contato com a natureza, fazendo esporte rodeado de amigos não tem preço. Valeu WT, pessoal da Sport for Life e Xterra Gear por ajudar a proporcionar mais esse fim de semana maravilhoso!!!!!!!!!! Obrigado também ao Lucas Dantas por ter dado vários conselhos para essa prova, alem de ter nos dado suporte durante a corrida!

Bom descanso (é ruim hein!!), Feliz Natal e um ótimo 2012 pra todos ( O meu já começou!!)

Nenhum comentário: