quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Propriocepção


O que é propriocepção?

É a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.

Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.

Existe uma teoria chamada "Inteligência Corporal Cinestésica", que é a Teoria das Múltiplas Inteligências, e se dá origem nas habilidades que atletas e artistas, especialmente dançarinos, desenvolvem para a coordenação desejada de movimentos precisos necessários para a execução de sua técnicas.


O treinamento árduo e a participação desportiva, sempre vem acompanhado do risco de lesões. Lesões estas que podem causar instabilidade articular e muscular, até chegar às limitações.

Existe muita evidência de que o treino proprioceptivo reduz a incidência de algumas lesões de joelho e tornozelo. 

No campo da reabilitação funcional, a progressão para a atividade desportiva é essencial para um regresso saudável e completo. Neste sentido, a reeducação proprioceptiva contribui muito para a perda de medo no retorno ao trabalho, bem como às atividades desportivas. 

Os programas de treinamento podem e devem ser realizados, levando-se em conta as alterações nas variáveis proprioceptivas, uma vez que é uma qualidade com alto índice de treinabilidade.


Trazendo esta teoria para o lado prático de nosso cotidiano, ou seja, dentro do treinamento da Assessoria WT, observamos que os exercícios referidos acima, aplicados nas tendas, são de suma importância para o ótimo rendimento e prevenção de possíveis lesões.

Estes exercícios, praticados rotineiramente, serão importantíssimos para um bom equilíbrio muscular e reconhecimento dos movimentos durante:
  • a CORRIDA, na percepção da inclinação correta do tronco e cabeça, elevação dos joelhos e movimentação dos tornozelos; 
  • o CICLISMO, percebendo o posicionamento dos pés no movimento do giro, na flexão do tronco, na posição dos braços e na contração isométrica do abdome; 
  • a NATAÇÃO, na posição de encaixe dos quadris, flutuação e movimentação da cabeça no momento da respiração, por exemplo. 

Está esperando o quê? Bora lá treinar na tenda da ASSESSORIA WALTER TUCHE.

Horários das tendas:
Barra da Tijuca
2as - 07:00 as 09:00, 4as e 6as - 06:30 as 09:00
Lagoa
3as e 5as - 6:00 as 9:00 e 18:30 as 20:30

Autora:
Professora Rita Medeiros
Atividades e horários:
Ciclismo 3as e 5as na Barra
1a turma: 5:00 as 6:30
2a turma (no Alphaville): 6:30 as 7:30
nos 2os e 4os sábados de cada mês
Aulas de personal de bike e e de corrida

Nenhum comentário: