sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES

por Nuno Nunes

A Meia Maratona de Buenos Aires

Quando se começa a correr, rapidamente aparecem as provas te desafiando, os primeiros 5k, o desafio dos 10k, a alegria da primeira Meia e a conquista da antes inimaginável Maratona. Na seqüência começamos a ouvir que os novos desafios estão nas diferentes provas espalhadas mundo a fora, ouvimos falar em New York, Boston, Paris, Berlim e etc.....começamos então a pensar qual será nossa primeira prova internacional, que na maioria das vezes, é uma excelente oportunidade de unir o turismo ao nosso “treino de cada dia”.

Para mim, o que veio primeiro foi a oportunidade de visitar nossos vizinhos argentinos, eles têm uma capital que não deve nada a muitas cidades da Europa. Para quem não conhece, Buenos Aires foi capital de um pais que na década de 20 era a quarta economia do mundo, que além da beleza das suas avenidas, arquitetura e bairros cheios de charme, seus bons restaurantes com bons preços são uma atração a parte.

A decisão de ir para Buenos Aires veio da dica dos amigos Carlos e Patricia Cintra, que já haviam corrido ano passado, e recomendaram muitíssimo a prova. Após fazer a inscrição pela internet, comprar as passagens e reservar o hotel (pode ser via agencia de viagem – a Kamel tem pacote que inclui os transfers que vale a pena) só faltava treinar para fazer uma boa prova. A retirada dos kits acontece no dia antes da prova, em uma feira no Centro de Exposição Municipal, alguns estandes te dão a oportunidade de comprar o ultimo gel e aproveitar alguma promoção, além de encontrar os amigos que também vão correr.

A largada foi as 7:30, a temperatura nesta época do ano é bem amena, iniciamos a corrida com aproximadamente 6ºc e terminamos com 15ºc (ir agasalhado e usar o guarda volumes para deixar os pertences é uma boa dica). A prova este ano teve mais de 9000 inscritos, dos quais mais de 2000 brasileiros. A largada é bem concorrida, larguei no final do pelotão e quando passei pelo portal o relógio já marcava quase seis minutos, ou seja, fiquei bastante tempo correndo por fora para tentar fugir do trafego, só consegui encontrar pessoas no meu pace próximo do quilometro 16. O percurso larga e chega no mesmo ponto, fazendo uma volta pela cidade que vai apresentando alguns de seus pontos turísticos, como a famosa Casa Rosada. A altimetria tem poucas oscilações, que aliado a baixa temperatura, oferece a oportunidade para fazer um bom tempo. Interessante também, foi passar por pelo menos seis bandas que tocavam musica de diferentes estilos, do tradicional Tango, ao nosso familiar samba. A prova ofereceu água e gatorade a cada 5km, e frutas em dois pontos, acho que nos 12k e 18k, para que não gosta do gel é uma boa pedida.

Para resumir....Em Buenos Aires pude fazer uma excelente viagem, consegui o meu melhor tempo em uma meia maratona e confraternizei com pessoas maravilhosas. Sem duvida participar da Assessoria do Walter Tuche, tem me orientado e preparado para participar de uma prova tão bacana como essa com muita tranqüilidade, e melhor, além de contribuir em todos os sentidos com minha qualidade de vida, me dá a oportunidade de fazer excelentes novos amigos!

Abs e bons treinos....

tempos na prova
alexandre torrentes: 1:35:28
otavio calvet 1:35:48
nuno nunes 1:36
carlos cintra 1:46
nuno miguel 1:46
pat cintra 2:17
rafael e lucia glioche: 2:30:41

2 comentários:

Anônimo disse...

Maneiríssimo!!! Que relato legal, que boa leitura e, além disso, me fez querer participar também!!! Parabéns pela prova e pela deliciosa viagem.
Flavia Biondi

Carlos Cintra disse...

Belo relato muito fiel.... so faltou falar sobre os vinhos.