quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Copa Inconfidentes

A Copa Inconfidentes, acontece, ou inicia, no caso desta prova específica, na área do Pesque e Pague Campestre na cidade de Itabirito em Minas Gerais. Organizada por dois experientes participantes de provas de Mountain Bike, privilegiando, como deve ser, trechos técnicos e/ou com alta exigência de potência do ciclista na competição.

Para completar o cenário, num treino na Avenida das Américas sofri uma queda num dos treinos, e apesar de que não tenho até o momento notícias de conseqüências mais sérias, tendo sido apenas um susto, a minha auto confiança foi atingida. E lá fui eu, para a primeira prova após a queda. Será que eu conseguiria pelo menos completar? Será que eu deveria tentar ignorar, esquecer o acontecido e tentar por em prática tudo o que eu tenho treinado? Nunca busco, e nem poderia, nada que não tenha sido forjado por conta do processo de construção da performance, nos treinos. Mas isso, numa prova de Mountain Bike implica em impor velocidade nas manobras, e isso, no Mountain Bike, implica em estar com a auto confiança em dia, para poder executar as técnicas de direção adequadas às adversidades apresentadas pelo circuito. E agora?

No que diz respeito a minha experiência como competidor, fica cada vez mais claro, que todo o tempo, mas todo o tempo, eu não estou competindo contra os outros ciclistas inscritos para a minha categoria. Todo o tempo eu estou competindo comigo mesmo. São as minhas deficiências no momento da prova que precisam ser vencidas para que a performance ótima (combinação de todos os meus melhores recursos disponíveis naquele momento), aconteça, e na comparação com os outros inscritos, revele-se, ser, uma performance vencedora. E neste contexto, uma avaliação franca, direta, sem procurar enganar a si mesmo, do seu próprio desempenho, voce se conhece cada vez mais, é que é o maior prêmio da prova. Independente da colocação na comparação com o tempo dos outros competidores, a meu ver. Já fiquei bem colocado onde, se eu fosse juiz da prova, teria me excluído por mau desempenho, e já tive colocações "ruins", em provas onde desenvolvi o meu melhor.

Vou arriscar, se não me engano, é uma enigma da esfinge: "Conheça-te a ti mesmo". E eu humildemente acrescento: procure vencer a voce mesmo todo dia, em todos os treinos, e em todas as provas.

Nenhum comentário: