segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Golden Leaf Half Marathon (Meia Maratona Snowmass > Aspen)

No dia 24 de setembro de 2011, fui fazer a Meia Maratona de Snowmass, no Colorado (EUA).

Mais uma lição aprendida: não subestime nenhuma prova!!!

Porque isso? Ora, porque simplesmente não vale a pena!

Encare cada prova como a mais dura que você já fez na sua vida. O resultado desse pensamento será sempre positivo pois as chances de sucesso (cada um com a sua meta) só irão aumentar!

Estou dizendo isso porque comecei e minha "longa carreira" de atleta este ano. Nunca tinha feito nenhuma prova de qualquer tipo e comecei a treinar com a Equipe Walter Tuche no dia 02 de maio de 2011.

Comecei para "ver qual era" e gostei da brincadeira. Essa tal de endorfina realmente vicia!

No meu calendário de provas coloquei a Meia Maratona da Asics, edição Rio de Janeiro.

Naquela época, eu não sabia nem se conseguiria correr 21km no asfalto direto. O resultado foi que eu não só consegui como consegui fazer um tempo que me agradou.

É aí que começa o "problema" ao qual me refiro acima!

Quando me inscrevi na Meia de Snowmass, estava com o seguinte pensamento: "Meia Maratona eu já faço, agora vamos fazer mais uma!". Não pensem que se trata de arrogância. Trata-se de ignorância e inexperiência.

Acabei só me atentando à distância e não me preocupei muito com os "detalhes". Que detalhes? Temperatura, percurso, altimetria, altitude, pontos de hidratação e etc.

Acabou que faltando poucos minutos para a largada eu ainda não sabia se corria de blusa térmica ou não, não levei cinto para prender água, não levei o tênis mais apropriado para o terreno e daí por diante. Isso gera estresse e insegurança.

Não tenho pretensão alguma como atleta, a não ser me manter ativo, focado e saudável. Mas, como todo ser humano, também não tenho prazer algum em me frustrar por não atingir meus objetivos. Sejam eles quais forem.

A prova tem 1.000 vagas e estava lotada. A organização (entrega de chips, kits, orientação sobre locais e etc) é simplesmente impecável. Nota máxima. O visual é alucinante!

A largada seria em "grupos" (waves) para evitar congestionamentos na trilha. No total, seis grupos com 5 minutos de intervalo entre cada largada.

8:35 foi dada a largada do meu grupo. Obviamente a maioria das pessoas eram locais que vivem na altitude.

A largada acontece a 2.600 metros de altitude, estava frio e é seco (para quem mora no Rio de Janeiro).

Os primeiros 3,6km são de subida inclinada, na terra e com pedras. Sofri bastante e juro que pensei em abandonar. Era o começo da prova, eu estava hidratado e alimentado, mas estava experimentando uma sensação absolutamente diferente de tentar encher o pulmão e simplesmente não conseguir!

Aqui entra o conselho de um leigo. Está sofrendo? Não se desespere. Tente fazer uma auto-avaliação do seu real estado físico. Muitas vezes o sofrimento é emocional. Ou seja, a sua cabeça está desconfortável com aquela situação, mas o seu corpo aguenta passar por aquilo mais um pouquinho.

Sugestão: foque em pequenos objetivos (mais 500 metros?), concentre-se, lembre-se dos treinos, tente lembrar do real motivo de você estar ali e, principalmente, visualize a tão desejada linha de chegada.

Dito e feito. Eu literalmente sobrevivi ao início da prova. No topo da subida, onde começaríamos a descer, um posto de hidratação. No meu caso, praticamente um oásis no deserto. Salvação total.

Hidratado e com o fôlego parcialmente recuperado, vamos para a parte fácil! Fácil???

Descer uma montanha de esqui numa "single track" ultrapassando e sendo ultrapassado, pulando gente que caiu e caindo também, tentando freiar com o quadríceps em chamas e ainda faltando mais de 16 km para chegar, NÃO foi fácil.

Não acredito que ninguém vá colocar essa prova no calendário, afinal eu tenho outro motivos para isso.

Mas, se alguém estiver pensando em fazê-la, faça! Eu apoio e assino embaixo. A prova é irada demais, o visual é incrível, o clima das pessoas é muito bom e a cidade de Aspen parece de mentira de tão perfeita.

Ah, já ia esquecendo de dizer! Sim, completei a prova. Meu tempo? 2:18min. Bom ou ruim? Does not matter! Completar uma prova sempre dá a sensação de missão cumprida! Como diria minha namorada: "bom demais!!!".

É isso! Agora é rumo ao Meio Iron de Miami!!! Meu objetivo? Completar mais uma prova e ganhar experiência. Mas É CLARO que se der para ganhar do Tio Walter, será um prazer!!! Hehehehehe…

Saudações,

Fernando Martins

Um comentário:

Anônimo disse...

a sua "wave" era feminina? soh tem mulher na foto hahahahahah

abs Fernandinho