terça-feira, 31 de julho de 2012

CORRIDA MALUCA?


Quando éramos crianças um desenho animado marcou uma geração, A Corrida Maluca, personagens engraçados nos chamavam a atenção para um desenho pra la de divertido, Mutley, Dick Vigarista, Irmaos Rocha, Barao Vermelho, Penelope Charmosa, Cupê Mal assombrado e tantos outros nos divertiram muito.

No domingo tivemos uma prova no Rio de ciclismo, que alguns atletas chamaram de corrida maluca , vale lembrar que "essa" corrida maluca , nada tem a ver com "aquela" Corrida Maluca.

Cremos que o nome é adequado , mas alem de maluca ela teve inumeras falhas, e independente de quem organiza, e essas, nao podem acontecer num esporte, que desde o ínicio recebe o "carimbo" de perigoso.

Temos, nestes ultimos anos, nos preocupado com a segurança de nossos atletas diariamente. Um sem numero de emails , comunicados, avisos nos treinos, trata isso como PRIORIDADE.

Treinos sao parados, re organizados e tudo acontece sob a ótica da SEGURANÇA, assim , nossa incidencia de acidentes nesta modalidade é minimo e ainda devemos considerar que rodamos nas ruas e no meio do transito.

Voltando a prova, e em contato com o organizador do evento, soubemos dos inumeros problemas para realiza-la e que via de regra todos os organizadores das diversas modalidades tem, mas o Ciclismo, é um capítulo a parte. Se a SEGURANÇA for comprometida, pelo bem da vida , NAO FAÇA A PROVA.

Incentivei nossos alunos a realiza-la mesmo com o alerta de alguns , visto o que aconteceu na Claro 100k no recreio dos bandeirantes, mas apostei que seria diferente.

Tínhamos muitos alunos no dia (120) e destes um pelotão que debutava em provas de ciclismo e estavam muito motivados a participar. Nao havia como conter o animo daqueles que já clamavam por uma prova e aindo sendo esta uma etapa do campeonato mundial amador que classificava para a grande final na Africa do Sul.

Fiz comentarios sobre a prova a pedido da organização, um de nossos alunos mais antigos e experiente ciclista alertou a todos sob a conduta na prova e acreditavamos que tudo seria bem legal.

Tudo pronto e o esperado dia chegou. Largada pontual, prova explicada e ...... CAOS!!!

Circuito mal sinalizado, ja tinha em frente ao Rio Sul uma passagem por cima de uma calçada que nos fazia parar as bikes, logo em seguida no tunel, GRADES no meio das pistas e nao sinalizadas.

Rodavamos na mao invertida em copacabana e os pelotões que vinham mais atrás encontraram de frente com os primeiros, ja que foi observado o erro por onde a prova passaria e no meio da prova inverteram o trajeto, e como resultado, ciclistas subindo na calçada para nao bater de frente.

O circuito da perimetral, mostrava que deveríamos descer numa agulha para a Av Presidente Vargas logo após o 1o Distrito Naval, mas o batedor se confundiu e desceu pela agulha da perimetral chegando em frente ao predio da policia federal. Logo em seguida, o mesmo batedor que balizava o grupo da frente, nao seguiu pela presidente vargas e passou direto para a avenida Rio Branco. O pelotão viu o errro, entrou para a Pres Vargas mas 20 ciclistas aproximadamente "sobraram" dos primeiros.

No decorrer da prova , pedestres atravessavam as ruas e como a sinalização e staffs eram em pequeno numero,  se desdobravam para a nossa segurança.

Saldo da prova: 5 quedas em nosso grupo, sendo 1 com a clavícula quebrada , 1 bem ralado e 3 sem maiores consequencias.

Dos nossos 120 atletas, 27 conseguiram uma vaga para o mundial na Africa do Sul, mas nada disso apaga má lembrança de uma CORRIDA MALUCA ou seria uma CORRIDA IRRESPONSÁVEL?

Nenhum comentário: