quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A MEDIDA DO SEU TREINO

Nestes ultimos anos trabalhando com o treinamento de nossos atletas, vemos muitas vezes eles fazerem o treinamento físico com uma intensidade alem da prescrita. Ligam ou enviam emails a respeito do feito, felizes da vida, mas nem sempre tem uma resposta na mesma magnitude da emoção do treinador.

Ao elaborarmos os treinos , costumamos , nós treinadores, respeitar alguns dos prícipios básicos do treinamento esportivo, mas, um dos que mais chama a atenção é a Individualidade biológica, que poderia ser traduzida simplesmente em, respeitar os limites individuais de cada um, dosando o treino a fim de atingir objetivos específicos para a sessão proposta.

Temos como paramentros de treinamento, algumas ferramentas: frequencia cardíaca, velocidade , ritmo (em corrida também chamado de pace), potência, escala subjetiva de esforço e em alguns casos ou esportes, o tipo de terreno e a inclinação do terreno dentre outros.

Com o auxilio de cada parametro destes estaremos meticulosamente organizando e objetivando diferentes variaves da performance, e assim buscando o melhor de voce.

Devemos lembrar tambem, que durante seu treinamento,  sendo este, intervalado, observamos o tempo de estimulo, o tempo de recuperação e o numeros de repetições de cada treino.

Com tudo isso junto, esforço, recuperaçao, numeros de estimulos e um dos paramentros de esforço, podemos estar aptos a cumprir o OBJETIVO daquele treino.

Nesta semana, tive um aluno que deveria fazer um estimulo de 400m de corrida a 1'40", ele, sentindo-se muito bem, fez os estímulos a 1'30" , ou seja, um ritmo de corrida mais forte em 10% e se considerarmos o km rodado, 25seg mais rapido, saindo de uma pace de 4'30"/km para 4'05"/km. Sem duvida uma performance muito boa, mas infelizmente, saiu do objetivo daquele treino.

Desta forma, recomendamos a todos que nos informem seu estado semanal em cada treino e que tentem ser o mais precisos possíveis em relação ao solicitado.

Para o mes de Março, estaremos colocando um aviso nas seções de treino, informando quando serão fortes ou muito fortes, assim voces saberâo se podem "forçar" um pouco mais ou nao.








Nenhum comentário: