quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Escolhendo seu tênis

A corrida é um dos esportes mais praticados mundialmente e, a princípio, qualquer pessoa pode correr, certo?

Sim, se antes consultar um médico para saber sobre o estado geral da sua saúde e procurar a orientação de um profissional de Educação Física.

Além destes cuidados, a escolha do tênis é fundamental para uma boa performance e manutenção da sua saúde.

Mas como um tênis é constituído?

Um tênis é constituído por seis partes: cabedal, palmilha, entressola, solado, amarração e talão.

- O cabedal é a parte superior, o corpo do tênis incluindo a lingüeta e tem como função a proteção e o conforto do seu pé.

- A palmilha é responsável pelo posicionamento adequado do seu pé dentro do tênis.

- A entressola que garante a dispersão da forças decorrentes da pisada e o controle de movimentos, fica localizada entre o cabedal e o solado, sendo a parte onde se encontra os sistemas de amortecimento.

- O solado ou sola, é a parte do tênis que fica em contato direto com o solo e garante estabilidade e a tração necessária durante a pisada.

- O sistema de amarração é a estrutura formada pelo cadarço e os passantes, fundamental para a firmeza do seu pé dentro do tênis. No caso dos tênis de corrida são utilizados cadarços mais finos e passantes na forma de furos que se concentram na área de maior mobilidade durante a corrida - a lingüeta, para que garantam firmeza sem aperto.

- Por último, está o talão, a estrutura que sustenta o calcanhar e posiciona o tornozelo corretamente dentro do tênis e deve apresentar um reforço especial para assegurar uma passada mais firme.

Lembre-se de que o tênis tem a função de dispersar as forças decorrentes da pisada - amortecer o impacto - e estabilizar os movimentos, evitando a pronação - virada para 'dentro' ou a supinação - virada para 'fora'.

Deve respeitar a morfologia do seu pé e o padrão da sua pisada, além de ser adequado ao tipo de treino ou prova - tempo, solo, distância - no(a) qual você irá usá-lo.

Por falar em tipo de pisada, você sabe qual é a sua?

Existem três tipos de pisada: a pronada, a neutra e a supinada.
Fonte: Pé Sem Dor
A pisada pronada, para 'dentro', acontece quando seu pé, assim que toca o chão, apóia-se no seu lado mais interno e contorciona para dentro, utilizando o hálux - 'dedão do pé', para ganhar impulso.

Modelos: Nike LunarGlide+ 5, Asics Gel Kayano, Mizuno Wave Nirvana.

Já a pisada neutra é quando toda seu pé toca o chão apoiando o lado externo e se movendo levemente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do hálux, no movimento final de impulsão.

Modelos: Nike Pegasus, Mizuno Wave Creation, Asics GT 2160, Asics Gel Cumulus 13, Adidas Adios 2.0, Adidas Boston.

Finalmente, na pisada supinada, para 'fora', seu pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o lado mais externo, ganhando impulso no quinto pododáctilo, vulgo 'dedilho'.

Modelos: Asics Gel-Nimbus, Adidas Supernova Glide, Nike Vomero.



Existem vários modelos de tênis de corrida indicados de acordo com a flexibilidade do arco plantar, para cada tipo de pisada, de treino ou de prova.

Sem contar os tênis minimalistas, com muito menos controle de movimento, visando a simulação de uma corrida descalço, como: Adidas AdiPure,  Asics Gel Blur 33, Saucony Kinvara, Nike Free Run, entre outros.

Cabe a você escolher a marca e o modelo que mais se adequa a suas necessidades. O importante é experimentar, sempre que for possível, com meias que geralmente utiliza durante suas corridas e levar em conta o espaço na biqueira necessário para o movimento de seus dedos, bem como o perfeito ajuste no seu pé.

Divirta-se sempre e bons treinos.

Nenhum comentário: