Sempre que estamos nos
treinos de nossos atletas e treinando com voces, a questao da segurança no
ciclismo é ressaltada.
Por ser um esporte
praticado geralmente no meio de carros e onde num país que pouco prevalece o
uso da bicicleta até mesmo como meio de transporte, os ciclistas, ficam
expostos a boa vontade dos motoristas em os "aliviar " em
determinadas condições.
Mas, no dia a dia dos
treinos podemos ver que não apenas os motoristas são os culpados por acidentes
junto à ciclistas. É comum ao ser humano atribuir aos outros sempre a
responsabilidade sobre determinadas ações de insucessos , e isso não é
diferente junto a classe dos ciclistas.
Assim, devemos ter
sempre uma série de ações preventivas para evitarmos os tais acidentes.
Prevenir não é a garantia da segurança, mas minimiza o risco do acidente.
Enumeramos uma série de
pequenos detalhes do nosso dia a dia que passa despercebido por todos
Luz na bicicleta visível e que ilumine , caso pedale a noite ou de madrugada
- olhe se a bateria esta boa;
Nao freiar no meio de um pelotão, , ou faze-lo somente em situação extrema. Manter uma distancia de prudencia para em qualquer intercorrência ter tempo habil de reduzir e desviar.
Nao freiar no meio de um pelotão, , ou faze-lo somente em situação extrema. Manter uma distancia de prudencia para em qualquer intercorrência ter tempo habil de reduzir e desviar.
Uso de óculos transparente
ou que aumente a luminosidade, caso pedale a noite ou de madrugada. Se pedalar
com sol forte, uma lente que diminua a luminosidade. Lembre-se que o óculos o
protege de insetos, lascas de asfalto, pedras.....;
Pedalar Na Faixa De rolagem evitando rodar lado a lado e batendo papo;
Avisar sem
ASSUSTAR na hora de ultrapassagens;
Sinalizar toda e qualquer
mudança de faixa;
Não Usar Fones De Ouvido, alguns alegam que estão desligados. Piora a audição !!! e se não
tiver ligado, pra que usar? ;
Capacete Ajustado E Devidamente afivelado. As alças dos mesmos devem estar justas o
suficiente para voce conseguir bocejar. Caso as alças estejam frouxas ele não
adianta pra nada. As alças laterais, NÃO DEVEM estar sobre as orelhas;
Atenção Para O Estado Dos Tacos, pontas gastas, FINAS ou quebradas o levam a cair ou a derrubar
outra pessoa;
Verificar a duração da
corrente, nas lojas especializadas , há uma ferramenta que mede a folga da
corrente;
Sapatas de freios gastas, trocar logo;
Pneus Gastos ,
onde já aparece a lona, trocar urgentemente;
Guidom De Aluminio? retire a fita de
guidom e verifique se o mesmo não esta corroído, acredite SUOR, fura guidom;
Evitar Falar Alto no pelotão, só atrapalha e desconcentra a todos;
Andar Em Linha Reta e evitar mudar de faixa a toda hora;
Sinalizar buracos, SEMPRE;
Manter A Bicicleta em bom estado geral;
Calibrar Os Pneus sempre na véspera de cada treino;
Não Achar Que Nada Acontece À Voce, acontece;
Não Querer Rodar Na Frente de um grupo sem conhecer as pessoas, ainda mais se for um
novato;
Ter Consciência, do que és capaz de fazer sem afetar a SEGURANÇA sua e dos
outros;
Não Usar Camisas de
corrida ou malha, podem prender num guidom além de prejudicar a visão de quem
esta atras ( parece um paraquedas);
Ter E Saber usar seu material de reparo de pneus;
Usar algum identificador de telefone emergencia, plano de saúde e tipo sanguíneo;
Alertar para buracos ou
algo a frente que inferira na conduta do grupo;
Usar LUVAS SEMPRE;
Não Va Treinar Se Nao Estiver Com Boas Horas De Sono. é comum em treinos extremos perder a atenção em função de cansaço;
Não Deixe De Se Alimentar E SE HIDRATAR ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS TREINOS. baixa de glicose causa sonolência;
Ao Ultrapassar, se preocupar em nao dar uma FECHADA no ultrapassado, principalmente os pelotões maiores.
Evitar ficar a menos de uma roda de distância do ciclista, tenho visto
gente quase raspando pneu;
No pelotão alinhar sempre a um palmo para fora da
linha do ciclista da frente, de forma que forme uma maior visão a frente;
Aprender a frear, treinar !!!! treinar como não travar a
roda traseira e se travar ainda manter o controle; Frear em linha reta!
Olhar para o lado ao trocar posições saindo da frente do pelotão
(tenho visto muito novatos simplesmente saindo !)
Olhar para o lado ao entrar no final do pelotão, e não
entrar em buracos, apenas se o for instruído disso;
O último no revezamento avisar que é o último e CONTAR o número de pessoas que estão no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário