sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FIM DE SEMANA DE ATIVIDADES

SABADO

CHURRASCO DE FIM DE ANO
INÍCIO AS 11:30
aqueles que desejarem chegar mais cedo, parar o carro e pedalar por lá , devem me avisar por email

TRIATHLON

  • IRON 2013 - JA ENVIADO POR EMAIL
  • PANAMA CITY - 80 km de ciclismo ou 60km de ciclismo + 10km corrida
  • SHORT / OLIMPICO - 60km de ciclismo
  • INICIANTES - Prof Rita na MESA DO IMPERADOR as 7 hs
  • MTB em Vargem Grande
CICLISMO e LE ETAPE 2013

80 km ou 2hs de montanha

saídas:

posto forza as 7
renato estrella as 7:00
padaria sec XX 6:30
MESA DO IMPERADOR - PROF RITA - 7:00
mtb - local do churrasco as 8:00hs


DOMINGO

  • AQUÁRIO POSTO 6 COPACABANA = 7:15 - haverá um aquathlon no posto 6
  • CICLISMO POSTO 6 COPACABABA = 7:15
  • CORRIDA POSTO 6 COPACABANA = 7:15

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

No proximo dia 1/12 em vargem grande , teremos nossa festa de fim de ano. Em um local com campo de futebol e piscina , iniciara as 11:00 e ira ate as 16:00hs.
Aqueles que nao confirmaram a presença , nao esqueça!! o prazo esta acabando
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA

El Tour Tucson 180km.

por Veronica Madureira


Prova dificil que exige um esforco fisico e mental grande,por ser uma prova longa e no deserto.
Eu e Mariana comecamos a prova juntas,mais logo no inicio nos separamos.Com 30min de prova, ja tinha ocorrido dois acidentes serios por falta de cuidado dos ciclistas,onde em uma prova de quase 9000 participantes ,os pelotoes passsam por vc a toda velocidade,e a tensao e enorme.
A prova consiste na maior parte de retas com subidas leves ate a metade  da prova.Vc tem duas passagens que atravessa a pe o rio seco carregando a bike, e depois de 120km comeca uma subida longa e extenuante, seguida de uma descida em alta velocidade e uma reta de contra o vento.Neste ponto vc tem de estar dentro de um pelotao para nao quebrar.Faltando uns 30km para o termino ,a prova alterna entre subidas e descidas e em uma delas encrontei a Mari de novo e fomos juntas ate o final,fazendo a chegada com a camisa do Brasillll. em 5h e 35min.
Agradeco ao walter ,a todos os meus amigos que me ajudam a manter a motivacao nos treinos e a Mariana Pizarro e Werneck que me deram muita forca para fazer esta prova.
 
 bjsss.
 

domingo, 25 de novembro de 2012

No proximo dia 1/12 em vargem grande , teremos nossa festa de fim de ano. Em um local com campo de futebol e piscina , iniciara as 11:00 e ira ate as 16:00hs.
Aqueles que nao confirmaram a presença , nao esqueça!! o prazo esta acabando
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA

Lanzarote 2012 – loucura ou um presente inesperado?

por Karina Brito
Toda vez que eu resolvo fazer uma prova de triathlon eu penso “dessa vez não tem porque ter medo... já fiz de tudo... afinal, medo de que????” e foi com esse pensamento que eu embarquei pra Lanzarote!
Nos encontramos no aeroporto de Madrid, Camila, Fernando e eu.  Já no embarque começamos a analisar as figuras e sabíamos quem estava indo pra prova... como sempre! Adoro esse clima. Dá trabalho viajar com a bike? Da! Um p. trabalho! Mas é uma delicia chegar, ficar ali junto com aquele grupo esperando as bagagens “oversized” e saber que ela chegou bem .
Tudo muito divertido até termos que colocar as bikes, as malas e nós 3 no carro que o Nando alugou rsrs Isso Tb teve sua carga de diversão. Depois de uns 45 minutos na logística do carro, fomos socados até o hotel.
A ilha!
Que linda! Que grata surpresa! Sabíamos que devia ser exótica e bonita, mas realmente não imaginamos que fosse tão linda assim. Mesmo socados no carro já começamos a curtir o local desde o primeiro momento.
Dias antes da prova
Aquela coisa... achar alguém pra montar as bikes ( ou dar uma geral, pq o Nando montou as bikes na verdade), ver o horário de entrega dos kits, do briefing, do check in das bikes. Nadar um pouco pra sentir o mar, dar uma corridinha pra saber como eh, dar uma pedalada pra testar a bike e conhecer o circuito. É ....porque parece que a gente nunca nadou, pedalou e correu nos dois dias que antecedem uma prova! Ficamos tontos! J
No dia anterior a prova, saímos pra pedalar e dps de rodar uns 20 e poucos kms a sensação era uma vontade imensa de continuar pedalando tamanha a beleza do lugar e a qualidade do asfalto. Se não fosse o vento..rs.Foi ai que experimentamos pela primeira vez o tal vento... Caraca! Venta neh???
Mais tarde saimos de carro para fazer o circuito completo da bike. Lindo ne? Puxa! Lindo mesmo! 1ª. Subida, 2ª. Subida. Que é isso? Por acaso é o vento balançando o carro? Era! rs. Chegamos então na subida cavernosa. Puxa... tem um desfiladeiro do lado neh? Meio assustador... pois é. Mas que vista! Que vista! Foto de la, Foto de Ca, e de Ka rsrs descida analisada. Voltamos. Bike e sacolas no check in. Tudo pronto!!!
Noite antes da prova e dia da prova
Chuva??? Não! Não pode ser. Nunca chove na ilha é o que todos dizem. Pois choveu a noite inteira. Acordei várias vezes, Camila dormiu pouco. Ueh... mas você não disse que não tinha mais medo de nada?? Ora, pois! Rs acordei me pelando de medo! rs
Acordamos fomos direto pro café da manha. Depois de algumas gargalhadas por uma cena indiscreta protagonizada por essa que vos fala,  voltamos para os preps finais....ta chovendo?? Não...não eh possível! É impressão! Tava! rs
Enquanto eu choramingava, a Camila me consolava. Eu parava de choramingar, ela começava a chorar, eu consolava. E o Nando no meio de tudo isso. Sempre com uma palavra positiva, sempre nos ajudando, fingindo não dar a menor bola pros choramingos! Rs um herói!
Fomos pra largada. Entramos na água. Sentimos um pouquinho e foi dada a largada!!! Pros primeiro! Como o weio Walter insistiu insistiu até que eu perdi o medo de largar no bolo, largamos... no bolo! Esse bolo na verdade dura pouco pra mim. Todos parecem estar com pressa! RS hey guys... where are you going?? Wait!! Guys!!! Guys!!! Pq tanta pressa?? Bem, se foram. Rs  Já estava conformada e até curtindo minha “solitude” na natação, dps de contornar a ultima bóia em direção ao final da primeira volta, senti o primeiro tapa na cabeça, depois um segundo, um terceiro... e logo percebi... eram eles ... os pros terminando a segunda volta. Cheguei logo dps deles e assim que coloquei a cabeça pra fora da água pra caminhar os tais 30m, um dos “staff” me perguntou “is this your first or second lap?” não sabia se eu xingava o camarada ou mentia... rsrs... rosnei um “first” e segui pra segunda. Me pareceu mais batido que a 1ª., mas mesmo assim sobrevivi. Sai, feliz da vida, fui pra transição. Como estava frio resolvi começar o pedal de corta-vento. Mas que trabalho me deu colocar o  negocio... grudava, colava, enfim ,vestida, sai.
Feliz estava....E logo veio vento e subida e descida com vento e subida com vento, vento lateral, rajadas, vento contra... só vento a favor que não pintava de jeito nenhum... e...vontade de fazer pipi. Vou tentar fazer na bike! Peguei uma garrafa de água em um dos postos de hidratação e fui tentando por pelo menos 10K! vai karina! Vc pode! Vc deve! Nada... não consegui! antes de começar a tal subida de 13k, 11% parei. Fui ao banheiro, tirei o corta-vento, troquei a garrafinha, pulei na bike e fui! Estava pronta pra  ela,. Na subida, fui passando muitos! E só me lembrava dos treinos na vista, no Cristo e da serra do piloto e do weio Walter dizendo quando eu reclamava da planinha.... “ninguém mandou inventar prova ixxcrota” rsrs Lembrava também das palavras do Nando... vcs vão ver pra que serve uma vista chinesa! Vão passar muitos! Cheguei no topo! Lindo! E feliz, comecei a descida e por uns 7-8k o vento deu uma trégua. Daí lembrei da Camila falando... eu tenho medo dos gordos na descida! A gente passa eles na subida e eles vem com tudo na descida... bem, não demorou muito La vem o primeiro gordo.... pensei ai ai ai... será que agora vem uma avalanche de gordos???? Rsrsrs não! não vieram não! Foi tranks!
Mais e mais vento... em alguns momentos, na descida, pedalando e a velocidade não passava de 25km/h. Sempre tem aquela figura que te passa, e vc passa, daí ele (a) passa, ai vc passa.... bem... La estávamos eu e o figura disputando os últimos 15 k.
Cheguei... que delicia! Maravilha! Agora é só correr! Transição mais rápida que T1 e apesar da dor nas costas me sentia inteira.. hora de tomar as cápsulas de sal... cadê? Cairam no caminho! Shit! Vou comer as jujubas! Cadê? Caíram Tb. Não importa! Estou me sentindo bem e tenho os géis.  Sai! Perna solta! E fui ... colocando o ritmo. Mesmo com as subidas do trajeto da corrida. conseguindo manter a 5’/k . Cada vez que passava pela área da chegada para mais uma volta e receber mais uma pulserinha, estava tocando uma das minhas músicas favoritas. Que felicidade! Última volta, as pernas começaram a sentir um pouco, ritmo diminuiu, mas já tava chegando. Que delicia chegar e a Camilinha me esperando na chegada de braços abertos! Pronta pro abraço! E o Nando lá em cima da arquibancada com a câmera na mão. Muito bom! Nos abraçamos, rimos, choramos (agora de alegria!), comemoramos! We´ve made it!!!!
Vou terminar esse relato como deveria ter começado,,, como que eu fui parar La... esse casal fofo de amigos Camila e Nando, me convidaram e convidaram de novo e de novo.,,, até que um dia na tenda cheguei e disse: fiz a inscrição pra Lanzarote! Muito obrigada, amigos, por terem me convidado, me abrigado e cuidado de mim lá. Muito obrigada querido coach Walter Tuche que sempre me diz: sim vc pode! Sempre!! Pra todas as provas que eu quis fazer. Vc não imagina como isso é importante e nos dá confiança, Weio! E claro,  fica no meu pé pra eu treinar msm qdo estou viajando. Jamais vou esquecer essa experiência maravilhosa de completar uma prova dura mas muito feliz com amigos!
Agora sim! Agora não tenho mais medo de nenhuma prova de tri! Rs afinal... medo de que???
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CHURRASCO DE FIM DE ANO

No proximo dia 1/12 em vargem grande , teremos nossa festa de fim de ano. Em um local com campo de futebol e piscina , iniciara as 11:00 e ira ate as 16:00hs.
 
Aqueles que nao confirmaram a presença , nao esqueça!! o prazo esta acabando
 
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA
TREINO FIM DE SEMANA
 
sabado
 
  • IRONMAN 2013 - treino enviado no inicio da semana
  • 70.3 PANAMA - 90km
  • SHORT / OLIMPICO - 60km
  • CICLISMO - estrada 100km
  • BARRA - 80km ( procurar rodar juntos principalmente os Master A, B e C0
  • LE ETAPE 2013 - estrada 100km ou barra 60km + alto + vale
 saidas: forza as 7hs na rio mage / loja do renato as 6:40 na barra
 
o Professor Germano estara com um grupo de alunos ( nivel intermediario) na barra.
Ele os encontrara no Infobarra
 
domingo
 
CORRIDA  na floresta , encontro as 7:45 no postinho do alto. A corrida sera em trilhas com distancias de 10 a 20kms. Atletas de Cruces irao estar presentes. Convidados, somente mediante email a min e ao Prof Eduardo para possível  autorização.
 
CICLISMO na floresta, encontro as 7:45 no postinho do alto. O percurso sera orientado no local.
 
Feliciano Azevedo - atleta WT - Ironman Le Etape X Terra Bravos

domingo, 18 de novembro de 2012

TREINO FERIADO DIA 20/11

Corrida - 7hs na lagoa rodrigo de Freitas - percurso 10km para todos. Local aonde fica a tenda 

Ciclismo - 6:45 na barra , local regular das saídas , percurso até guaratiba, via grota funda e volta

Alunos intermediários com a prof rita em percurso determinado por ela . (velocidade que este grupo ira pedalar - 34 a 37km/h) Inicio no mesmo local ( loja Renato Estrella na barrinha).

8:00 na tenda da lagoa , subida da vista / mesa / alto / vale encantado ( este treino nao tera a presença de profs)

Triathlon
IRON man - 6:30 na barra , 2 hs de pedal + 6 subidas do joa correndo , da suzuki ao topo
1/2 IRON (todos) - 6:30 na barra , 2 hs de pedal + 4 subidas do joá
short e olímpico - 6:30 na barra , 90 min de pedal + 30 min de corrida no joa ( retornar c 15 min)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pliometria, por que fazer?

Muito se fala sobre a pliometria, mas poucos sabem o que realmente é, qual finalidade e quando deve-se fazer.

A pliometria consiste em aprimorar a capacidade de realizar a reversão da fase excêntrica para a fase concêntrica o mais rápido possível, possibilitando que os músculos aproveitem o potencial de tensão elástica da fase excêntrica e a somem à energia cinética da ação concêntrica, resultando em um aumento da capacidade de gerar força total. Em outras palavras, esse trabalho é caracterizado pelo estiramento rápido dos músculos colocados previamente em tensão, que desenvolvem um esforço potente e explosivo nesse momento. Foi criador pelo treinador Doutor Yury Verkhoshanski na década de 50.

Cito aqui alguns estudos que compravam a eficácia do método na prevenção de lesões “Treinos pliométricos também podem ser utilizados na prevenção de lesões. Um estudo realizado em 1996 demonstrou efeitos significativos na estabilização dos joelhos e prevenção de lesões em atletas do sexo feminino.
 
Segundo os autores um programa de treinamento pliométrico diminui o pico de impacto no momento da aterrissagem em até 22%, graças ao aprimoramento e controle neuromuscular decorrentes dos treinos de saltos (HEWETT et al, 1996). Outro estudo demonstrou que o ligamento cruzado anterior pode ser melhor "protegido" por atletas de futebol que realizam treinos pliométricos. A explicação disso deve-se ao fato da pliometria desenvolver a velocidade de resposta do aparelho neuromuscular, possibilitando assim que os atletas realizem manobras rápidas e inesperadas com menor grau de risco ( DIALLO et al, 2001). O treino pliométrico realizado por um longo período de tempo também ajuda no aumento da massa óssea (WITZKE et al, 2000) prevenindo assim a osteoporose.”
Em outro estudo, realizado em 2003, foi notado a melhora na economia do gasto energético em corredores de longa distância.
Então concluímos que a  pliometria é uma arma poderosa para desenvolver o sistema neurofisiológico, por isso pode e deve ser incluída em qualquer modalidade que necessite de velocidade, força, explosão e salto. 
Raphael Torres

PROGRAMACAO FERIADO E FIM DE SEMANA

FERIADO

PROVA DE TRIATHLON NO ATERRO
PROVA DE CICLISMO NO ATERRO
CRUCE DE LOES ANDES - ja enviado por email ( o treino do fim de semana lhes sera enviado por email tambem)

CICLISMO: 7:00 no renato estrella , joa , niemeyer, jardim botanico , padaria sex XX ( as 7:35) , vista chinesa, mesa do imperador , caixa dágua , cristo

SEXTA FEIRA

NAO HAVERA TREINO DE CICLISMO NA ZONA SUL - HAVERA TREINO NA BARRA SOMENTE NA AREIA E CORRIDA - por razoes de enfermidade, nao havera o setor de exercicios localizados e funcionais

SABADO

IRONMAN 2013 
140km - quem nao competiu na 5a feira e ja fez 120km,
para quem fez o tri na 5a, 100 a 120
para quem so fez um 100km , 120km

70.3 PANAMA CITY
80km - para quem competiu 5a ou nao

CICLISMO
80 km para quem competiu na 5a, somente plano
quem nao competiu 5a: 40km de plano + 2hs de montanha ou estrada 100km
le etape 2013 : 40km de plano + 2hs de montanha ou estrada 100km

na barra com iniciantes  - Profa Rita - Alphaville - 7:15 da manha . prof Germano com os demais

saidas:
mage- 7:00
barra loja renato estrella 6:45

DOMINGO

TRAIL RUN - Floresta da tijuca - Prof Eduardo - favor enviar um email para ele e para min, confirmando a participação e para saber hora e local de início. Alunos que quiserem levar convidados, somente após prévia consulta ao Prof Eduardo e a mim.

AQUARIO :Posto 6 em copa as 7:15  e as 8:45 , corrida de 10km para todos

maratona e meia maratona da Disney - seguir o prescrito

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LARANJAS NA NATUREZA



Galera dividida esse fim de semana, mas com o mesmo propósito:Curtir a natureza e se divertir.
Dois eventos espetaculares de Trail run. 
A já consagrada Maratona Cross Country de Búzios, e estreando no calendário, a Volta do Cairuçu em Parati.

Com certeza v amos estar bem representados nas duas.

Para os iniciantes, cautela. Não se esqueçam da hidratação e alimentação. Atenção no terreno.
Para os mais experientes: Soca a Bota.


BOA SORTE PARA TODOS


FIM DE SEMANA DIA 10/11

CHURRASCO DE FIM DE ANO SERA NO DIA 1/12 das 11 as 16hs . Interessados favor enviar email para orientação sobre pagamento e local.

SABADO - CICLISMO
DOMINGO - CORRIDA / CICLISMO

SABADO

IRONMAN - conforme orientado na planilha master ( quen nao fez nenhum 100km ainda , faz 100km neste fim de semana ) , quem á fez , segue a programacao

70.3 - 80 km

short / olimpico - 60km

CICLISMO - 60 km + canoas / 100 km estrada / bonde : conforme o orientado via email / montanha - 2hs

neste fim de semana, apesar de ser dia do Prog Germano na barra , ele nao estara neste treino pois encontra-se viajando a trabalho.

saídas:
6:45 - loja renato estrella na barra
7:00 - posto forza rio magé
7:30 - padaria sec XX

DOMINGO

corrida as 7:20 na mesa do imperador : 6 a 16km ( mesmo para o ironman)
ciclismo no mesmo horario e local : percurso orientado na hora

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CRUCE DE LOS ANDES 2013, por ANDRE CAULA

Há menos de 90 dias para a 12ª Edição do El Cruce Columbia 2013, os atletas inscritos na prova começam a ficar ansiosos. Aqueles que estão em dia com o treinamento vão se aprimorando. E os que estão devendo, por motivos de lesão ou mesmo pura preguiça, tentam recuperar o tempo perdido. Alguns pensam que o treinamento para esta prova é mais fácil que o treinamento para uma prova de triathlon, ou mesmo o Ironman. De fato, por não ter a diversidade de
modalidades do triathlon, pode, a princípio, parecer verdade.
 
Entretanto, diferentemente das corridas de rua, onde o atleta consegue estabelecer uma velocidade constante, e que na maioria das vezes a surpresa ocorre por conta da variação de tempo, com sol forte, chuvas ou ventos contra ou a favor, a corrida de montanha enfrenta diversos obstáculos. Terreno irregular, subidas íngremes, descidas escorregadias, travessia de rios, trechos de neve, ventos frios, sol escaldante são possibilidades reais e imprevisíveis. Sem contar o fato de passar duas noites acampados, dormindo em sacos, utilizando banheiros químicos e tomando banho no lago gelado. Além disso, em mais de 10 anos de prova, o traçado do percurso do El Cruce jamais se repetiu, uma característica que considero a mais interessante e sedutora desta prova. Mas também significa uma surpresa a cada ano. Novo trajeto, novas estratégias, novos desafios, novas (e antigas) amizades. Cada edição é única e inesquecível.
 
E a próxima edição promete ficar para história. A equipe de organização parece cada vez mais dedicada, eficiente e madura. E o novo desafio será nada mais, nada menos do que superar três vulcões, um a cada dia, Villarrica (alt. 2.843 m), Quetrupillán (alt. 2.360 m) e Lanín (alt. 3.776 m) são nossos alvos. A cidade sede será Pucón no Chile, terminando o desafio em Junín de los Andes na Argentina. Minha única dica para os que vão pela primeira vez: TREINEM BASTANTE. Musculação, exercícios de propriocepção, pliometria, muitas subidas, mais descidas ainda, e longões (para treinar o fator mental). Não subestimem esta prova. Desta forma, cada atleta poderá desfrutar de uma beleza natural singular e de raros momentos de companheirismo e superação pessoal. E que venham Los Volcones!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ironman Flórida 2012

por Otavio Calvet

Como de praxe, segue o relato para nosso querido coach!
Fiz a inscrição em novembro de 2011 para essa prova por estar na época lesionado, uma espécie de backup caso não fosse possível fazer Floripa em 2012. Mas tudo deu certo e em Floripa fiz um excelente tempo, fiquei em 14º na categoria e senti que se treinasse mais, me dedicasse mais, talvez pudesse conseguir vaga para Kona ainda em 2012, o que se tornou o meu foco para a Flórida. A meta era fazer sub 10, já que ano passado o último da minha categoria (40-44) conseguiu se classificar com 9h52.
Pois bem, não deu! Rsrsrsrs. Comecei a prova com a meta de fazer 1h05 na Natação, 5h05 no Pedal e 3h30 na Corrida, chegando a algo em torno de 9h50 com as transições e uns descontos para lá e para cá.
A natação foi para mim um caos. Como não nado bem, costumo sair tímido na largada e tento embalar no meio do percurso. Aqui isso não foi uma boa ideia. Em primeiro lugar, muita gente já fica dentro da água antes da largada, apesar de não ser permitido, o que garante uma posição boa para o início da prova; em segundo lugar, sair tímido no meio de 3.000 pessoas definitivamente não é uma boa estratégia: que o digam os quatro pontapés e diversos socos e puxões que levei. Tive um início de pânico na água e vontade de desistir, o que consegui controlar ao lembrar da primeira prova em mar que fiz, a Travessia dos Fortes em 2011. Lá cheguei a parar, tentar sair da prova, mas era tanta gente que achei menos perigoso seguir em frente. Aqui pensei nessa experiência e que já fiz dois Irons completos antes, sendo só questão de me acalmar e continuar. Deu certo.
Quando saí do mar, vi que tinha feito 1h10, melhor do que imaginei quando ainda estava dentro da água após o pânico, mas já pensando que estava 5 minutos atrás da minha programação. “Tudo bem”, pensei,’ tento ganhar uns minutinhos nas transições e na bike”.
Para mim o pedal foi a melhor parte da prova, saí bem, estava me sentido forte e comecei uma série de ultrapassagens seguindo a minha estratégia: fazer os primeiros 90k em 37km/h para na parte final deixar cair entre 35,5 e 36 km/h. Quem olhar meu tempo na bike vai achar que cumpri a estratégia, já que terminei o pedal em 5h05, aproximadamente 35,4km/h de média. Mas na verdade o tempo caiu porque começou a ventar um pouco mais na segunda metade e, apesar do circuito aqui ser totalmente plano, cansa pegar trechos longos, retos, com vento contra por coisa de, sei lá, 20 km direto. Não dá para descansar um segundo a perna, você tem que girar o tempo todo, pois assim como não há subidas, também não há descidas no percurso...
Mas até aí tudo ok. Fiz a T2 bem rápido e saí para correr com aproximadamente 6h20 de prova e pensei: moleza, agora é só cravar 3h30 na corrida conforme programado para fazer sub 10. Pura ilusão – rsrsrsrs. Assim que comecei a correr senti que meu corpo não estava forte como quando fiz Floripa esse ano, e senti que o calor ia me prejudicar. O sol estava forte e a temperatura em 28 graus, o que me afeta bastante. Logo no km 2 da corrida reduzi as expectativas e pensei: “não vai dar para correr o programado, vou fazer o mesmo tempo de Floripa (3h45)” e assim segui acho que até o km 10.
O calor foi batendo, o corpo cansando e vi que não ia dar para manter o ritmo, quando então já estabeleci uma nova meta: chegar de dia. Isso significaria terminar a prova em até 10h40 mais ou menos. Nesse ponto comecei a rir sozinho e percebi como é importante ter uma meta mas não se cobrar demais, pois o pior de tudo é simplesmente desistir; e Ironman para mim não é ganhar nada e nem de ninguém, mas puro estilo de vida e prazer de estar ali, cruzando a linha de chegada, sempre fazendo o meu melhor.
E nessa prova o meu melhor foi terminar em 10h27 (de dia! - rsrsrsrs). E Kona? Bem, fiquei um pouquinho distante...o décimo colocado da minha categoria fez 09h29!!! Isso mesmo, o décimo lugar mandou esse tempo...Impossível? Não...Difícil? Bastante...e por isso é tão gostoso alimentar esse sonho. Não sei se um dia vou conseguir me classificar, mas não tenho dúvidas de que estou nessa não pelo resultado final, mas para curtir cada momento desse caminho.
Obrigado a todos pela torcida, minha imensa gratidão ao nosso coach Walter Tuche e a todos da assessoria que com seu incansável trabalho viabilizam que eu viva esse sonho! E vamos que Floripa tá chegando! Será que rola sub 10? Rsrsrs
Abs,

domingo, 4 de novembro de 2012

LA RUTA DE LOS CONQUISTADORES - DIA 3 - FINAL


 
Por Diego Gomes
 
 
La Ruta de los conquistadores dia 3, etapa final - Siquirres - Limón

 Um breve histórico da prova: A rota da competição remete ao caminho feito por conquistadores espanhóis quando desembarcaram na Costa Rica e foram explorá-la. Este mesmo ca
minho, costa do Pacifico até a costa do Caribe, levou 20 anos para ser percorrido, por estes conquistadores. A primeira edição da La Ruta, criada por Roman, quem nos tratou sempre muito bem durante todas as etapas, foi realizada em 1992, 20 anos atrás. A edição deste ano foi especial, comemoração dos 20 anos de La Ruta, a festa foi linda e ficou por conta dos novos e antigos conquistadores, eu sou um deles!!!!

A etapa final teve seu inicio em com um Rafiting de 15 km pelo rio Pacure, um dos 5 melhores rios do mundo para esta pratica. Saimos do hotel as 6h da manha rumo a Pacure com vestimentas de ciclismo, pois fariamos uma transicao do rafiting para o restante do percuso complentando os 70 km com os 55km pedalados, entre corredeiras classes 3 e 4 a belíssima paisagem selvagem da florestas tropicais da Costa Rica nos premiava. 3 horas após muitas remadas e água gelada chegamos ao local da largada da etapa ciclistica.

