terça-feira, 17 de maio de 2011

TOUR DA CALIFORNIA

 por Marcelo "lance de caxias" Golega



Equipe,

No último sábado, 7 de maio, estive em Claremont, CA, EUA e participei da primeira edição do "L'Etape du California". Pensado nos moldes do original "LÉtape du Tour", o evento deste ano possibilitou aos ciclistas pedalar pelo mesmo percurso que os profissionais passarão no próximo dia 21 de maio, será a sétima etapa da Volta da Califórnia, a chamada "Etapa Rainha". A Volta começa dia 15 de maio.

Claremont é uma cidadezinha da "Grande" Los Angeles (para nós brasileiros seria algo como um município próximo à Cidade do RJ), muito bacana, bem americana com casas de classe média e média-alta, sem muros, etc... o tal "american way of life" que estamos acostumados a ver na TV e cinema. Havia apenas 3 brasileiros na prova, dois paulistas (eu e mais um mano) e um carioca que já mora nos EUA (em Irvine, CA) há mais de 9 anos.

Fomos muito bem recebidos pela organização, que achou "awesome" o fato de 2 brasileiros terem vindo do Brasil só para a prova. Até camisetas "0800" (que não estavam no kit) ganhamos da prefeitura e organizadores. Apesar de eles terem gostado da nossa presença, tenho algumas dúvidas sobre se algum deles saberia apontar no mapa onde fica o Brasil... mas isso não é importante.




A prova em si foi muito bem organizada, com cerca de 1500 ciclistas (bem parecido com a VO2 nas suas melhores edições). Antes da largada houve inclusive a cerimônia do Hino dos EUA, parecia que estava em um estádio para uma partida da NFL. Ao final, procurei os caças da Força Aérea, eles não passaram, aí "voltei à terra" e lembei que estava numa corrida de bikes para amadores...

Largamos exatamente às 7h00 conforme organizado, para um percurso de 121Km (para eles 75,6 milhas). Desde o início a prova subia, até o Km 15 cerca de 4% em média e o pelotão estava todo unido, liderado pelo único profissional na prova: David Zabriskie, da equipe Garmin-Cérvelo. Em respeito ao cara ninguém ousou atacá-lo, até que ele se tocou que estava atrapalhando e literalmente saiu para o canto da estrada para "tirar a água do joelho", depois não vi mais o camarada, acho que voltou dali mesmo!


Em resumo, paisagens espetaculares, pavimento perfeito, apoio neutro de dois carros da Sram e da Zipp, carro madrinha, estrada fechada, policiamento do "CHiPs!" (alguns aqui vão se lembrar deles!), 8 pontos de descanso com frutas, energéticos, um troço estranho desenvolvido pela Herbalife para concorrer com o Gatorade, clima ameno e subida, putz! Quanta subida: uma longa igual ao Alto no sentido Tijuca-Barra, duas outras também longas a 11% de média e uma parede ao final com 17% de média e 5 milhas sem alívio. A ascensão total da prova foi de aproximadamente 3,600 metros, em média 33,6 metros por Km.
Fora esta parede no final, foi uma experiência inesquecível que recomendo a todos. Recomendo também que experimentem fazê-lo antes de visitarem os parques temáticos das imediações, vai doer menos pra subir no final. Obviamente, recomendar fazer compras nas lojas de bikes locais é lugar comum... então quando forem enfiem o pé-na-jaca, pois tem muita coisa a preços ridiculamente americanos... Alerta: preponderância na região de: Specialized (igual Caloi, acho que dá em árvore por lá!), Trek, Cérvelo, Sram, Zipp, Shimano e Cannondale. Para outras marcas e equipamentos mais "europeus" vão ter que garimpar nas redondezas...

Para maiores detalhes estou à disposição.

abraços a todos.

Marcelo Golegã.

Nenhum comentário: