quinta-feira, 11 de abril de 2013

70.3 OCEAN SIDE - por Carlos Cintra

Chegamos na Califórnia na quarta feira depois de uma exaustiva viagem com direito a perder conexão e tudo, mas pelo menos bikes e malas chegaram todas sem problemas.

Viajar com bike é sempre uma tensão, na ida já começou a discussão sobre o tamanho da mala bike se era ou não passível de pagamento de sobretaxa.
Pelo menos nos eua as estradas são ótimas com varias pistas nas interestaduais mais importantes na I5 que liga Los Angeles a San Diego são 7 pistas de cada mão, bem parecido com nossa Dutra.



Paramos numa cidade no meio do caminho para almoçar e visitar uma loja que Rafael queria comprar uma palmilha pra correr, não diferente das outras a loja é mega descontos com força até nos lançamentos, galera que gosta comprou o Nimbus 15 mais barato que o 14.
Combinamos com o Nuno e Carol de nos encontrarmos na Nytro, chegamos faltando 10minutos pro fechamento e o pessoal da loja ja tava impaciente, mas quando viram os gastos da brazucada abriram sorriso.

No dia seguinte após a montagem das bikes fizemos um rolé muito legal indo do nosso hotel até a Nytro , pela PCH onde os triatletas top do mundo treinam nos meses de inverno,  estando lá descobre-se pq é a meca do triathlon, estradas perfeitas com bike lane enorme por toda a via, mais de 150km só costeando o mar, só fomos pro interior de carro e percebemos a bike lane o tempo todo.

Como podemos observar na foto ficamos com muito medo do frio, mas na verdade era só falta de costume rodamos 20km e no final já tava quente.

Nossa maior preocupação era a agua fria, depois do terror que o Fernandinho pegou em Alcatraz, mas no dia seguinte fomos à feira e demos um mergulho no mar sem roupa de borracha, alias como todos na praia e podemos constatar que nem estava tanto frio assim, pelo menos não era pânico como pensávamos.

Kits pegos, bikes checadas e sacolas arrumadas, agora era só descansar e curtir o momento,  mas antes de dormir tivemos uma discussão sobre qual era a melhor maneira de irmos pra prova. Nosso hotel ficava a uns 700m da largada então alguns queriam arrumar a bike e voltar pro hotel pra descansar e esperar sua bateria, o que se tornou muito difícil, pois 2.500 atletas aprontando a bike ao mesmo tempo leva tempo. Fato que me impressionou foi o patriotismo dos americanos em plena arrumação da transição maior barulheira e de repente começa o hino nacional, todos sem exceção pararam o que estavam fazendo e ficaram virados para a bandeira em silêncio total, emocionante...

Tinha decidido usar um manguito no pedal, mas o locutor anunciou que a temperatura da agua havia subido de 60 para 62,8 graus F. enfatizando o 0,8, nós adoramos, porém um americano do meu lado ficou visivelmente preocupado, indagando o porquê ela disse que se o mar esquentava era sinal de calor principalmente na parte do ciclismo que não costeia o mar, ou seja uns 70km, desisti do manguito confiando no local boy.

Nosso maior medo era a natação, agua fria e etc como já comentei, bem esta foi a melhor e mais fácil parte da prova, fiz muito bem me sentindo forte quando sai da agua. Bike começou bem com poucas subidas e muitas curvas, algumas partes em bike lanes o que diminuiu muito o espaço pra pedalar e alguns pelotões, mas nada demais por causa da largada da natação em baterias (waves). Até o km 35/40 não muda muito, depois... . Depois o bicho pega com força varias subidas fortes com até 13% de inclinação e vento forte principalmente nas descidas, quem optou por rodas aero teve que ter habilidade pra controlar a bike, até o km70/75 foi assim sobe e desce interminável, com falsas retas que tinha que fazer muita força para sair do lugar, cruel, muito cruel. Nos últimos 15km realmente e finalmente apareceram retas onde pude desenvolver bem puxando 40km/h ultrapassei bastante gente neste momento e cheguei forte na transição. Apesar do percurso bem difícil o visual das montanhas com descampados e mar realmente ficou uma paisagem bonita, agradável de pedalar e o tempo também ajudou ceu lindo azul, com sol sem esquentar muito.

Na corrida a coisa mudou, começou a esquentar logo na largada, muita gente nas ruas incentivando parecia desfile de carnaval tinha muita gente fantasiada também, todo posto de hidratação era uma festa. Na parte das casas os gringos deram um show, com varias casa onde tinha som, agua, banho de mangueira e muita festa.  Lembro-me de uma casa que tocava o musica do Rocky Balboa, e tinha uma senhora com luvas de boxe cor de rosa, passei por lá dando uns jabs e a galera foi ao delírio, o que me incentivou a correr mais forte. O calor só melhorava nas esquinas quando batia um vento mais gelado, achei que tinha postos de hidratação demais praticamente de 2,5 em 2,5k nem parei em todos. Como comecei a correr forte paguei no final quebrei no 15, me arrastei até o 18 e fui pra morte até o final, deu tudo certo.

A prova é maravilhosa apesar de o pedal ser difícil, mas com visual incrível, natação show e corrida apesar de não ser fácil não tem nada do outro mundo. Um público impagável é diversão na certa. Com vários amigos fazendo a prova e curtindo o local juntos foi realmente uma viagem fantástica, só tenho a agradecer ao Walter pelos incentivos nos treinos e aos companheiros de treino e trip pelo carinho e companheirismo.

Nenhum comentário: