terça-feira, 27 de julho de 2010

ANIVERSARIANTE DO DIA: Duda Gouveia

 e o Granfondo........... e no final das ferias ainda pedalou com a lenda, Mario Cipollini (  http://www.mariocipollini.eu/), na foto abaixo, vencedor de varias etapas do Tour de France, Giro de Italia e Campeao do Mundo.

"Correr a La Pinarello foi uma experiência única. Pelo menos para mim.


A admiração e o respeito com que o italiano trata o ciclista, apesar da distância percorrida até Treviso, da nacionalidade e do sexo, cativa cada um que foi prestigiar uma festa que celebra a opção pela saúde, pela liberdade.

O calor era intenso, quando comentava-se da possível chuva na noite aterior à prova, pensei: que bom vai dar uma refrescada.

Desperto às 4:40 para meu ritual (Cada um com sua mania....). Desco no lobby e sinto que a tal da refrescada foi exagerada - Um frio cão.

Geralmente esse tipo de chuva passa e a temperatura logo sobe. Mas a dúvida pairava: levar ou não casaco, manguito, camisa por baixo... carregar tudo isso vai dar vontade de jogar fora tudo antes do final do Monte Grappa. Não levar, pode ser um atestado de burrice. Opção: a burrice..... talvez passageira. Duda está com frio? Não, nada... que isso. Nada mesmo. Era o único sem casaco. Quase congelando.

Esperávamos a tão esperada largada. Estávamos lá para isso. E esperávamos a largada.. esperávamos. Mais um pouco.... ainda mais... 3 horas se passaram... os organizadores (aliás os Pinarellos são uma simpatia) comprando tempo colocando inclusive japonês para falar no microfone... deve ter falado umas barbaridades eu faria o mesmo. Já pensou? “Idiotas do mundo inteiro, estão sentindo frio? Seus manés...etc” evitaria palavras tipo arakiri.. que são conhecidas.

Cancelado o Gran Fondo por medida de segurança... todo mundo para o Medio Fondo. Ih, 125K de paulada.

Finalmente ela chega.. a largada... Paisagens lindas, pelotões diversos. Máquina, Maquini, Ochio, Ronda.... começava a formar meu dialeto: O Ítalo-Portunhol de pelotão.

Passa um chinês com uniforme de Dealer da Pinarello, passo ele, ele me passa. Era ele? Me enrolei.... japonês, coreano, chinês... já são iguais, ainda mais com uniforme e bike igual – tudo Pinarelo azul e preto... Pensei. É a invasão oriental. Será que eles são dealers ou fabricantes.... aaahhhh deixa para lá... concentra Duda. Atenção no Pelote nervoso... mas convenhamos a Dogma anda uma barbaridade. Concentra!!

Começam as subidas.. Passam uns caras de pratão, em pé. Bailando. Para mim começava a dança dos mortos vivos.

Descida... começam as curvas.. Vejo gente suja saindo de dentro do mato... Nego varou com tudo..

Plano, vento contra... pelotão à 50, mais ou menos...direto. eu pedia: papai do céu por favor não deixe quebrar, não deixe quebrar... foi soh falar que um cara na minha frente abriu o bico.. sabe aquela cara de criança quando chora e mãe não ouve?... se Floyd Duda vai lah... eu fui...... me matei. Peguei. Não acredito peguei. E agora? O pau comia solto... realmente nada de amiguinho. Soh gente dando na cabeça... e vamos nós....mais subida. Mais descida...

Derrepente um batalhão de asfalto ruim... bate tudo... pensei.. nisso eu estou treinado..

Maquina, Ronda, Ochio, e vamo que vamo. Ponto de água... ninguém para.. eu vou parar? Nunca. Mais subida. Um pedestre.... acho que o cara tinha asas grandes brancas atrás... talvez uma auréola... estica a mão com uma garrafa de água gelada.... estico a mão... mais ítalo-portunhol: Grazie mille.. a garrafa cai.... pesadelo instantâneo... olho para o lado.. tá o maluco correndo. Me entrega a garrafa e me empurra...

O pau continua... os pelotões ficam parecendo lego... desmontavam e montavam com uma facilidade...
100K. Já estava sofrendo mas sabia que estava chegando o fim. Terminei o trecho final com um grupo mínimo.. e toca colocar a cara no vento..

Quando faltavam poucos quilômetros... virei um ignorante... chegando na cidade um italiano falou comigo: “Compa”... não sabia que era gíria de pelotão para parceiro... o cara tava pingado.. veio conosco... na hora sabia que era alguma coisa legal.. talvez um elogio.... devia ser para me distrair... o cara tinha uma reserva.. e partiu feroz para o sprint... e me levou.

De fato o efeito estava ali. Várias pessoas aplaudindo.. como se eu fosse o primeiro colocado. Acho que todos os 220 ciclistas que chegaram na minha frente e todos os 2.300 que chegaram atrás sentiram o mesmo - A vontade de voltar lá e pedalar mais, muito e sempre.

Pensando bem. Chegar atrás dos 119 não doeu.. doeu perder para o Compa que estava ali do meu lado... uma roda na minha frente. "

Nossos tempos:
149 1752 FRANCO VINICIUS M INDIVIDUALE 03:33:19.50 36.57

221 2923 VIEIRA EDUARDO M MOBIKE-WALTERTUCHE 03:36:50.50 35.97

1375 1755 CASTRO RAFAEL M INDIVIDUALE 04:13:54.50 30.72

1638 1758 KASSAB PHILLIP M INDIVIDUALE 04:26:04.90 29.32


5 comentários:

nei esteves disse...

Cara, só esta foto com o maior sprinter de todos os tempos já valeu!!! Muito legal, parabéns!!!

Anônimo disse...

valeu duda ! ta um poeta ...
nao é ronda, é roTOnda (rotatoria, balão) - vc tem licença poética.

abs
brasasasasa de pneu furado mas completei

Duda disse...

em Ítalo-Portunhol é Ronda. te garanto!

Miguel Lasalvia disse...

Duda, parabéns duplo. Pela prova e pelo niver.
Abs,
Miguel Lasalvia

Marcelo Santos disse...

É isso aí!! Beleza de prova, texto bacana e felicidades pelo aniversário!(4 pelo italiano) abraço!