quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que é o DesaFrio Urubici?

Relato de Gilberto Marques (Atleta WT)

Uma corrida pedestre individual ou em dupla num dos lugares mais frios do Brasil. Urubici é uma cidade próxima a Lages e São Joaquim. São 52Km de aclives e declives com paisagens deslumbrantes.

http://www.ecofloripa.com.br/desafrio/
É uma prova muito bem organizada pela ecofloripa. Tudo é bem pensado e planejado, tendo como objetivo principal, a segurança e o bem estar dos participantes.

Bem vamos ao relato.

Embarque no dia 22JUN rumo à Florianópolis e logo no aeroporto (RJ) -  pane na aeronave – não decolava de jeito nenhum. Troca-se de aeronave e, enfim, parti para Floripa. Chegando lá a organização dispôs um ônibus para nos conduzir até a Cidade de Urubici, (e lá se vão mais TRES horas de viajem até a Cidade).

Fiquei hospedado no Urubici Park Hotel que participa do evento cedendo o salão do hotel para o congresso técnico do evento. No congresso são repassados todos postos de checagem, os KM que devemos ter mais atenção, os postos de abastecimentos etc...

Dia 23JUN

Enfim, a tão esperada largada para prova. Frio de 5º com sensação térmica de uns 0º . Meus dedos das mão e pés, mesmo de luvas e meias, estavam congelados.

Começamos a correr pelas ruas da cidade até chegarmos na parte em que começa a estrada de barro, em direção aos intermináveis aclives. Passamos por rios, trechos repletos de lama, cascalhos, pedras, bois e vacas, cachoeira, etc...São 18KM correndo pelos mais diversos tipos de terreno, até chegar em uma estrada de asfalto. Já na estrada são mais 08 KM de asfalto com subidas íngremes até chegarmos na parte mais alta da montanha totalizando 26KM. Reabastecimento, uma olhadela no visual (pedra furada, morro da igreja e tudo mais) e, de volta para Cidade – correndo é lógico.

Acreditem. A volta/descida é pior do que a subida. Seu corpo já foi maltratado, e muito, para subir. Agora já totalmente desgastado você tem que ter reservas para descer.

As orientações do Walter Tuche foram determinantes para o meu desempenho. Alguns músculos, principalmente das pernas, doíam mas, caramba! Não fiquei cansado. O que mais me surpreendeu foi quando, no pé da montanha, já na parte plana, tinha a sensação que algo me empurrava. Minhas passadas após ter corrido 47 KM eram fortes e cadenciadas. Valeu ter seguido rigorosamente as planilhas do WT. Muito Obrigado Walter. Tenho um carinho e consideração enorme por você.

No total concluí a prova com 6h e 50min. Feliz da vida hehehehe

Há! Depois apareceu um solzinho mas, não dava para tirar as luvas

Gilberto Marques


Nenhum comentário: