quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lideraça Esportiva , por Bruno Germano


Você sabe o que significa esse termo ???

Diego Maradona - sim, me refiro aquele argentino, "gordinho", folgado, drogado e mau exemplo- não atingiu o patamar que chegou a toa.

Não há dúvidas de que um dos principais fatores de Diego ser "Deus" para o seu povo, foi a sua capacidade de ser Líder do seus colegas.

Ao seu lado, atletas extremamente limitados, cresciam.

E assim como como Maradona, a história dos esporte nos mostra outras tantos atletas que tem capacidade.

O Líder esportivo consegue enxergar além do seu crescimento. Ele "vê" que a evolução do seu companheiro é tão fundamental qto a sua.

Ele tem o exato feeling entre "acelerar" pra incentivar, ou diminuir pra esperar. Ele não compete com o amigo, afinal, ele é seu COMPANHEIRO.

E, acreditem, no final, ele ainda vence (qdo compete com os outros).

 
Trazendo pra nossa realidade: vc ainda acha que o ciclismo não é um esporte coletivo???

Vc acha mesmo que simplesmente fazer força te faz um atleta melhor???

É muito dificil pra vc (já que vc é "tão bom") colocar o seu talento em prol de um outro atleta ???

Fazer um movimento brusco ao desviar do buraco; acelerar enquanto um onibus sai do ponto; avançar um sinal mesmo vindo um carro; desviar pruma outra faixa só pra não perder o embalo;  será que vc já parou pra pensar que vc pode estar influenciando um "novato" a fazer o mesmo (ora, se vc é bom, é em vc que ele vai se espelhar)???

Todas estas indagações se resumem numa unica questão: "Vc é capaz de ser um líder esportivo, dando exemplo, e fazendo com que seu companheiro de treino cresça???

Pense nisso...
 
" Estive em 1996 no período  preparatório  para as Olimpíadas de Atlanta, avaliando a seleção Brasileira de Basquete com um Prof amigo, Astrogildo Junior. Após os testes serem realizados , no fim do dia o técnico da época, Ari Vidal, convocava os atletas para um bate bola. A maioria cansada, fazendo corpo mole. De repente, levanta o Oscar (foto) e simplesmente pega a bola e comenta: sou o mais velho, provavelmente a minha ultima Olimpíada, quem tem vontade de vencer, levanta e vem treinar comigo. Neste momento, todos se levantaram e treinaram como se fosse a primeira hora do dia" .
Walter Tuche

Nenhum comentário: