Sempre que estamos nos treinos de nossos atletas e treinando com voces, a questao da segurança no ciclismo é ressaltada.
Por ser um esporte praticado geralmente no meio de carros e onde num país que pouco prevalece o uso da bicicleta até mesmo como meio de transporte, os ciclistas, ficam expostos a boa vontade dos motoristas em os "aliviar " em determinadas condições.
Mas, no dia a dia dos treinos podemos ver que não apenas os motoristas são os culpados por acidentes junto à ciclistas. É comum ao ser humano atribuir aos outros sempre a responsabilidade sobre determinadas ações de insucessos , e isso não é diferente junto a classe dos ciclistas.
Assim, devemos ter sempre uma série de ações preventivas para evitarmos os tais acidentes. Prevenir não é a garantia da segurança, mas minimiza o risco do acidente.
Enumeramos uma série de pequenos detalhes do nosso dia a dia que passa despercebido por todos
LUZ NA BICICLETA VISÍVEL E QUE ILUMINE caso pedale a noite ou de madrugada - olhe se a bateria esta boa;
NAO FREIAR NO MEIO DE UM PELOTÃO, ou faze-lo somente em situação extrema. Manter uma distancia de prudencia para em qualquer intercorrência ter tempo habil de reduzir e desviar.
NAO FREIAR NO MEIO DE UM PELOTÃO, ou faze-lo somente em situação extrema. Manter uma distancia de prudencia para em qualquer intercorrência ter tempo habil de reduzir e desviar.
USO DE ÓCULOS transparente ou que aumente a luminosidade, caso pedale a noite ou de madrugada. Se pedalar com sol forte, uma lente que diminua a luminosidade. Lembre-se que o óculos o protege de insetos, lascas de asfalto, pedras.....;
PEDALAR NA FAIXA DE ROLAGEM evitando rodar lado a lado e batendo papo;
AVISAR sem ASSUSTAR na hora de ultrapassagens;
SINALIZAR toda e qualquer mudança de faixa;
NÃO USAR FONES de OUVIDO, alguns alegam que estão desligados. Piora a audição !!! e se não tiver ligado, pra que usar? ;
CAPACETE AJUSTADO e DEVIDAMENTE afivelado. As alças dos mesmos devem estar justas o suficiente para voce conseguir bocejar. Caso as alças estejam frouxas ele não adianta pra nada. As alças laterais, NÃO DEVEM estar sobre as orelhas;
ATENÇÃO PARA O ESTADO dos TACOS, pontas gastas, FINAS ou quebradas o levam a cair ou a derrubar outra pessoa;
VERIFICAR a duração da corrente, nas lojas especializadas , há uma ferramenta que mede a folga da corrente;
SAPATAS de freios gastas, trocar logo;
PNEUS GASTOS , onde já aparece a lona, trocar urgentemente;
GUIDOM DE ALUMINIO? retire a fita de guidom e verifique se o mesmo não esta corroído, acredite SUOR, fura guidom;
EVITAR FALAR ALTO no pelotão, só atrapalha e desconcentra a todos;
ANDAR EM LINHA RETA e evitar mudar de faixa a toda hora;
SINALIZAR buracos, SEMPRE;
MANTER A BICICLETA em bom estado geral;
CALIBRAR OS PNEUS sempre na véspera de cada treino;
NÃO ACHAR QUE NADA ACONTECE À VOCE, acontece;
NÃO QUERER RODAR NA FRENTE de um grupo sem conhecer as pessoas, ainda mais se for um novato;
TER CONSCIÊNCIA, do que és capaz de fazer sem afetar a SEGURANÇA sua e dos outros;
NÃO USAR CAMISAS de corrida ou malha, podem prender num guidom além de prejudicar a visão de quem esta atras ( parece um paraquedas);
TER e SABER usar seu material de reparo de pneus;
USAR algum identificador de telefone emergencia, plano de saúde e tipo sanguíneo;
ALERTAR para buracos ou algo a frente que inferira na conduta do grupo;
USAR LUVAS SEMPRE;
NÃO VA TREINAR SE NAO ESTIVER COM BOAS HORAS DE SONO. é comum em treinos extremos perder a atenção em função de cansaço;
NÃO DEIXE DE SE ALIMENTAR E SE HIDRATAR ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS TREINOS. baixa de glicose causa sonolência;
AO ULTRAPASSAR, se preocupar em nao dar uma FECHADA no ultrapassado, principalmente os pelotoes maiores.
Evitar ficar a menos de uma roda de distância do ciclista, tenho visto gente quase raspando pneu;
No pelotão alinhar sempre a um palmo para fora da linha do ciclista da frente, de forma que forme uma maior visão a frente;
Aprender a frear, treinar !!!! treinar como não travar a roda traseira e se travar ainda manter o controle; Frear em linha reta!
Olhar para o lado ao trocar posições saindo da frente do pelotão (tenho visto muito novatos simplesmente saindo !)
Olhar para o lado ao entrar no final do pelotão, e não entrar em buracos, apenas se o for instruído disso;
O último no revezamento avisar que é o último e CONTAR o número de pessoas que estão no grupo.
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