segunda-feira, 11 de julho de 2011

LE ETAPE DU TOUR ACT 1

Fizemos hoje o Act 1 do Le Etape 2011, Modane Alpe d´Huez com 109 km segundo a organização mas no GPS de todos 114,5km.



Largamos as 7 da manha, numa largade em ondas ja que os ciclistas são seprados em "baias" conforme o numeral de cada um. cada "baia" larga com uma defasagem de 15 min afim de nao haver gargalos em alguns pontos da prova e evitar-se alguns tumultos ocorridos anteriormente. Os números mais baixos são para os atletas de elite e para aqueles que se inscrevem antecipadamente.

Os primeiros 20km de prova eram neste ano numa descida suave e vencemos esta etapa com media de 42km/h ate encontrar a base do Col de Telegraphe, primeira montanha do dia com cerca de 12,5km de extensão e o gradiente de altitude variando de 6 a 8% (juro que eu gostaria de saber quem mede isso e poem nos sites, nunca retrata o que é, e sempre pra menos). mesmo assim uma subida bem rolada , e em funçao da hora da manha e temperatura no inicio da prova (13 graus) bem agradável.


Após o topo, descemos por cerca de 3,5km para encararmos a primeira montanha Hours Concours do dia, o Col de Galibier. Iniciando na cidade de Valoire, com 1200m de variação de altimetria e 18,5km de distancia, a montanha é bem difícil. Nos sites que demonstram altimetrias a media é de 7% , mas meu GPS nao saia de 9 a 11% quase em hora nenhuma.

Os ultimos kms dessa montanha sao bem dificeis e no topo pode - se ver todo o vale dos dois lados. Na subida, a inpressao é que o topo nunca chega , mas cada vez fica-se mais distante do solo. Essa subida lembra em alguns casos o Col do Tourmalet do ano passado, onde voce nao para de pedalar, de subir e nunca chega.


Iniciamos um descida de nada menos que 38km , sendo as primeiras curvas de assombrar, onde qualquer erro te leva ao abismo. É impressionante como essa galera desce alucinada e após cerca de 6km, um pneu de um ciclista estourou atras de mim e so ouvimos o barulho de bicicleta roendo  solo.


Continuei descendo , agora mas cauteloso e as costas na descida doíam muito. Alguns tuneis escuros e umidos, ciclsitas kamikazes descendo e uma paisagem muito bonita com direito a uma represa no meio de um vale compunham o cenário.


Após a descida, 4 a 5km de plano e finalmente a terceira montanha, també Hours Concours, o lendário Alpe d`Huez. Sao 14,4 km de distancia e ascenção de 1200m. Após 2km com subidas entre 11 e 13 graus , entra-se num cicuito em "S", onde cada curva é numerada de 20 até 1. O curioso é que nas curvas a inclinação é de 3 a 4 graus, mas entre as curvas , uma reta de aproximadamente 500m , com inclinação de 10 a 12 graus, ou seja , é bem difícil a subida.

O penúltimo kilometro tem cerca de 13% de inclinacao e no ultimo 3,5 , ou seja, o último suspiro é bem tranquilo.


Ao final da prova, mais uma vez a percepção de mais uma tarefa cumprida.


A todos que torceram , nosso muito obrigado e a todos que estiveram aqui, parabéns:
renata saboya, luiz augusto, laerte mazza, veronica madureira, helena venceslau, leonardo aranha,, fernando martins, maria de fatima, ricardo penna, marcelo penna, kiko penna, fabio leal, miguel lasalvia, tete, antonio marcelo e nossos amigos beto pitiglianni, baldan, izabel e edu osorio.


Obrigado a Kamel Turismo e todos os clientes que estiveram aqui e tornaram esse sonho possível mais uma vez.

Domingo que vem tem mais e em 2012 também




 



Nenhum comentário: