segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Laranjas rumo à Patagônia

Esse domingo, realizamos mais um treino, com nossos atletas inscritos na prova "Cruce de los Andes", que acontece em Fevereiro de 2012.

Percorremos 19 km's em trilha, no estilo corrida /caminhada, no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, com aproximadamente 3:30 hrs de moving time e 1022 metros de ascensão.
Experienciamos diferentes tipos de terreno, trilhas mais planas, inclinadas, terrenos com pedras, raízes, inclusive com a ascensão à dois picos do Parque. O Pico da Tijuca(1022 m) e o Pico do Papagaio(989 m)

O treino foi importante, para fazer com que possamos acostumar nosso corpo à diferentes tipos de terreno, o que exige um refinamento na propriocepção e um cuidado maior na pisada e equilíbrio do corpo, e também em perceber e avaliar, estando nesse tipo de terreno, realmente, em que momentos deve-se correr, ou simplesmente caminhar, criar uma estratégia derivada da sensação de "como o meu corpo está reagindo" em um determinado momento.
Aproveitamos também para usar o equipamento previsto para a prova, tênis, roupas, bastões de caminhada, mochilas e etc..., para evitar surpresas no dia do evento.

Além disso tudo, pudemos desfrutar de um dia de contato com a natureza, um momento de lazer, com uma galera muito legal, estressando o físico mas descansado a "Cuca"

Agradeço aos que participaram, e : Até o próximo.

Eduardo Gómez

Obs.: À respeito dos bastoes de caminhada:

Por que optar pelo bastão de caminhadas?

Muita gente tem se perguntado qual a vantagem em utilizar o bastão de caminhadas. Muitos tem dúvidas se vale a pena ou não investir em um bastão para fazer uma caminhada longa ou mesmo um passeio mais curto em terreno plano ou acidentado.

Na verdade o bastão de caminhadas tem se tornado um equipamento obrigatório para muitos esportistas que praticam longas caminhadas, o trekking ou o hiking. E para quem ainda leva a mochila nas costas o bastão de caminhadas é um excelente equipamento.

Bastão de Caminhadas em Fibra de Carbono

Os bastões de caminhadas oferecem muitas vantagens ao caminhante:

  • Proporcionam melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada.
  • Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o stress nos joelhos e juntas.
  • Nas subidas o bastão transfere parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas.
  • Ajudam o caminhante a estabelecer um bom ritmo de caminhada.
  • Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou lisos demais. Em caso de torções no pé o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
  • Podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno antes de prosseguir e também para verificar a presença de cobras ou outros animais, dependendo do local onde esteja caminhando.
  • O uso do bastão de caminhadas, ao contrário do que parece, não diminui o gasto de energia pelo caminhante. Muitos especialistas garantem que de fato aumenta em até 20% este gasto, pois o caminhante é obrigado a movimentar todo o corpo, como braços e ombros.
  • São também muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, em particular nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados. De acordo com estudos feitos sobre o assunto esta compressão pode ser reduzida em até 25%

Como utilizar o bastão de caminhadas

Os bastões de caminhadas podem ser ajustados em sua altura, aproximadamente entre 66 e 135 cm de altura. Normalmente os bastões trazem marcações na haste para facilitar o ajuste das mesmas: Para fazer o ajuste deve-se torcer a junta da haste e soltar a mesma, colocando então a altura desejada. Ao voltar a torcer no sentido inverso as emendas são fixadas e deixam o bastão bem firme.

Subindo um terreno: Diminua o comprimento das hastes em alguns centímetros para aumentar a capacidade de alavancagem do bastão.

Descendo um terreno: Aumente o comprimento das hastes em alguns centímetros para ter melhor controle e equilíbrio.

No terreno plano: Para o ajuste normal do comprimento do bastão o seu braço deve ficar na horizontal quando o bastão estiver em sua mão e apoiado no chão.

Em terrenos inclinados: O bastão mais abaixo deve ser mais longo e o bastão que fica acima deve ser mais curto (Ou a pegada deve ser mais para baixo da grip).


Nenhum comentário: