segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Progressão Pedagógica

Como calouro de educação física, um dos primeiros termos que aprendemos na faculdade são as palavras PROGRESSAO PEDAGÓGICA.

Essa dupla de palavras deve ou deveria nortear todos os princípios da educação física onde simplesmente deveremos seguir o passo a passo de qualquer atividade motora, buscando através do aprendizado das questões simples aos movimentos mais complexos  da motricidade humana.

Na minha turma de faculdade tínhamos dois atletas de ginástica olímpica, Aureliano Machado e Claudia Magalhães (esta a 1a atleta feminina a representar o Brasil numa Olimpíada nessa modalidade, Moscou 1980). Naquela época, nossos profs. das disciplinas e ginástica anunciavam o tema da aula e pronto, vinham Aureliano e Claudia, mostrando com  a maior facilidade e plasticidade um movimento nas argolas, plinto, barras , paralelas e solo o que faríamos ao final da aula. Era um momento de duvida eterna, pois não sabíamos se sairíamos da aula com um braço, quebrado, luxado ou ate mesmo com o pescoço quebrado.

Mas os Professores com a tal da progressão pedagógica nos mostravam os caminhos de como fazer. Dividiam o movimento final em movimentos simples que ao serem associados resultavam no gesto motor desejado. Todos alunos escutavam, observavam e executavam. Ao final todos aprendiam o movimento e um novo PROCESSO de treinamento com  riscos de acidentes minimizados.
Víamos ao final de cada aula que todos eram capazes de fazer o movimento, uns com maior ou menor facilidade , mas que todos aprendiam.

Trago este tema hoje ao presente, pois nos deparamos com uma quantidade enorme de pessoas querendo começar a atividade física e já se envolvendo em provas, percursos, tarefas e milhões de ideias sem ter um mínimo de preparo e conhecimento e pior, noção de exposição ao risco.
Não desejamos cercear ninguém de suas ansiedades mas cabe - nos orienta-las sobre o que e em que tempo tudo poderá ser feito.

Dentro desta linha de pensamento, observo que o desafio mais difícil será vencido em breve , mas não adianta querer vencer este temido desafio nos primeiros treinos ou semanas pois fatalmente algo não saudável ou um acidente ocorrera.
Vou tomar como exemplo alguns alunos novos de ciclismo que desde o primeiro dia de treino querem encarar e começar a treinar pela subida da vista chinesa ou outras montanhas da cidade do RJ.

Por tem uma topografia particular, a cidade é cercada por uma cadeia de montanhas com altitude em torno de 400 a 600m , porem , por não termos estradas "roladas" , vemos a todo momento subidas curtas e bem íngremes o que eleva o nível de dificuldade de maneira absurda.
Nossas montanhas, serão fortes, para os atletas experientes, sempre , sendo assim imagine para o iniciante, que não dispõem de técnica, condicionamento físico adequado e eventualmente o material também não contribui. Deve-se lembrar também que tudo que sobe, desce. Imagine , este iniciante , numa descida íngreme, de asfalto ruim, com carros passando e habilidade pouca , o que pode acontecer?

Ainda no ciclismo, vemos a todo momento ciclistas inexperientes indo para estrada. Veículos em alta velocidade, acostamento ruim, experiência nenhuma do ciclista quando passa um ônibus ou caminhão rápido desequilibrando - o  pelo vento, carros fazendo tangente em curvas. Adicione a estes ingredientes, cansaço, fome , dores no corpo, desconforto ...... o que também pode acontecer?
Na natação, vemos alguns atletas querendo encarar travessias, provas em mar aberto , sem experiência em mar e as vezes com pouco condicionamento físico, resultado disso, AFOGAMENTO.
Voltando a Progressão Pedagógica, seria lógico um Professor de natação iniciar os ensinamentos dessa modalidade iniciando pelo nado de Borboleta? um Professor de Surf, levar seu aluno iniciante para começar numa ressaca e neste raciocínio teremos exemplos em todos os esportes, onde sempre que NÃO HOUVER a tal da PROGRESSAO PEDAGÓGICA, os PROCESSOS de aprendizado não serão completos e os objetivos, não podendo serem alcançados .

A criança ao nascer, aprende a rolar, engatinhar, andar, correr, cair , levantar, correr, pular e ganha o mundo, não fazendo atalhos ou estabelecendo um PROCESSO diferente.

Tenha calma e paciência, você ira atingir seus objetivos todos , mas é um passo de cada vez e literalmente um depois do outro.

2 comentários:

Tiago disse...

Caiu como uma luva pra mim, que sou ansioso por resultados.

Anônimo disse...

boa,muito boa