segunda-feira, 21 de março de 2011

Relação "Treinador-atleta"

Os esportes cíclico e, principalmente, os de longa duração possuem características diferentes no que se refere à relação Treinador-atleta.
Numa partida de vôlei, basquete, tênis, judô, boxe, etc... o atleta tem o olhar atento de seu treinador durante toda sua partipação. Não somente no dia de sua “prova”, mas tem em todo processo de treinamento.
No entanto, nós, que nos submetemos as grandes distancias, sejam elas percorridas à nado, pedalada ou corrida, esta relação se dá de forma diferente.
O fato do Treinador ser técnico E preparador físico (nas demais modalidades, o técnico é uma pessoa, o preparador físico é outra) já faz com que este “olhar” do treinador seja sempre nestes dois âmbitos.
O ajuste do treinamento com o decorrer das semanas vai se dando à medida em que alguns pontos são observados:
- o uso da tecnologia- no nosso caso: Gamin, Polar, etc., são referencias em números que foi executado, de fato, pelo atleta.
- a OBSERVAçÂO técnica em diferentes momentos da sessão de treinamento. Por exemplo: Observar a mecânica de corrida no km 1, no km 18, no km 25, ou no fim...Isso nos dá uma referencia se está havendo queda da qualidade técnica devido à baixa na qualidade física.
-Observação facial – sim, acreditem, seu corpo nos diz MUITA coisa.
- Conversa “pós- treino”- neste momento, alguns atletas, mesmo que involuntariamente, relatam sobre ritmos que correram, como se sentiram, se foi forte, fraco, etc...
- “Postura corporal” – o modo como chega caminhando, o modo como vai embora caminhando, o modo como pára com as mãos nos joelhos, o modo que se levanta de uma cadeira, etc...
Ou seja, a relação Treinador-atleta TEM QUE SER próxima, principalmente durante o processo de TREINAMENTO.
É possível sim que o cumpra seus treinos sozinho(a), mas o ajuste de seu treinamento às suas necessidades, estão diretamente ligados com as observações feitas pelo Treinador. E elas acontecem O TEMPO INTEIRO, por mais que você, atleta, não perceba.
Mas pra que isso ocorra, é necessário uma coisa básica: VOCÊ COMPARECER !!!!!!
Terças e Quintas na Zona Sul e Quartas e Sextas na Barra, estamos aguardando sua presença!!!!

2 comentários:

Alexandre disse...

Legal!

Anônimo disse...

Mais do que nunca o velho "TAMU JUNTOS" se faz valer...bacana coach!!!
Homer