sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DRENAGEM LINFATICA MANUAL EM ATLETAS

Por Flavia Cruz, fisioterapeuta
 
A Drenagem Linfática Manual é bem difundida como um recurso terapêutico estético, sendo procurado, na grande maioria, pelo público feminino, que busca a redução de medidas e o inchaço causado pelo acumulo de líquido corporal.
Mas seus benefícios vão muito além dos tratamentos estéticos. A drenagem linfática manual é um recurso terapêutico de grande importância no tratamento de pós-operatórios e lesões, capaz de reduzir a dor provocada pelo edema que gera pressão em terminações nervosas e consequente (com esta redução) garante o ganho de amplitude, dentre outros benefícios.
Desta maneira, os atletas formam uma população que pode se favorecer com a técnica que afetará positivamente na velocidade de recuperação de lesões traumáticas e cirúrgicas, acelerando seu retorno à atividade.
O que é:
A drenagem Linfática Manual é uma técni8ca que pode ser aplicada de maneira segura na fase aguda de pós-operatórios, quando completados 24 horas. É importante ressaltar que as manobras realizadas JAMAIS poderão provocar dor. A fragilidade do sistema linfático, só permite sua ativação, através de movimentos harmoniosos, precisos, lentos e cadenciados, compressão suave e sem dor em nenhuma situação. Desta maneira consegue-se a recolha e o transporte da linfa nos tecidos.
Atuação no âmbito da medicina esportiva:
A Drenagem Linfática Manual pode ser utilizada nos tratamentos de edemas primários (por causas congênitas, circulação deficiente, fatores alimentares) e edemas secundários (lesões, cirurgias).
Benefícios:
Quando por qualquer motivo a capacidade de recolha e transporte do liquido dos tecidos se torna deficiente, produz-se uma “inundação” chamada de edema. A técnica devidamente aplicada ativará o sistema linfático, restabelecendo o equilíbrio dos líquidos, gerando funções drenante, relaxante, analgésico, proporcionando conforto ao paciente após a primeira aplicação. Desempenha importante papel no mecanismo de defesa do organismo, pois estimula o sistema imunológico. Acelera na recuperação do tecido lesado, beneficiando o atleta ao retorno de suas atividades.
Contraindicações:
Há algumas restrições na aplicação da técnica, com em situações de inflamações agudas, tromboses recentes, descompensação cardíaca e doenças malignas em caso de evolução.
Vale lembrar que a Drenagem Linfática Manual é uma técnica que proporciona inúmeros beneficios para a recuperação do atleta visando à aceleração de seu retorno às atividades. Mas o tratamento efetivo trata o atleta/paciente como um todo, sendo indispensável à avaliação e o diagnostico dos fatores que acarretaram a lesão.

Nenhum comentário: