segunda-feira, 23 de abril de 2012


X-Terra Endurance 80K: Qual O Limite?

Foto postada no facebook. Medalha, camisa oficial da prova e inúmeras congratulações. Uma delas em especial, feita pelo meu amigo Fabiano Lima, chamou-me atenção: qual o limite?

Fazia todo sentido. Normalmente iniciamos no mundo esportivo da corrida em provas de 5 e 10 quilômetros. O sonho de correr uma meia-maratona nos incentiva a ficar no esporte. Há aqueles que por ali coerentemente estacionam. Há outros mais destemidos que sonham em completar a prova mais clássica: a maratona.

É neste momento que eu percebo que há uma clara divisão de águas. Muitos se dedicarão à tentativa de quebras de marcas pessoais de tempo nessas provas citadas e outros que irão se submeter a desafios em provas de longa duração.

O treinamento, por óbvio, é completamente diferente. Para o ultramaratonista, nada de treinos avassaladores. Como leigo, resumo: vai girar por aí. Esqueça o número de quilômetros. Programe-se para simplesmente correr por muito tempo.

E provas deste quilate não param de aparecer e de se consolidarem: as famosas ultramaratonas (algumas chegam ao limite de 217Km)!

Enfim, esta introdução para que você entenda o que aconteceu neste último final de semana quando um grupo de amigos partiu para mais uma ultramaratona. Filipe, Roger, Ashbel e eu queríamos completar a primeira edição da prova de 80 quilômetros que seria realizada em Ilhabela, São Paulo.

Saímos sexta-feira do Rio. A viagem durou aproximadamente 6 horas de carro. Ao chegarmos em Ilhabela, encontramos nosso professor Eduardo Gomez que estava lá para participar da edição do triathlon que ocorreria pela manhã do dia seguinte.

Como havíamos decidido fazer essa prova com apenas três semanas de antecedência (uma longa estória) só encontramos vaga no “Hotel Pelicano”, um estabelecimento abandonado a própria sorte há pelo menos vinte anos (rs). Devidamente instalados na nossa “suíte” composta de dois beliches, um ventilador de teto e inúmeros insetos, fomos assistir ao congresso técnico. Kit de prova em mão, pizzaria, encontro com nosso amigo Rodrigo Tramontina, muitas risadas. Era hora de dormir. Ou de pelo menos tentar. Eu dormi no máximo umas três horas. O colchão, o estrado, a rinite, nada ajudava.

Após assistirmos Eduardo Gomez completar seu triathlon, partimos para o almoço. Hora conferir as roupas e os equipamentos. Todos alinhados para a largada às 13h15min: Iazaldir Feitosa, André Guarishi, Rosália Camargo, Manuela Vilaseca, Chico Santos, entre tantos outros.

Eu e Filipe decidimos largar sob o ritmo de 6:30min/km. Era nesse ritmo que estávamos acostumados a iniciar nosso treinamento. Normalmente levaríamos 40 minutos para começarmos a “soltar a perna”.

Ainda nos primeiros 10 quilômetros, Filipe reclamava da má digestão do almoço. Sentia-se mal. Diminuímos muito o ritmo. Chegamos a parar. Fiquei preocupado com a possibilidade dele não conseguir completar a prova em virtude dos “cortes de tempo” previstos pela organização. Outro fator que me preocupava era a possibilidade de encararmos boa parte da prova (trilhas muito difíceis) à noite. No meu pensamento teríamos que correr bem durante o dia para podermos encararmos a corrida à noite com mais calma.

Mas a coisa não ia bem. Seguidas paradas, caminhadas muito lentas. Chegava o momento para a decisão mais difícil: seguir sozinho ou esperar Filipe melhorar? A decisão tinha que ser conjunta e consensual. Parti sozinho.

Depois de alguns trechos de “single track”, ao chegar ao asfalto acelerei o ritmo. Para minha surpresa encontrei Rosália Camargo se queixando de não estar passando bem. Havia diminuído o ritmo mas se mantinha na prova. Nos despedimos.

Alguns quilômetros depois encontro Ashbel Almeida. Estava bem. Conversamos um pouco. Causou-me uma boa surpresa vê-lo tão bem ainda naquele momento da prova. Como estava sem o Garmin calculo que naquele momento estávamos com uns 25 quilômetros de prova.

Mais a frente encontrei um grupo de ultramatonistas de Brasília e do Espírito Santo. Ultrapassei-os. Mais do que estar se sentindo bem, as horas passavam e eu sabia que teríamos uma trilha para percorrer.

Cheguei ao quilômetro 35. Eram 16h45min. A primeira parada da prova para a troca de equipamento (special needs) estava a 10 quilômetros. Imaginei que chegaria neste local antes do pôr-do-sol. Ledo engano. Sem imaginar, teria que ficar neste trecho da prova sem lanterna.

A trilha do Bonete era muito técnica e não demorou muito para a luz do sol me forçar a diminuir meu ritmo. O grupo de ultramaratonistas encostou e formamos um pelote com uns 5 corredores, sendo que apenas dois tinham lanternas. Todos, alternadamente, tombavam. Exceto Rosália que, recuperada, passou como um tufão. Todos nós na trilha já completamente escura. A preocupação comum era o fato de que tínhamos poucas horas para vencer a trilha, caso contrário seríamos cortados. Imperava a solidariedade de todos.

Três horas depois chegávamos ao posto de parada. Troquei de roupa, conferi hidratação e alimentação. Eis que chega Ashbel. Fiquei feliz por vê-lo ali. Ele estava muito bem. Estava me preparando para partir quando escuto alguém gritar: “aaaaaasssssshhhhbel!”.

Não acreditei! Demorei a realizar que só podia ser o Filipe ali gritando. Fui cumprimentá-lo. Ele me relatou que desceu muito bem a trilha acompanhado do Bruno Reis (monstrinho que uma semana antes havia feito Volta À Ilha em dupla). Partimos os quatro para mais quinze quilômetros até o próximo posto de parada (60km). Bruno e Ashbel se lançaram mais a frente enquanto eu fazia uma rápida troca de meias.

Minutos antes, havíamos perguntado para aqueles que estavam como seriam os tais quinze quilômetros pela frente. Uma senhora respondeu: “Tranquilo! Estradão de terra!”. Ahã. Deus tenha pena da alma daquela senhora...

A chuva fina que caía já havia deixado tudo muito pior do que poderíamos imaginar. Não era mais uma corrida, mas uma expedição. Eu e Filipe alcançamos e ultrapassamos Ashbel. Ele já demonstrava estar esgotado.

E todos sabem que se houver uma chance de piorar, piora mesmo! Desabou um temporal. Subidas inacreditáveis, descidas terríveis. Momento de muito perigo quando um trecho da trilha simplesmente desmonorou. Ao tentar passar, escorreguei e fui parar 5 metros ladeira abaixo. Por muita sorte não me machuquei.

Retomamos o que havia deixado de ser uma corrida. Estávamos esgotados. Conforme o cronograma da organização teríamos que percorrer esses 15 quilômetros em 4 horas. Fácil, né? Rs. Da sua cadeira aí você não pode imaginar o que é atravessar o que horas antes seria um simples córrego, mas que a chuva pesada havia transformado numa perigosa corredeira para atravessar.

Por volta de meia-noite, guiados por nossa lanterna e por uma garra inacreditável eu e Filipe alcançamos o posto dos 60Km. Nos perguntaram: vão querer seguir? Filipe ponderou: “se a organização nos permitir, sim”. Mas, ali percebemos algo estranho. Apesar de estar no tempo previsto pela organização para seguirmos em frente, teríamos que percorrer os últimos 20 quilômetros em apenas 1 hora (?).

Conversamos e decidimos terminar a prova. Não nos perguntem o por quê. Não há uma explicação racional para essa decisão. O próximo trecho (Castelhanos) não seria tão complicado. Partimos. Por nós passaram alguns carros da organização. Nos ofereceram carona se quiséssemos desistir da prova. Filipe me consultou. Limitei-me a voltar a andar em frente. Filipe estava muito bem, mas agora era a minha vez de passar mal. O estômago estava revirado. A fraqueza se aproximava. Apesar de não conseguirmos correr, andávamos sob um ritmo forte. Após 10 quilômetros fomos avisados que éramos os últimos corredores na prova. Quem havia ficado para trás já havia desistido ou tinha sido impedido de continuar (Roger e Ashbel).

Uma moto da organização nos seguia. Faltavam uns 3 quilômetros quando chegamos na cidade. O silêncio só era quebrado pelo barulho do nosso escudeiro. Um carro particular se aproximou. Eram 3h45 da manhã. O cara abriu a janela e nos gritou palavras de incentivo. Chegou a nos acompanhar no nosso trote a 7min/km. Eu, heim...

Cruzamos a rua principal. Passamos pela pequena ponte de madeira. 100 metros de areia. Dois staffs da organização sentados ali por perto. 4h da manhã. O pórtico. No relógio, 82 quilômetros percorridos. Não foi só o magnificio Iazaldir Feitosa quem venceu a prova. Eu e Filipe também vencemos.

Ah, e o limite? Eu ainda não sei. Quando eu descobrir eu prometo que conto...

Fabrízio Rubinstein – pai do Pedro – aluno da Walter Tuche Assessoria Esportiva.

Obs1: fontes não oficiais nos relataram que apenas 20% dos atletas que largaram completaram a prova.

Obs2: eu e Filipe dedicamos essa prova ao querido amigo e Professor Walter Tuche.

Um comentário:

Anônimo disse...

O site da prova diz hoje:
4 atletas completaram no tempo
Apenas 11 concluíram a prova
O que torna o que vocês fizeram muito mais importante.
Roger