quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TREINAMENTO: PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Prof Rita Medeiros

                             tempo de brincar, descansar e treinar leve
 
Definição de Transição: “processo ou período de mudança de um estado ou condição para outro estado ou outra condição”
Como qualquer outro planejamento, o treinamento de um indivíduo, seja ele profissional ou amador, requer uma organização: um princípio, um meio e um fim, independente do desporto envolvido.
Nas mais  variadas escolas de treinamento desportivo e seus diferentes metodos organizacionais teremos todo o trabalho separado em ciclos de treinamento, ora chamados de ciclo:  olimpico, anual , semestral  e independendo da duracao de cada um ainda teremos seu macro, meso ou microciclos, onde cada um deles é responsavel pelo desenvolvimento de uma qualidade fisica ou variavel fisiologica prioritariamente.
Geralmente , o período de transicao ocorre no fim de uma temporada, e nem sempre coincidindo com a época do fim do ano, pois algumas temporadas ocorrem sem seguir o calendario corrente de janeiro a dezembro , ou onde o indivíduo descansa de uma fase estressante de treinos e competições. Essa fase ocorre normalmente, logo após à competição alvo.
Muitos pensam que somente os aspectos físicos devem ser levados em consideração nesta etapa, porem , Hann 1991, relata que o objetivo maior desta fase é a recuperacao do sistema nervoso central, decorrente da soma do estresse físico e mental ocorridos na temporada anterior.
Alguns atletas optam por não fazer nada durante esse período , ou reduzem abruptamente os treinos, causando, segundo Israel , 1972 , a sindrome do destreinamento  ou a síndrome de dependencia de exercicios , relatada por Kuipers e Keizer 1988.
Essas duas síndromes podem causar nos atletas alguns sintomas físicos , tias como:  insônia, dores de cabeça, distúrbios psíquicos, exaustão, tensão, distúrbios de humor, falta de apetite e depressão psicológica dentre outros
Diante disso, é importante que o atleta quebre um pouco sua rotina de treinos, aumentando o seu tempo de descanso e muitas vezes fazendo uma atividade física que não seja a sua atividade principal. É  importante neste período, que o individuo não esteja num estado totalmente inerte , de maneira que sua condicao física nao caia muito, mas que intensidades utilizadas em treinos intensos não sejam focadas.  Atividades recreativas são de bom gosto assim como coletivas , onde o atleta deverá buscar prazer na realização de uma seção de atividade física
É valioso durante esta etapa que o atleta recupere se física, mental e emocionalmente do trabalho intenso durante a preparação e as competições e estando preparado para o proximo ciclo de treinos (temporada). Exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento também são aconselháveis, assim como trabalhos de percepção corporal, para que o atleta mantenha a forma nesta época.

Nenhum comentário: