quarta-feira, 31 de agosto de 2011

70.3 de penha por, Rafael Cabral

Até março do ano passado estava treinando sozinho e sem orientação. Somente com uma "bagagem" adquirida ao longo de poucos anos de triathlon.

Percebi que estava estagnado, me sentindo cansado e sem evolução. Decidi, então, buscar essa orientação.

Sem contar as provas do circuito estadual, por serem mais curtas e mais frequentes em nosso calendário, esse IRON 70.3 foi a primeira competição que se repetiu desde que busquei os conhecimentos e orientações do nosso treinador.

Percebi que para crescer e ser forte nas provas, é preciso sentir desconforto nos treinos. Quanto maiores as adversidades e intempéries enfrentadas nos treinos, melhor preparados estaremos no dia da competição.

Como dizemos em meu trabalho: "QUANTO MELHOR PREPARADOS ESTIVERMOS EM TEMPO DE PAZ, MELHOR PREPARADOS ESTAREMOS PARA A GUERRA".

E com essa mentalidade fui para a largada.

Temperatura da água, 16 graus. Temperatura do ar, 19 graus. Vento, possibilidade de chuva, enfim, não importa. As condições são iguais para todos.

Sabia que podia nadar forte. Sabia que podia pedalar forte. Ver os pelotões se formando não me abalou, afinal treinei "de cara no vento". Sabia que não precisa de um pelotão para colocar 38km/h de média, e assim foi, na verdade exatos 38.2km/h de média.

Daí veio a dúvida, será que não vou quebrar na corrida. Mas, aí vieram à mente as palavras do "velho sábio": "se você cumpriu os treinos que te passei rigorosamente como disse que cumpriu, então você será capaz de correr a 4min/km".

E assim foi, mentalizei que seria capaz e fui. Na verdade meu pace médio foi 4:02min/km, fruto de pequenos aclives no percurso. Mas não importa.

No final de tudo, melhorei meu tempo em 12 minutos em relação ao ano passado. Fechei em 4h19min. Fui o 29 de 850 e ainda levando em conta que havia 16 profissionais.

Tenho certeza que de grande importância foram os incentivos que recebi. Não sei se teria pedalado e feito tal corrida se não fosse pelo incentivo dos amigos que lá estavam.

Devo muito ao Walter e sua equipe pelas orientações em todas as modalidades.

Mas, fica a lição: "Mais difícil do que alcançar uma posição de destaque, é se manter nela. Tenhamos os pés no chão e continuemos trabalhando".

Rafa.



2 comentários:

Miguel Lasalvia disse...

Rafa, suas palavras refletem sua personalidade discreta, determinada e humilde.
Parabéns pela prova e pela conquista. Muitas mais virão.
Espero poder ter sua companhia novamente no pelote da ZS, como fizemos daquela última vez.
Um grande abraço.
ML

Anônimo disse...

Caro Miguel, a cada treino que faço com vc's aprendo um pouco mais.
Para mim é de grande valia escutar suas dicas e experiências.
Obrigado pela força.
Quando puder, pedalarei mais na ZS para explorar seus conhecimentos.
Forte abraço,
Rafa.