quarta-feira, 10 de julho de 2013

O que é um Le Etape du Tour

Quando vim para essa prova em 2009, a primeira impressão que tinha é que viria a França para fazer uma das provas que os profissionais fazem no Tour de France. Teria nela a mesma sensação de estar numa grande prova, mas desta vez na meca do ciclismo mundial.



De fato, isto é a primeira sensação que temos. Mas, após participar delas algumas vezes e sempre em companhia de um grupo de alunos / amigos e familiares, percebo que estar neste período na França para fazer esta prova engloba muito mais coisas, muitas vezes difíceis de serem explicadas e percebidas.

É uma mistura de sonhar, realizar, perceber , sentir , torcer e antes de tudo VIVER.


Ao comprar a primeira bicicleta nem  todos temos ideia que isso poderá ser parte de sua vida um dia . Não serão suas férias na França!!!!, mas SERÃO, SUAS FÉRIAS NA FRANÇA. Esquecemos problemas, dores de cabeça, trabalho, ansiedades, animosidades  e para quem vem de mente aberta SERÁ uma semana ou dias de pedais em lugares maravilhosos , paisagens de porta retratos e de propagandas e com o único detalhe, voce estara fazendo parte desta magia.

Ir a França pedalar é um programa muito legal assim como em outras partes do mundo ou mesmo em nossa cidade natal, mas pedalar na França durante um Tour de France e no Le Etape du Tour, é diferente.







Estar numa prova dessa , no dia , é viver a torcida ao lado da pista gritando a todo momento, ALLEZ , ALLEZ, COURAGE, COURAGE,  é bater na mão de crianças com suas pequenas mãos estendidas , é beber água na calçada servida por uma pessoas que você nunca viu e provavelmente nunca vera mais em sua vida, é ver cartazes de incentivo de alguém que não te conhece , é tomar uma ducha de agua nas costas de uma pessoa que corre ao seu lado e despeja um copo de água gelado, é sentir o ambiente solidário das pessoas , é ouvir os sinos das vacas badalando ao fundo e eventualmente, como neste ano , ouvir uma senhora tocando acordeão da calçada para os atletas.

É visitar lojas, ver as ultima coisas em tecnologia, é resumir as diversas línguas do mundo no biciclêtes e ver essa montanha e não torre de babel com um idioma e paixao em comum, a bicicleta.


E ainda poder associar isso tudo a locais de passeios muito legais e ainda ver a história estudada quando criança ali, ao vivo e a cores.

Junta - se a isto tudo , um grupo de amigo e familiares ......... 


Nenhum comentário: