segunda-feira, 9 de julho de 2012

LE ETAPE 2012 - A PROVA

O dia da prova

Todos ansiosos. Acordamos as 4:15 da manha pois sairíamos as 5 do hotel em direção ao local e largada. 152kms , 4 montanhas , sendo tres hours concours , 1 categoria 1 e uma categoria 2 e 4800m de ascensão acumulada nos aguardavam.

Na véspera de provas legais , como de praxe o tempo é sempre bom para mudar na madrugada da prova. Sendo assim, amanheceu o dia nublado e chuvoso com previsão da mesma até as 9 da manha com possibilidade de chuvas esparsas ao longo do dia.

Fomos no ônibus com todas as possibilidades de roupa e já escolado do "trauma" do ano passado, tudo pronto para o pior. Luva e capa de sapatilha de neoprene, corta vento a prova de água, manguito, corta vento normal, mas preferimos das crédito ao serviço metrológico Frances, e ele acertou. Chuva cedo com temperatura baixa e ao longo do dia , sol e calor , mas as chuvas esparsas não vingaram e o resultado é que o sol saiu.

As largadas acontecem de 10 em 10 min onde a numeração é separada. Ruas transversais "alimentam" a rua principal e assim começa a prova.

Foram alguns kms no plano sob chuva e veio a primeira montanha, Col de la Madelaine (2000m), com 28kms de distancia e cerca de 8 a 10% o tempo todo. Durante o percurso, a montanha lotada e uma peregrinação de ciclistas. A montanha começa com uma floresta cercada por varias cachoeiras e sombra a todo momento. A partir de um certo ponto, vários pontos com gelo e rios. Um cenário ímpar.

No topo, já frio, uma descida muito forte até a base onde tivemos nosso próprio posto de abastecimento.

A cada ano os postos da prova melhoram bastante, onde neste ano haviam 4 postos com comida e líquidos e 3 somente de líquidos.

Pedalamos por cerda de 10 kms no plano e depois veio o Col du Glandon (1924m). Apesar de 21km, a subida é muito íngreme e nos últimos 3km a inclinação de 10 a 13% faz pensar na vida por um logo tempo. Nessas horas , olhamos de onde viemos e a paisagem é muito bonita , mas em saber que pedalamos aquilo nos torna mais fortes. Descemos cerca de 200m e mais uma subida de 2kms ate o Col de la Croix de Fer ( 2067m , 3a montanha hours concours do dia).

Descida íngreme por cerca de 16km e vem o Col du Mollard (1638m). O que parecia ser uma subida tranquila, nos mostrou uma surpresa. 5,8km com 7a 9% de inclinação quase o tempo todo.

Após esta montanha, mais uma descida rápida e difícil , mas sabíamos que restariam apenas cerca de 17km, numa subida que havíamos feito na 5a feira. Lembrança logo apagada quando já tínhamos 135km de prova e 4000m de subidas acumuladas.

O calor castigava um pouco e as retas intermináveis não acabavam, sendo que duas partes planas davam um alento no meio da subida.

Ao fim de 152km , 4854m de ascensão, mais um Le etape cumprido.

Nestes últimos 4 anos tive a felicidade de fazer 4 provas desse tipo, onde cada uma tem sua história de dificuldades e superação. Todas são bem difíceis mas creio que neste ano foi muito dura. No resultado oficial 44% dos participantes completaram a prova sendo que deste apenas 30% ficariam abaixo do tempo de corte. O tempo previsto do vencedor de 4:40min, foi de 5:50 min.

Nossos alunos fizeram muito bem a prova e estão de parabéns.

Nenhum comentário: