quinta-feira, 2 de maio de 2013


Sempre que estamos nos treinos de nossos atletas e treinando com voces, a questao da segurança no ciclismo é ressaltada.

 

Por ser um esporte praticado geralmente no meio de carros e onde num país que pouco prevalece o uso da bicicleta até mesmo como meio de transporte, os ciclistas, ficam expostos a boa vontade dos motoristas em os "aliviar " em determinadas condições.

 

Mas, no dia a dia dos treinos podemos ver que não apenas os motoristas são os culpados por acidentes junto à ciclistas. É comum ao ser humano atribuir aos outros sempre a responsabilidade sobre determinadas ações de insucessos , e isso não é diferente junto a classe dos ciclistas.

 

Assim, devemos ter sempre uma série de ações preventivas para evitarmos os tais acidentes. Prevenir não é a garantia da segurança, mas minimiza o risco do acidente.

 

Enumeramos uma série de pequenos detalhes do nosso dia a dia que passa despercebido por todos

 

Luz na bicicleta visível e que ilumine , caso pedale a  noite ou de madrugada -  olhe se a bateria esta boa;

Nao freiar no meio de um pelotão, , ou faze-lo somente em situação extrema. Manter uma distancia de prudencia para em qualquer intercorrência ter tempo habil de reduzir e desviar.

 

Uso de óculos transparente ou que aumente a luminosidade, caso pedale a noite ou de madrugada. Se pedalar com sol forte, uma lente que diminua a luminosidade. Lembre-se que o óculos o protege de insetos, lascas de asfalto, pedras.....;

 

Pedalar Na Faixa De rolagem evitando rodar lado a lado e batendo papo;

 

Avisar sem ASSUSTAR na hora de ultrapassagens;

 

Sinalizar toda e qualquer mudança de faixa;

 

Não Usar Fones De Ouvido, alguns alegam que estão desligados. Piora a audição !!! e se não tiver ligado, pra que usar? ;

 

Capacete Ajustado E Devidamente afivelado. As alças dos mesmos devem estar justas o suficiente para voce conseguir bocejar. Caso as alças estejam frouxas ele não adianta pra nada. As alças laterais, NÃO DEVEM estar sobre as orelhas;

 

Atenção Para O Estado Dos Tacos, pontas gastas, FINAS ou quebradas o levam a cair ou a derrubar outra pessoa;

 

Verificar a duração da corrente, nas lojas especializadas , há uma ferramenta que mede a folga da corrente;

 

Sapatas  de freios gastas, trocar logo;

 

Pneus Gastos , onde já aparece a lona, trocar urgentemente;

 

Guidom De Aluminio?  retire a fita de guidom e verifique se o mesmo não esta corroído, acredite SUOR, fura guidom;

 

Evitar Falar Alto no pelotão, só atrapalha e desconcentra a todos;

 

Andar Em Linha Reta e evitar mudar de faixa a toda hora;

 

Sinalizar buracos, SEMPRE;

 

Manter A Bicicleta em bom estado geral;

 

Calibrar Os Pneus sempre na véspera de cada treino;

 

Não Achar Que Nada Acontece À Voce, acontece;

 

Não Querer Rodar Na Frente de um grupo sem conhecer as pessoas, ainda mais se for um novato;

 

Ter Consciência, do que és capaz de fazer sem afetar a SEGURANÇA sua e dos outros;

 

Não Usar Camisas  de corrida ou malha, podem prender num guidom além de prejudicar a visão de quem esta atras ( parece um paraquedas);


Ter E Saber usar seu material de reparo de pneus;


Usar algum identificador de telefone emergencia, plano de saúde e tipo sanguíneo;

 

 

Alertar para buracos ou algo a frente que inferira na conduta do grupo;

 

Usar LUVAS SEMPRE;


Não Va Treinar Se Nao Estiver Com Boas Horas De Sono. é comum em treinos extremos perder a atenção em função de cansaço;


Não Deixe De Se Alimentar E SE HIDRATAR ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS TREINOS. baixa de glicose causa sonolência;  


Ao Ultrapassar, se preocupar em nao dar uma FECHADA  no ultrapassado, principalmente os pelotões maiores.


Evitar ficar a menos de uma roda de distância do ciclista, tenho visto gente quase raspando pneu;

 

No pelotão alinhar sempre a um palmo para fora da linha do ciclista da frente, de forma que forme uma maior visão a frente;

 

Aprender a frear, treinar !!!! treinar como não travar a roda traseira e se travar ainda manter o controle; Frear em linha reta! 

 

Olhar para o lado ao trocar posições saindo da frente do pelotão (tenho visto muito novatos simplesmente saindo !)

 

Olhar para o lado ao entrar no final do pelotão, e não entrar em buracos, apenas se o for instruído disso;

 

O último no revezamento avisar que é o último e CONTAR  o número de pessoas que estão no grupo.

 

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