quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PROVAS DE LONGA DISTÂNCIA
UM POUCO SOBRE ESTRATÉGIA



Esse fim de semana realizamos mais um treino de trail running, com o foco voltado para a prova "Cruce de Los Andes" que vai acontecer em Fevereiro na Patagônia, em uma região na fronteira do Chile com  Argentina.
Além de ser uma prova de Trail Running em montanha, essa prova é considerada de longa distância, apesar de ser dividida em três etapas. 
Essas variáveis, tornam esse tipo de provas um verdadeiro desafio, assim também como várias outras provas de ciclismo, triathlon, mountain bike e etc, nas quais temos a destemida participação dos nossos atletas. 
Sendo assim, resolvi nesse ultimo treino desse domingo, abordar esse assunto:


Basicamente, ao meu modo de ver, existem duas regras fundamentais para um bom desempenho nesse tipo de evento:

1 - Mantenha-se o máximo de tempo possível em um ritmo constante.


Ou seja, para mim, é muito mais fácil e seguro se preocupar com uma boa velocidade média, do que com picos de velocidade alta. 
Como fazer isso na Trail Running?
No ciclismo, e na corrida no asfalto, temos várias formas de medir o ritmo(velocímetro, rpm, Fc., potência...), porém no tipo de terreno que encontramos na montanha, fica mais fácil ter acesso à seguinte informação: horas e "sensação subjetiva de esforço". 
Procure avaliar seu corpo e como ele funciona durante os treinos, e passe a perceber se vale apena "correr nas subidas mais inclinadas", pular galhos mais altos ou tentar passar devagar, eu me canso muito quando desço com velocidade, ou é melhor andar em algumas descidas também? 
Sendo assim coloque em prática tudo que deu certo durante os treinos. Não espere a subida ficar muito forte para começar a caminhar, antecipe essas ações. Aumente e diminua a velocidade sempre que necessário. No ciclismo costuma-se dizer que "O bom ciclista é aquele que troca a marcha o tempo todo". É exatamente isso que estou falando.
Agindo dessa forma você será levado ao autoconhecimento que é a chave para a regra 2.


2 - Você não vai se sentir bem o tempo todo, e nem mal. E isso é normal.


Imagine aquele domingo de chuva em que você ficou o dia inteiro em casa. De repente sentado no sofá, tudo estava horrível, o programa da televisão está chato, não tem nada na geladeira, o sofá está desconfortável, de repente, algum tempo depois: Que programa legal, ainda bem que a geladeira está vazia, assim eu emagreço...
Imagine então se iria ser diferente em uma situação que vai levar horas, em que você está em um ambiente estranho e levando seu corpo ao limite. 
Não se leve tão à sério, e não se assuste com algumas mensagens que vêm dizendo que não vai dar, você não vai conseguir...
Uma das minhas táticas é deixar esses pensamentos virem e rir de mim mesmo. As vezes me pego conversando comigo, super engraçado - IH, lá vem você de novo seu chato, sai prá lá.
Como me conheço, sei que muitas vezes esses momentos de mau estar, são uma interpretação super dimensionada, do que está acontecendo de verdade. Por outro lado, deve-se perceber se realmente pode ser que esteja na hora de desistir e entregar os pontos, o que não é vergonha.
Por outro lado, estar se sentindo muito bem, não significa extrapolar, lembre-se da regra 1.

Essa é a minha concepção, espero que tenha ajudado.

Abraços e "Vamos para as Trilhas"

Nenhum comentário: