quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MARATONA DE BUZIOS


por Valeska Velloso
 
10 de novembro de 2012.

O convite veio da minha amiga e companheira de treinos Maria Clara Daniel para participar da Maratona Cross Country de Búzios. Fiquei super feliz e não pensei duas vezes, apesar de saber que estaria substituindo seu marido Pedro que havia se machucado. Pra variar já bateu aquele friozinho na barriga que sempre sinto quando me inscrevo numa prova (e só termina depois dela) e ao mesmo tempo a auto-cobrança que sempre faço de querer “fazer bonito” na prova, colocando em prática todos os ensinamentos e técnicas que aprendi com meu treinador e sua equipe durante o treinamento, bem como a troca de experiência que tenho com meu marido Marcos Thunder, meu maior incentivador nas corridas. Acrescente-se a responsabilidade que estava em minhas mãos, ou melhor, nos meus pés em substituir meu amigo Pedro.
Assim formamos uma dupla!


Cacaia faria o primeiro trecho que se iniciaria às 7h saindo da Rua das Pedras, passando pela Orla Bardot, João Fernandes, subida e descida do Mirante no Centro, Estrada da Usina final, Mirante do Forno, Estrada Forno-Ferradura, canto esquerdo e direito da Praia da Ferradura, passando por trilhas, incluindo a trilha de Albatroz até o Alto, canto esquerdo e direito de Geribá, passando por toda a Praia de Geribá e pelo Beachclub e, finalmente, passando pelo canto esquerdo de Tucuns, passando por toda Praia de Tucuns, finalizando seu trecho depois de ter subido e descido muita “piramba” de paralelepípedo, areia dura e terra, onde em determinado trecho da trilha se formou uma fila indiana para brincar de Jane se agarrando num cipó.

Feita a transição iniciei meu trecho pelo canto direito da Praia de Tucuns, subida e descida da Trilha das Emerências (Mirante das Emerências – Asa Delta), José Gonçalves, subida (Pró Lagos) e descida da Fazendinha, Estrada da Baia Formosa, Hotel Ariau, Praia Rasa (Yucas Búzios), Manguinhos, Costeira de Manguinhos com Tartaruga, Costeira da Praia da Tartaruga, passando pela Praia e trilha que liga finalmente à rua das Pedra.

De início já peguei um pouco de areia fofa e minha primeira “piramba”, a trilha das Emerências! Muita terra vermelha batida com uma enorme falha dividindo a passagem, com muitas pedras soltas pelo caminho, cercada da mata nativa, o que foi aumentando na descida da trilha, dificultando mais ainda a corrida. Saber aonde pisar era uma decisão que tinha que ser tomada rapidamente para não provocar nenhuma torção no tornozelo. Nas descidas lembrava muito das lições do meu Thunder “Solta o freio!” hehehehe. Foi o que fiz sempre atenta no terreno. Pensando nessas partes da prova em trilhas optei por usar o tênis New Balance Minimus MT10OB, deixando meus pés mais próximos da terra!

As dificuldades continuavam e não foi diferente durante todo o restante do percurso com mais trilhas em terras batidas, pedregosas, passando por praias, portanto correndo em muita areia dura e fofa, pouca coisa de asfalto, corrida na água da Praia da Tartaruga que estava com a maré alta e muuuiiiitaaas pedras na costeira da Praia da Tartaruga, parte mais difícil do percurso, já que as pedras molhadas pela água do mar e da chuva se tornavam mais escorregadias e perigosas (escorregar nessas pedras resultaria em lesão OU cair no mar, finalizando esta parte da prova nadando! Mas a prova era de corrida e não de Duathlon! RS).

Após ter finalizado toda a costeira da Praia da Tartaruga, cheguei a pensar que havia superado todas as dificuldades da prova, mas para minha surpresa apareceu na minha frente minha última “piramba” e esta a mais perigosa por ser muito íngreme. Nesse momento, a subida era em fila indiana e a cada passada encaixava o pé numa espécie de degrau esculpido naturalmente, quase uma escalada, só que sem cordas e mosquetões, apenas agarrada no capim e raízes de plantas. Num determinado momento acabei soltando uma das mãos do mato em que estava agarrada e me desequilibrei caindo para o outro lado como uma jaca em cima do mato, onde fiquei por alguns momentos com uma crise de riso de toda a situação. Atrás de mim, só havia homens que ofereceram ajuda e gritavam “segura ela! Segura ela!”.  Gente, vocês não imaginam como esta parte foi perigosa! Se eu tivesse perdido totalmente o controle da situação e entrasse em pânico, teria caído para trás. Sabem aonde eu cairia né? Lá em baixo NAS PEDRAS DA PRAIA DA TARTARUGA!!!! E de quebra ainda faria um strike humano!

Portanto, a prova exigia muito treinamento técnico e psicológico diante de todos os obstáculos naturais presentes durante todo o percurso até então inexplorado, do começo ao fim da prova, mas que foram superados devidos aos muitos treinos de subida e descida com minha parceira Cacaia pelo Joá e pela Estrada Dona Castorina que nos leva até a Cachoeira, Vista Chinesa e Mesa do Imperador, incluindo um Trail Run com o Professor Dudu na Floresta da Tijuca, corrida na areia fofa (que passei a gostar só porque era para a Maratona de Búzios! RS) e muitos exercícios funcionais feitos na tenda como abdominais e pontes visando o fortalecimento muscular da região do core.

Quando a gente corre um percurso de média/longa distância, incluídas as dificuldades da prova, muitos pensamentos passam pela nossa cabeça. Como falei acima, lembrei-me das lições de descida do Thunder, da última trilha que fiz com o Professor Eduardo Gomez; lembrei-me do Roger Cardoso com as dicas para a subida “suba nas pontas dos pés como bailarina!”; também me lembrei das dicas do Professor Gabriel Pagani: “abdômen de pedra! Sorriso no rosto!”, e claro, lembrei-me do meu treinador dizendo “ Soca a bota!”

Com todo o treinamento e com todas essas dicas, bem como com toda a energia envolvida na prova, desde a organização, da torcida de amigos, dos atletas que a todo o momento, mesmo se conhecerem e de equipes diferentes, se mostravam solidários aos outros em momentos difíceis dizendo palavras de força, o resultado não poderia ser diferente: Eu e minha amiga Maria Clara Daniel conquistamos o 7º lugar na categoria Dupla Feminina concluindo a prova em 04:44:26!

Valeu Walter Tuche e toda Equipe de Professores pelos ensinamentos! Ao meu querido Thunder, meu maior incentivador, meus queridos amigos Maria Clara Daniel e Pedro Lorenzo Roncisvalle!

Nenhum comentário: