sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OVER TRAINING

Mais um texto abordando o assunto , agora escrito pelo Prof Aleksandro
 
Overtraining  - Síndrome do excesso de treinamento
A atenção dada pelos serviços de saúde ao controle do sedentarismo através da prática regular de exercícios e a mudança dos padrões estéticos têm levado indivíduos a buscarem, através do exercício físico, a redução da massa corporal, o aumento da massa muscular, além do tradicional condicionamento aeróbio.
Por outro lado, atletas de alto nível sofrem danosas consequências decorrentes das pressões provocadas no contexto atual da prática desportiva que é de grande exigência. Constata-se que atletas e não atletas podem desenvolver a síndrome do excesso de treinamento, que tem como principal causa uma incorreta condução do treinamento em termos de volume e/ou intensidade e/ou pausas de recuperação.
Durante uma fase de treinamento intenso, alguns atletas podem apresentar um declínio em seu rendimento, o que tem sido atribuído a determinados processos psicológicos e fisiológicos. Quando a intensidade e o volume de treinamento ultrapassam a capacidade de recuperação e de adaptação do corpo, o organismo pode apresentar estados de fadiga excessiva. Esse processo de cargas excessivas de estresse no treinamento, combinadas com um insuficiente tempo de recuperação, é denominado overtraining.
Outros fatores podem predispor o indivíduo à síndrome como o grande número de competições, a monotonia do treinamento, excessiva expectativa de resultados de treinadores ou familiares, a estrutura individual da personalidade, o ambiente social, problemas pessoais, as condições médicas preexistentes, os fatores ambientais (altitude, temperatura e umidade) e mesmo a falta de orientação de um profissional para a correta prática do exercício físico.
Efeitos Físicos
·        Baixa imunidade
·        Perda de peso excessiva
·        Diminuição drástica da gordura corporal
·        Aumento do batimento cardíaco em repouso
·        Redução de força muscular
·        Incapacidade de concluir exercícios e treinos
·        Queimação crônica no músculo
·        Fadiga
·        Insônia
·        Diarreia
·        Falta de menstruação
Efeitos Psicológicos
·        Depressão
·        Falta de apetite
·        Irritabilidade
·        Perda de motivação
·        Perda de entusiasmo
Efeitos na Performance
·        Fadiga precoce durante o treino
·        Diminuição da capacidade aeróbica
·        Baixa Performance
·        Incapacidade de concluir treinamentos
·        Recuperação lenta
Tratamento
O melhor tratamento é para descansar e evitar esporte envolvendo atividades por aproximadamente duas semanas. O treinamento deve progredir muito lentamente, com o ritmo determinado pelo cuidado de ouvir os sentimentos dos atletas.
No caos mais severos de overtraining, o atleta terá de ficar vários dias, semanas ou até mesmo meses longe do esporte. No máximo vai poder fazer uma atividade de baixo impacto
Lembre-se que o estresse e a sobrecarga fazem parte do treinamento. O controle desse índice é que faz a diferença. 
Aprenda a Evitar
A prevenção é o melhor tratamento para o estado de overtraining. Afinando o regime de treinamento combinado com descanso, boa alimentação, sono e ajuda o corpo a se curar. Reconhecimento e tratamento de overtraining é importante.
Um erro muito comum entre os atletas está em treinar forte em dias onde se devia estar treinando leve. Quando chega a época para se realmente forte, você já está exaurido.
Treinar forte o ano todo, além de ser inútil, conduz o atleta ao próprio calvário. Todos atletas de ponta, de todas as modalidade tiram férias.
Preste muita atenção nos sinais do seu corpo, constantes resfriados e dores de garganta podem ser um sinal de excesso de treino.
Referencias:
Noce F, Costa  VT,  Simim MAM, Castro HO, Samulski MD, Mello MT. Analise dos sintomas de overtraining rantes os períodos de treinamento e recuperação.  Revista Brasileira Medicina Esporte Vol.17 no6 São Paulo Nov.- Dez. 2011
Rohlfs ICM,  Mara LS, Lima WC, Crvalho T. Relação da síndrome do excesso de treinamento com estresse, fadiga e serotonina.  Revista Brasileira Medicina Esportiva v.11 n.6 Niterói Nov.-dez. 2005

Nenhum comentário: