domingo, 17 de julho de 2011

ISSOIRE - SAIN´T FLOUR - 209KM

Acordamos as 4:45 da manha, como já dizia a previsão do tempo, chuva e frio durante o dia. Saímos do hotel as 5 da manha debaixo de uma leve garoa e chagamos no ponto para a largada às 5:50. Arrumamos tudo e nos deslocamos para a baia em cada um ficaria. Nesta hora já caía uma leve chuva e uma brisa.

Usando um casaco corta vento, um casaco de chuva corta vento, luva e botas de neoprene (compradas providencialmente na vépera) aguardava o hoarário da largada. Meu número largou por vota das 7:15 e já debaixo de chuva.

Os primeiros 30kms foram normais e calmos e um pelote mega , cerca de 200 pessoas , a uma velocidade entre 35 e 38km/h, rodando em um local onde um rio nos acompanhava a todo tempo. Dos 30 aos 40 kms, uma subida com média de 8% e a chuva nao parava. Logo após esta subida, um descampado de cerca de 29km, com subidas e descidas leves, e um vento absurdo " do contra " (me fez lembrar o iron de 2005) e uma chuva forte. A temperatura aquela hora beirava os 5 graus e incrementados pela chuva e vento, nos dava uma sensação térmica de menos 10 graus. Tudo gelava, congelava, conseguindo apenas comer gels que estavam na coxa e para comer um pão tiver que parar a bike e tirar as luvas. Cápsulas de sal? não conseguia abrir o saco onde estavam. No km 70, estava com 3 hs de prova e completamente congelado. Do km 25 ao 70, já viámos pessoas com numeral baixo (largaram anteriomente) voltando e uma turma entrando nas casas e carros daqueles que estavam assistindo a prova, pedindo algo ou um ambiente quente.

Neste km 70, havia um feed station e pensei em passar direto, pois tínhamos nosso abastecimento próprio no Km 95. porém queria demais um café quente. Parei entrei numa padaria e já começava a ver uma série de abandonos com cerca de 800 bikes encostadas. Na padaria, o dono, nos levou (sim éramos uma galera) para a garagem da sua casa, no serviu café , pão , frutas , pães e fiquei sentado por uns 15 min, tendo colocada um casaco que estava pendurado na garagem e coberto minhas pernas com um pano qualquer.

Fiquei até esquentar um pouco, quando entrou na garagem um ciclista de Brasília que tambem foi no grupo da kamel Turismo, Fabrício, completamente congelado e perguntando se eu iria continuar.

Falei que sim, enchi meu peito de jornal e quando saí , congelei de novo e via no horizonte o vento e a chuva começando. Ainda iria encarar 4 montanhas e suas descidas e resolvi parar. Optei pela minha saúde. Nunca passei uma situação de desconforto e frio tão grande, a razão suplantou a paixão e a vontade, mas simplesmente não dava.

Conversando com um conhecido de João Pessoa, ele comentou que os primeiros atletas pegaram inclusive chuva de granizo.

Não é do meu feitio, parar, desistir ou me dar por vencido, mas desta vez não deu, está doendo até agora, mas presei pela vida.

A organização da prova, no Km 100, com quase 4:30hs de prova, não deixava ninguem mais passar e só autorizavam o ciclitas que quisesem por sua conta e risco. Ainda fizeram uma nova barreira na estrada no km 130 e interromeperam a estrada.

Dos cerca de 7mil que largaram, menos de 1600 chegaram, sendo que dos nossos alunos, Eric Cruz (de juiz de fora), Roberto Pontes e Laerte Mazza , completaram a prova. Raphael , tambem de Juiz de Fora, foi retirado da prova no km 165 e impossibiltado de ir pelo trajeto normal para a cidade da chegada, pedalou mais 30 km em uma estrada alternativa.

Parabéns a todos que venceram esta batalha e mais uma vez obrigado pela confiança em nosso trabalho.

Conversando com o Beto Pontes, ele relatou que um conhecido o disse que o hospital estava lotado de atendimentos por hiportermia.

Creio que a organização da prova, por motivos de segurança, precisou terminar a prova antes para alguns.

Saio daqui a duas horas daqui vontando para casa. O gosto está um bocado amargo, mas creio que também temos e devemos aprender e conviver com nossas tomadas de decisão. Não somos feitos de vitórias, mas de derrotas , se podemos dizer assim, que nos tornam mais fortes e inteligentes.

Que venha o ano que vem, e virei aqui também para fazer esta etapa, mesmo que sozinho !!

Walter Tuche

2 comentários:

nei esteves disse...

Parabéns Coach!!! Ano que vem vamos enfrentar esta dureza juntos!!!

paulo albuquerque disse...

Estarei ao sue lado para completarmos essa etapa,fez o correto preservou sua saúde1
Forte Abraço
Paulo Albuquerque