quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exercício Físico e Alterações Hormonais:

O exercício físico altera a homeostase corporal, pois necessita da rápida mobilização de fontes metabólicas.

Sabemos que os níveis plasmáticos de dois importantes hormônios do nosso corpo se comportam de forma diferente frente ao exercício. São eles: o cortisol e a testosterona.

O cortisol é um hormônio ligado à resposta ao estresse. Sua função no corpo é bem ampla. Estimula o fracionamento das proteínas em aminoácidos em todas as células exceto no fígado. Neste órgão, alguns aminoácidos irão participar da síntese de glicose, num processo conhecido por gliconeogênese. O cortisol também acelera a lipólise, mobilizando a gordura para ser utilizada como fonte de energia. Sendo assim, vamos entendê-lo como um hormônio catabólico.

A testosterona é um esteroide presente em homens e também nas mulheres, embora em concentrações menores. Participa de vários processos metabólicos, aumentando a síntese proteica e de glicogênio nos músculos e também garantindo a manutenção da massa óssea.

A relação entre a concentração desses dois hormônios em repouso serve como indicador do balanço entre o metabolismo anabólico e catabólico. Essa relação também deve ser estudada no processo de recuperação de atletas após uma competição ou exercício prolongado. Em situações de overtraining, observamos os níveis de cortisol bem elevados no repouso enquanto os níveis de testosterona encontram-se reduzidos.

Essa situação, quando ocorre por um período prolongado ou não diagnosticada, pode trazer uma redução crônica na performance do atleta acompanhada de sinais e sintomas clínicos como a elevação da frequência cardíaca no repouso, perda de peso, diminuição da libido, alterações do sono entre outras.

Várias modalidades de exercícios intensos e de longa duração (maior que 2 horas) promovem aumento dos níveis de cortisol e redução dos níveis de testosterona logo após o término do exercício. A normalização desses níveis ocorre entre 18 e 24 horas normalmente.

Esses achados mostram que os praticantes de exercícios de endurance necessitam de um período apropriado de recuperação após uma prova ou períodos de treinamento mais intenso. Algumas medidas dietéticas e comportamentais podem auxiliar nesses períodos, assim como uma suplementação adequada e específica para cada atleta.

 


Shopping Novo Leblon, sala 326. tel: 2438-9142
 

Nenhum comentário: