quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Educativos de Natação

Por Prof Rafael Queiroz

Muitas pessoas ao ouvir falar sobre exercícios educativos têm até calafrios, vem à mente aquelas séries intermináveis, com exercícios chatos.

Mas os mesmos desempenham um papel muito importante na natação, onde os mesmos são utilizados para aprimorar o nado, visando à correção de um ou mais detalhes técnicos.

As séries contendo exercícios educativos devem ser trabalhadas com muita atenção, para que a correção, aperfeiçoamento e desenvolvimento técnico contribuam efetivamente para o aumento da eficiência no movimento.

Os diversos tipos de exercícios podem ser utilizados como elementos isolados para as correções ou como componente de uma sessão de treinamento sob forma de carga continua ou intervalada, visando à melhora das condições aeróbica e anaeróbica dos praticantes. Desde que haja com isto uma possibilidade de mudança para melhor na aplicação biomecânica dos nados.

Temos alguns instrumentos que colaboram com a melhora da técnica do nado nos educativos, um deles e a utilização de pés de pato que auxilia muito no desenvolvimento da pernada no nado, já que devido ao seu tamanho ele aumenta a resistência da água, com isso ele vai exigir mais da musculatura trabalhada, músculos mais fortes puxam mais água, fazendo com que a pessoa nade mais depressa, ganhando velocidade na pernada. Ele ainda auxilia a pessoa a conseguir a nadar numa posição postural correta.

Outro objeto que auxilia muito na melhora do gesto motor na braçada e o palmar, que pode conter diferentes modelos e basicamente 3 tamanhos de palmares. Quando o propósito é o desenvolvimento da potência de braçadas, os componentes força e velocidade estão relacionadas, portanto convém que se utilize palmar pequeno pois não fica comprometida a velocidade do ciclo de braçadas. Ao optar pela utilização do palmar grande, o objetivo passa a ser o desenvolvimento da força, obviamente em razão da maior área de contato do palmar com a água a velocidade do ciclo de braçadas será reduzida. Quando se definir pelo uso do palmar médio a intenção é entrar em uma zona de trabalho intermediária, onde tanto força quanto velocidade fiquem mais equilibradas. Do ponto de vista técnico é significante utilizar palmar para correção ou fortalecimento das diferentes fases da braçada: agarre, tração, finalização e recuperação, sempre observando os padrões eficientes e corretos dos movimentos, no entanto pode-se utilizar o palmar com intuito de favorecer o deslocamento e o correto posicionamento do corpo nona água para assegurar uma excelente posição da cabeça, bem como corrigir ou aperfeiçoar o batimento de pernas.

Podemos ainda realizar educativos de natação fora da água com auxílio de elásticos, que visam aprimorar a técnica da braçada e de postura corporal com diversos exercícios. Estes tipos de educativos também são utilizados na prevenção de lesões das articulações, principalmente dos ombros, onde temos alguns exercícios que servem como fortalecimento da estrutura. Podemos afirmar que os educativos realizados fora da água têm uma função muito importante no treinamento de uma pessoa.

 

Algumas dicas para aproveitar melhor os benefícios dos exercícios educativos:

- Identificar e corrigir as deficiências do atleta por meio de educativos específicos;

- Realizar educativos no início do treino (descansado) para melhorar a técnica;

- Variar os educativos para as diferentes fases dos nados;

- Educativos incorretos não conduzem para melhora da eficiência, ao contrário, podem prejudicar o nadador.


 
 

 

Nenhum comentário: