sexta-feira, 29 de julho de 2011

TREINO DE SABADO

CICLISMO: 7HS NO QUEBRA MAR ( no final da praia da barra) : 40km + alto + cristo + vale

Nosso aluno Duda Vieira, convida um pedal para comemorar o aniversario dele amanha. Encontro as 8hs na padaria da esquina da rua alice com rua das laranjeiras.

TRIATHLON: 6:05 na loja. levar , roupa para natacao ( sunga, maio , oculos e roupa de borracha)
saida da loja as 6:15 em ponto em direcao ao quebra mar. Natacao 600m + pedal 70km na barra (4 voltas no circuito - infobarra/ barra bali ) e pedalam ate a loja + corrida 2 a 4 a subidas no joá.
natacao e pedal para todos TRI. Short na corrida joa 1x; olimpico na corrida joa 2x; Iron e meio - 3 a 4x

SOMENTE HAVERA A NATAÇÃO SE O MAR ESTIVER EM CONDIÇÕES

sábado, 23 de julho de 2011

TREINO DE DOMINGO

CICLISMO e TRIATHLON: 7:15 NA ACADEMIA DA PRAIA OU AS 8:15 HS NA SEC XX

quem sair da academia da praia , dá um giro na barra e sobe ate o postinho do alto. quem sair da zs, vai direto ao postinho. DESTINO: cristo, floresta e vale

TRIATHLON: giro da barra de 80km + 60 min de corrida na calçada ou 45 na areia fofa

CORRIDA: 9hs no postinho do alto: 60 min em direçâo as paineiras

ate amanha

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TREINO DO FIM DE SEMANA

Neste fim de semana, no domingo haverá a modalidade Triathlon nos jogos mundiais militares no posto 6 em copa. Em função disso o aquário será adiado para a semana seguinte.

Treino de amanha:

NA ESTRADA 80km + 20 min de corrida, se não estiver quente. saída as 7:30 do forza na magé (corrida somente para os triatletas)

NA BARRA 7:05 saindo da loja. Os triatletas deverão levar tenis.

ATLETAS DO XTERRA E MTB - observar o post abaixo do treino com o Prof Eduardo

FIM DE SEMANA - TREINO DO X TERRA

BIG BIKER TAUBATÉ


por Antenor Veiga


Ano passado não corri nenhuma etapa do Bigbiker , e desde 2009 não corria uma prova de mais de 2:30 h de duração,este ano depois da insistência do Ney Marinho e do Guilherme Figueiredo resolvi ir com eles,com a boa companhia e o bom papo a viagem foi rápida e prazerosa.

Chegamos em Taubaté no sábado a tarde,foi pegar o numeral jantar e dormir,o que para mim foi difícil pois tive uma indisposição estomacal e dormi muito pouco.Chegamos tarde para a largada e o Ney esqueceu o Camelback dele no hotel.

Como estava quente ele conseguiu comprar um novo e fomos alinhar para a largada, já era tarde largamos muito atrás o que fez com que tivéssemos que fazer um esforço extra para ultrapassar uns 500 ciclistas ate nos colocarmos no grupo do nosso ritmo,o que era fundamental para pegarmos o pelotão certo pois a prova tinha muito plano, e era imperativo pegar a roda de um grupo no mínimo do seu nível.

O Guilherme colocou um ritmo forte e constante desde o inicio eu logo perdi ele de vista,ele fez uma bela prova pegou a roda de um grupo de elite e ganhou na sua categoria,perto do final da primeira subida eu peguei o Ney que estava com muita dor nas costas e era obrigado a pedalar em pe para aliviar a lombar. Minha lombar também doeu mas foi administrável e não me atrapalhou,depois do apoio o Ney chegou em mim novamente,o que foi muito bom pois puxamos um ao outro, nos colocamos em um pelotão bastante animado mas com mais três ciclistas da mesma categoria do Ney.

Por não conhecer a chegada o Ney perdeu o podium por poucos segundos e apesar da dor nas costas também fez uma bela prova.

Perdi o segundo lugar também por poucos segundos,não vi que o Larry estava tão perto pois se tivesse percebido teria forçado um pouco mais.

Foi bastante divertido mas continuo gostando mais das provas XC que tem um disputa direta e constante com os outros ciclistas.

Abs

Antenor

Estiveram presentes nesta prova, Claudio K, Marcelo Morgado, Eduardo Facó e Prof Eduardo Werneck



domingo, 17 de julho de 2011

ISSOIRE - SAIN´T FLOUR - 209KM

Acordamos as 4:45 da manha, como já dizia a previsão do tempo, chuva e frio durante o dia. Saímos do hotel as 5 da manha debaixo de uma leve garoa e chagamos no ponto para a largada às 5:50. Arrumamos tudo e nos deslocamos para a baia em cada um ficaria. Nesta hora já caía uma leve chuva e uma brisa.

Usando um casaco corta vento, um casaco de chuva corta vento, luva e botas de neoprene (compradas providencialmente na vépera) aguardava o hoarário da largada. Meu número largou por vota das 7:15 e já debaixo de chuva.

Os primeiros 30kms foram normais e calmos e um pelote mega , cerca de 200 pessoas , a uma velocidade entre 35 e 38km/h, rodando em um local onde um rio nos acompanhava a todo tempo. Dos 30 aos 40 kms, uma subida com média de 8% e a chuva nao parava. Logo após esta subida, um descampado de cerca de 29km, com subidas e descidas leves, e um vento absurdo " do contra " (me fez lembrar o iron de 2005) e uma chuva forte. A temperatura aquela hora beirava os 5 graus e incrementados pela chuva e vento, nos dava uma sensação térmica de menos 10 graus. Tudo gelava, congelava, conseguindo apenas comer gels que estavam na coxa e para comer um pão tiver que parar a bike e tirar as luvas. Cápsulas de sal? não conseguia abrir o saco onde estavam. No km 70, estava com 3 hs de prova e completamente congelado. Do km 25 ao 70, já viámos pessoas com numeral baixo (largaram anteriomente) voltando e uma turma entrando nas casas e carros daqueles que estavam assistindo a prova, pedindo algo ou um ambiente quente.

Neste km 70, havia um feed station e pensei em passar direto, pois tínhamos nosso abastecimento próprio no Km 95. porém queria demais um café quente. Parei entrei numa padaria e já começava a ver uma série de abandonos com cerca de 800 bikes encostadas. Na padaria, o dono, nos levou (sim éramos uma galera) para a garagem da sua casa, no serviu café , pão , frutas , pães e fiquei sentado por uns 15 min, tendo colocada um casaco que estava pendurado na garagem e coberto minhas pernas com um pano qualquer.

Fiquei até esquentar um pouco, quando entrou na garagem um ciclista de Brasília que tambem foi no grupo da kamel Turismo, Fabrício, completamente congelado e perguntando se eu iria continuar.

Falei que sim, enchi meu peito de jornal e quando saí , congelei de novo e via no horizonte o vento e a chuva começando. Ainda iria encarar 4 montanhas e suas descidas e resolvi parar. Optei pela minha saúde. Nunca passei uma situação de desconforto e frio tão grande, a razão suplantou a paixão e a vontade, mas simplesmente não dava.

Conversando com um conhecido de João Pessoa, ele comentou que os primeiros atletas pegaram inclusive chuva de granizo.

Não é do meu feitio, parar, desistir ou me dar por vencido, mas desta vez não deu, está doendo até agora, mas presei pela vida.

A organização da prova, no Km 100, com quase 4:30hs de prova, não deixava ninguem mais passar e só autorizavam o ciclitas que quisesem por sua conta e risco. Ainda fizeram uma nova barreira na estrada no km 130 e interromeperam a estrada.

Dos cerca de 7mil que largaram, menos de 1600 chegaram, sendo que dos nossos alunos, Eric Cruz (de juiz de fora), Roberto Pontes e Laerte Mazza , completaram a prova. Raphael , tambem de Juiz de Fora, foi retirado da prova no km 165 e impossibiltado de ir pelo trajeto normal para a cidade da chegada, pedalou mais 30 km em uma estrada alternativa.

Parabéns a todos que venceram esta batalha e mais uma vez obrigado pela confiança em nosso trabalho.

Conversando com o Beto Pontes, ele relatou que um conhecido o disse que o hospital estava lotado de atendimentos por hiportermia.

Creio que a organização da prova, por motivos de segurança, precisou terminar a prova antes para alguns.

Saio daqui a duas horas daqui vontando para casa. O gosto está um bocado amargo, mas creio que também temos e devemos aprender e conviver com nossas tomadas de decisão. Não somos feitos de vitórias, mas de derrotas , se podemos dizer assim, que nos tornam mais fortes e inteligentes.

Que venha o ano que vem, e virei aqui também para fazer esta etapa, mesmo que sozinho !!

Walter Tuche

BIG BIKER TAUBATÉ


Terceira Etapa do Big Biker
Exelente Prova e exelentes resultados
Categorias Sport, Antenor, Ney marinho, Eu.
Na Pro, em Dupla Cláudio Kligerman e marcelo morgado.
Parabéns À todos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

7o dia na França

Aproxima-se o segundo ato do Le Etape du Tour, com uma prova de 208km e previsão de chuva e temperatura entre 10 e 20 graus. Vamos torcer para não chover!!!!



 
Estamos na cidade de Clermont Ferrand, uma bela cidade rodeada por vários vulcões. Passeamos pela manha pelo centro da cidade com destaque para uma Catedral de Notre Dame de l´Assomption , construção gótica, de pedras pretas vulcanicas iniciada em 1248 e sómente terminada em 1902.  A nave central da Igreja é impressionantemente alta e os vitrôs muito bonitos.






No início da tarde partimos para um treino de ciclismo de aproximadamente 70km, onde subimos até a base de um vulcão com 1078m de altitude. Por ter sido feriado ontem , dia da queda da Bastilha, o Francês provavelmente emendou o feriado e a montanha estava cheia de pessoas para o lazer. O número de trilhas nesse percurso é impressionante assim como os praticantes de caminhada nas trilhas.




Após cerca de 40 kms de altos e baixos , pudemos descer por cerca de 30km na montanha e desfrutar a paisagem.
















Esperamos ve-los aqui no ano que vem.

Bons Treinos e bom fim de semana

Pedalem com cuidado, não rodem na estrada em pelotões grandes e estejam atentos na hidratação e alimentação.

Aos que forem particpar de provas neste fim de semana, estejam certos que treinaram para VENCER grandiosamente seu desafio. Tomem apenas , cuidado. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

6o dia na França

A galera acordou cedo e deu um giro de 2hs pela manha. Acabei arrumando minhas coisas e resolvendo algumas questoes no computador, afinal de contas o trabalho nao para nunca.

Após o almoço, crepe com salada, fizemos o transfer de Chambery para Clemont - Ferrand, passando antes por Lyon e pegar mais uns atletas do nosso programa junto a Kamel Turismo.

Chegamos no final do dia ao Novotel desta cidade onde jantamos e juntamos todo o grupo para a segunda etapa. Durante nosso translado, vimos no DVD do onibus a etapa de domingo de 210km, onde teremos cerca de 4 montanhas, mas nenhuma com dificuldade grande (apenas uns trechos breves de 14%) , mas ainda assim uma prova de kilometragem alta.

A previsão do tempo é de um dia chuvoso com temperatura entre 10 e 20 graus. Sol na sexta, no sadado e na segunda.

Amanha teremos as 13hs um treino de 70km e no sabado pela manha a retirada dos kits para a prova.(http://www.letapedutour.com/) .

ate amanha, bons treinos VAMO COM TUDO!!!

AOS QUE FOREM PARTICIPAR DE SUAS PROVAS NO FIM DE SEMANA, BOA SORTE

quarta-feira, 13 de julho de 2011

4A FEIRA NA FRANÇA

Haviamos programado um pedal hoje de 73km com uma subida categoria 1 , quer iria a 1200m de altitude, porem São Pedro nos aprontou uma peça. Ontem a noite um vento forte tomou conta da cidade de Chambery e a chuva se fez presente.

Sendo assim, nada melhor que dormir mais um pouco e mesmo com chuva passear pela cidade. Acabamos no hall de hotel, eu , laerte, veronica, marcia e helena vendo o tour ao vivo e comendo queijos e vinhos nacionais.

Um bom dia de descanso e amanha antes de sairmos para Clemont - Ferrand, ainda rola um pedal de 90 min.

Embarcam hoje para a Italia, Danielle, Feliciano, Lauro, Marcio e Muricy que irao se encontar a Moçamba, Antonio Marcelo, Paulo de Biasi, Fatima e Edu para o Granfondo Pinarello.

BOA PROVA À TODOS

Bom treino a todos e recomendo a leitura do texto abaixo postado pelo Prof Raphael.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Melhore seu desempenho nas corridas!

Muitos dos senhores nos perguntam o porque dos exercicios de corrida, pliometria e areia, este artigo mostra com clareza os beneficios dos treinamentos.

Treinamento de endurance faz com que o corredor melhore o tempo na distância de sua prova. Além disso, melhora o VO2 máximo, que por sua vez aumenta o limiar de lactato, desenvolve a resistência cardiovascular, aumenta a capacidade de armazenar glicogênio muscular e torna mais eficiente a queima de gordura como combustível. Mas há algumas fases muito importantes dentro do treinamento de resistência que é necessário uma ajuda ëxtra” para se desenvolver o atleta: na produção de energia e na economia de corrida.

A economia de corrida é uma medida de eficiência. Se o atleta é capaz de correr mais rápido em menos tempo ( ou seja, usando assim menos energia), a economia de corrida é grande. A potência na corrida é um termo que descreve a capacidade do atleta de produzir energia quando está correndo no limite da capacidade aeróbica máxima.

A corrida de longa distância requer um alto nível de capacidade aeróbica ou VO2 máximo. VO2 max é uma medida da quantidade de oxigénio que o corpo é capaz de processar. Teoricamente um maior VO2 max se traduz em uma performance maior na corrida. Um grande valor de VO2 max projeta um maior potencial de desempenho, mas há um outro marcador muito mais preciso: o vVO2 max (velocidade no VO2 max). vVO2 max leva a capacidade de economia e a potência na corrida em consideração, assim como seu VO2 máximo. Economia e potência na corrida são importantes porque permitem que o atleta corra “mais fácil” – usando menos energia. Se dois atletas idênticos, com os mesmos níveis de VO2 max forem competir um contra o outro, o corredor com maiores níveis de economia de corrida e potência vai ganhar porque ele é capaz de correr de forma mais eficiente.

Assim, como é possível melhorar a economia de corrida? Treinamento em alta intensidade é sempre uma boa maneira de melhorar a eficiência de corrida, mas há outro método que pode ser usado: treinamento de força explosiva!

Uma dos métodos de treinar força explosiva é a pliometria que se utiliza de exercícios balísticos de alta intensidade, principalmente com o uso do peso corporal ou de pequenas cargas cargas moderadas. A pliometria pode melhorar a a economia e potência de corrida pois trabalha na melhora do CAE (ciclo alongamento-encurtamento) e na resposta do reflexo de estiramento dos músculos, aumentando a elasticidade dos mesmos e a capacidade neuromuscular (agindo assim no sistema nervoso central).

Um estudo realizado no Instituto de Pesquisa de Esportes Olímpicos na Finlândia apurou o impacto do treinamento de força explosiva no tempo de corrida de 5Km. (1)

A pesquisa estudou 22 atletas de elite masculinos de cross-country. Um grupo de 10 atletas (grupo controle) substituiu 3% de suas horas de treinamento de fundo por treinamento de força explosiva. O outro grupo de 12 atletas (grupo experimental) substituiu 32% do seu tempo de treinamento. As sessões de treinamento de força explosiva duravam entre 15 e 90 minutos. Os exercícios eram compostos de sprints explosivos e de exercícios pliométricos com saltos.

Antes do início do estudo o tempo nos 5km e o Vmart (velocidade atingida durante um teste de corrida aeróbica máxima) dos dois grupos foram praticamente idênticos. Após 9 semanas de treinamento, o grupo controle não mostrou melhora significativa no resultado dos testes, enquanto o grupo experimental apresentou melhora significativa no tempo do 5km e aumento do Vmart.

Os pesquisadores concluíram que o treinamento de resistência combinada com treinamento de força explosiva vai melhorar o desempenho na corrida devido a mudanças positivas neuromusculares que resultam numa maior economia e potência de corrida. Para mais informações sobre o treinamento de força explosiva, veja os artigos postados no site sobre treinamento pliométrico!

Referências:

(1) http://jap.physiology.org/content/86/5/1527.long -> Leena Paavolainen, Keijo Hakkinen, Ismo Hamalainen, Ari Nummela, Heikki Rusko, KIHU-Instituto de Pesquisa de Esportes Olímpicos e Neuromuscular Research Center e do Departamento de Biologia da Atividade Física, da Universidade de Jyvaskyla.

Fonte: http://www.treinamentoesportivo.com/index.php/resistencia/melhore-o-desempenho-na-corrida-de-fundo-com-treino-de-forca-explosiva/

DIA DE DESCANSO

Mais um dia por aqui. Algumas pessoas ja deixaram o grupo e outras estarãp chegando na proxima quinta feira para a proxima etapa de cerca de 210km. nõa será como a etape de segunda feira com altas montanhas, mas igualmente dura, pela distância, asssim como pela temperatura que já começa a aumentar.

 
Tivemos o dia hoje de folga, bom sono, bom café da manha e parttimos para Annency, local onde foti realizado uma das etapas de contra relogio do Tour de 2009. Eu, Marcia, Veronica , Laerte e Franco (cliente da Kamel que veio conosco prlo segundo ano seguido e um ótimo sujeito).

Cerca de 40 min de viagem guiados por nosso GPS com sotaque em portugues ( de fato uma portuguesa) e chegamos a um lugar realmente digno de qualquer cartao postal. Nesta hora o Laerte fez uma observação pra lá de interessante " nós brasileiros sempre falamos de nossas belezas naturais inigualáveis, mas vendo isso aqui, um lago enorme, de água cristalina, cercado por altas montanhas, jardins limpos e cuidados e de quebra um povo educado, não dá pra se vangloriar tanto" . Diria a voces que são belezas "diferentes" , mas sem dúvida aqui é muito bonito mesmo.

A cidade super organizada e cerxada de canais por todos os lados.

Sem dúvida um lugar a ser inserido num passeio a França.

Para amanha, 73km de pedal com três montanhas, sendo uma de categoria 1. ( e eu querendo descansar!!!!)


segunda-feira, 11 de julho de 2011

LE ETAPE DU TOUR ACT 1

Fizemos hoje o Act 1 do Le Etape 2011, Modane Alpe d´Huez com 109 km segundo a organização mas no GPS de todos 114,5km.



Largamos as 7 da manha, numa largade em ondas ja que os ciclistas são seprados em "baias" conforme o numeral de cada um. cada "baia" larga com uma defasagem de 15 min afim de nao haver gargalos em alguns pontos da prova e evitar-se alguns tumultos ocorridos anteriormente. Os números mais baixos são para os atletas de elite e para aqueles que se inscrevem antecipadamente.

Os primeiros 20km de prova eram neste ano numa descida suave e vencemos esta etapa com media de 42km/h ate encontrar a base do Col de Telegraphe, primeira montanha do dia com cerca de 12,5km de extensão e o gradiente de altitude variando de 6 a 8% (juro que eu gostaria de saber quem mede isso e poem nos sites, nunca retrata o que é, e sempre pra menos). mesmo assim uma subida bem rolada , e em funçao da hora da manha e temperatura no inicio da prova (13 graus) bem agradável.


Após o topo, descemos por cerca de 3,5km para encararmos a primeira montanha Hours Concours do dia, o Col de Galibier. Iniciando na cidade de Valoire, com 1200m de variação de altimetria e 18,5km de distancia, a montanha é bem difícil. Nos sites que demonstram altimetrias a media é de 7% , mas meu GPS nao saia de 9 a 11% quase em hora nenhuma.

Os ultimos kms dessa montanha sao bem dificeis e no topo pode - se ver todo o vale dos dois lados. Na subida, a inpressao é que o topo nunca chega , mas cada vez fica-se mais distante do solo. Essa subida lembra em alguns casos o Col do Tourmalet do ano passado, onde voce nao para de pedalar, de subir e nunca chega.


Iniciamos um descida de nada menos que 38km , sendo as primeiras curvas de assombrar, onde qualquer erro te leva ao abismo. É impressionante como essa galera desce alucinada e após cerca de 6km, um pneu de um ciclista estourou atras de mim e so ouvimos o barulho de bicicleta roendo  solo.


Continuei descendo , agora mas cauteloso e as costas na descida doíam muito. Alguns tuneis escuros e umidos, ciclsitas kamikazes descendo e uma paisagem muito bonita com direito a uma represa no meio de um vale compunham o cenário.


Após a descida, 4 a 5km de plano e finalmente a terceira montanha, també Hours Concours, o lendário Alpe d`Huez. Sao 14,4 km de distancia e ascenção de 1200m. Após 2km com subidas entre 11 e 13 graus , entra-se num cicuito em "S", onde cada curva é numerada de 20 até 1. O curioso é que nas curvas a inclinação é de 3 a 4 graus, mas entre as curvas , uma reta de aproximadamente 500m , com inclinação de 10 a 12 graus, ou seja , é bem difícil a subida.

O penúltimo kilometro tem cerca de 13% de inclinacao e no ultimo 3,5 , ou seja, o último suspiro é bem tranquilo.


Ao final da prova, mais uma vez a percepção de mais uma tarefa cumprida.


A todos que torceram , nosso muito obrigado e a todos que estiveram aqui, parabéns:
renata saboya, luiz augusto, laerte mazza, veronica madureira, helena venceslau, leonardo aranha,, fernando martins, maria de fatima, ricardo penna, marcelo penna, kiko penna, fabio leal, miguel lasalvia, tete, antonio marcelo e nossos amigos beto pitiglianni, baldan, izabel e edu osorio.


Obrigado a Kamel Turismo e todos os clientes que estiveram aqui e tornaram esse sonho possível mais uma vez.

Domingo que vem tem mais e em 2012 também




 



domingo, 10 de julho de 2011

TERCEIRO DIA NA FRANÇA

Chegamos ao terceiro dia da França. Acordamos mais tarde e fomos a Vila do Le Etape, em Val Frejus, na cidade de Modane, fronteira com a Itália pegar os kits. Para quem gosta e tem di$po$ição,  uma verdadeira loja de brinquedos para adultos. Specialized, look, cannyon, mavic, garmim, trek, la pierre e varias outras marcas expoem seu produtos e vende-se de tudo.



A organizacao oferece ao participante uma entrega de kits organizada e rapida, sendo que neste ano tivemos que estacionar os veículos contratados pela Kamel Turismo a cerca de 6kms da vila e através de veículos da organização chegavamos ao local.

Durante estes dias, alguns passageiros nossos, que tiveram a sua bagagem extraviada puderam se sentir aliviados. Chegaram as bagagens e principalmente as biclicletas ( faltavam 3). Os guias locais, incansavelmente ligavam para as cias aéreas e transportadoras buscando um atitude deles.

Uma das bikes chegou com a gancheira quebrada, mas o expositor da Look, se prontificou a trocar a mesma no final do dia e deixar a bike no hotel a noite por volta das 23hs.

Dentro de poucos minutos sairemos para o jantar e ja deixaremos tudo pronto para sair do hotel as 4:15 da manha e começarmos nossos 109km com 3 montanhas.

aguardo-os em 2012!!!

sábado, 9 de julho de 2011

LE ETAPE 2011 - dias 1 e 2

Chegamos ontem em Chambery. Apos o voo via Lisboa e Genebra, 1h de onibus vendo a etape que faremos no vídeo e enfim no hotel.

Neste terceiro ano seguido, com a Kamel Turismo nesta tarefa de anualmente trazer ciclistas Brasileiros para fazer essa prova e realizar o sonho de pedalar nos caminhos do Tour de France, todos chegaram bem e o serviço contratado aqui da La Fuga, nos recebeu. Jerry, um canadense radicado na europa e Carolina, ex ciclista profissional estao conosco a todo momento.

Apos um breve descanso, uma volta a pé pela cidade e nosso jantar. Chambery é uma bela cidade, cercada por varias montanhas e durante o dia a temperatura esta super agradável. Uma parte da cidade, chamada de "centro antigo" tem constucoes bem antigas, ruas de pedra, mas com todo charme.

Chegamos no hotel e todos na maior fissura pra ver e montar as bikes, resultado, acabamos nós mesmos as montando durante o maior papo com a turma. Dos nossos alunos presentes ate o momento e conosco no hotel, Laerte, Renata Saboya, Helena e Veronica, mas outros ainda estao por vir.

No segundo dia, acordamos por volta das 9 da manha ( fiquei ate com dor de cabeça de dormir 9 horas). Fomos a um farto cafe da manha no hotel e saímos pra dar uam breve pedalada procurando uma loja de bike (que nao achamos).

Apos o almoço , crepe de salmao e salada verde, num restaurante , nao para gringos, comemos super bem.

As 14:30, enfim, fomo pedalar. Foram 2 horas de pedal, em cerca de 35km , mas com uma subida pra la de agradavel com 500m de desnivel. Os caras locais nao tem como nao pedalar bem. só tem montanha em volta.

A temperatura na montanha estava agradavel , mas na descida um frio leve.

Seguem algumas fotos de hoje.

Espero ve-los aqui em 2012.






sexta-feira, 8 de julho de 2011

TREINAMENTO DE ADVERSIDADES

Durante todos esses anos treinamos nossos atletas com metodos de treinamento, buscando de cada um o melhor da sua performance. Sao treinos contínuos, intervalados, longos, curtos, fortes, fracos ou uma enorme variedade de combinações que os fazem mais fortes.

Geralmente escutamos dos nossos alunos e atletas , algumas considerações e ajustamos os treinos, nao só pelo aspecto meramente físico, mas consideramos em algumas vezes a ludicidade daquela dada seção. É muito importante estar junto, sem o rigor de uma seção de treinos e simplesmente rir.

Porem, quando pensamos na estratégia do treinamento esportivo, na elaboração da sua sequencia de treinos, devemos pensar que uma das questões a considerar, nao como regra, mas em uma boa parcela do seu treinamento, sao as adversidades.

quem gosta de sair para correr na chuva e vento?
pedalar no frio?
acordar de madrugada?
nadar com o mar mexido?
fazer um treino sozinho?
treinar desconfortável?
estar com o grupo, mas ter que ficar muitas vezes calado?
fazer muita força?
ficar horas treinando?
pedalar contra o vento? ......

Todas essas questões relatadas acima, quando vencidas, torna-mos mais fortes. Sem dúvida a cada etapa dessa que vence voce, alem dos aspectos físicos melhores, tem uma vitória pessoal.

Quem, após um treino duro , numa condição dessas, não se sentiu realizado, DEVER CUMPRIDO e tem vontade de anunciar ao mundo aquela sua batalha vencida, contra a preguiça , o tédio, o frio, o calor exagerado, o vento " do contra" e todas as coisas que nos atrapalham.

Desta forma, não há frio, calor, vento, chuva (se nao incorrer em insegurança). tédio, solidão, preguiça, sono, cama quente, solidão que nos vao impedir de treinar e vencer, lembrando que a prova é a aplicação prática do nosso dia a dia.

Portanto, VAMO COM TUDO!!!!

sábado, 2 de julho de 2011


Equipe Water Tuche off road
Exelente treino hoje de transição, específico para a prova do Xterra de Angra
Três séries de 6km de montain bike e trê km de Trail run.
O grupo entrosdado como sempre e o dia espetacular.
Parabéns a galera que participou.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FIM DE SEMANA

ciclismo sabado:
BR 040 AS 7:30 NO BRASAO - 160KM para o le etape e para  o granfondo
ciclismo : 140km

na barra: 6:45 na loja

quer for de TT 90 km + JOÁ CORRENDO
ciclismo: 60km + alto e cristo

para os alunos do le etape e granfondo: ciclismo + desce o alto em direcao a tijuca 4km, volta e vai na floresta e vale , apos o cristo

BONS TREINOS