A largada foi as 12, tempo suficiente para comer, secar-se um pouco, conferir as bikes e socar a bota. Saímos de uma cidade chamada Siquirres, ja no nível do mar, e partimos rumo a Limón. Apesar de totalmente plano, o percuso nos guardou algumas surpresas, como transpassar, logo no inicio um largo rio e seguindo por estradas de terra beirando a linha do trem passamos por 3 pontes férreas, caminhando sobre os trilhos, pé ante pé, devagar e com muito cuidado. Seguimos a linha do trem ora pelo lado ora "dentro" transpassando por britas, o que tornava o percurso muito técnico e perigoso. Muitos MTBikers caindo e se machucando muito, pois o percurso por ser rápido os enganava como nao técnico. Diego, Jesse e Eu, imprimimos um bom ritmo na prova, media de 20km/h, puxando alguns mini pelotões!

Fechamos a ultima etapa com 3h01 pedalados e mais 3h de Rafiting. A chegada, em Limón foi grandiosa e como sempre o calor e o apoio incondicional do povo costarriquense nos emocional.

Ahora nossotoros somos CONQUISTADORES!!!!

Resumo da La Ruta de Los Conquistadores

3 dias de prova, 241 km pedalados e 15 remados, total de 256km em 20h pedaladas e 3 remadas. 6400mts de subida acumulada.

A organização é impecável, Todos, Todos da equipe de staff te chamam pelo nome e sabe exatamente quem você é. A logística impressiona, caminhões para bikes, mecânica, massagem, refeições, ônibus, hotéis... Uma prova simplesmatente fantástica e a organização faz questão de te deixar tranquilo e pensar em se divertir e curtir o que a Costa Rica tem de melhor!

Essa conquista devo muito a minha família, principalmente minha esposa por todo apoio dado durante o ano, foram muitos momentos bem complicados. Xará pela companhia e treinos! WT pela estrutura, técnicas de treino, preparacao fisica e esporros! Dudu pelos ensinamentos de MTB, parceria, cumplicidade e por me deixar tranquilo, sempre. Brasa por me deixar fininho! Pai pelo apoio incondicional e Brian, anjo da guarda nos momentos difíceis da prova!

Obrigado a todos!

Conquistador!!!! Rs
 

sábado, 3 de novembro de 2012

LA RUTA DE LOS CONQUISTADORES - DIA 2

La Ruta dia 2: Hoje largamos às 6h de San Rafael/ San José rumo a Turrialba/ Catie. Foram 86 km finalizados em 7h47com 2.521 mts de subidas acumuladas e apesar das subidas o terreno era bem parecido com o nosso. Já na largada começamos a subir, partimos de 1.200 mts acima do nível do mar. A subida se desenrolou por 30 km bem difíceis mesclando estradas de terra, asfalto, cimento e em alguns trecho técnicos.

A ALTIMETRIA DA PROVA ESTA NO MAPA AO FIM DO TEXTO
 
Aproveitei os trechos técnicos para ganhar algum tempo, pois a maioria dos conquistadores, apelido dado pelo povo aos mountain bikers que fazem esta prova, caminhava. Foram 1.000 mts em 30 km, nos quais levamos para completá-los 4h.
 
Estávamos Diego, Jesse, uma amigo americano que fizemos por aqui e eu. O ritmo estava moderado até o final da subida e quando vencemos os 3.022 mts de altitude o terreno plano com pequenas subidas e descida em estrada de terra e trilhas estreitas nos permitiu importo u... m ritmo mais forte. Chegamos bem ao km 44, final da de toda subida, 3.200 mts de altitude quando começamos a descer em um downhill de 42 km até a linha de chegada. O downhill se configurava por estradas com muitas pedras vulcânicas soltas e a técnica do MTB, concentracao, trenio, aliados a paciência faziam necessários para vencê-los. Para dificultar um pouquinho descemos esses 42km com muita neblina, chuva e frio.
 
 
 
Bem equipados e com a técnica afiada fomos bem, sem percalços. Cruzamos da linha de chegada às 13h47, cansados e felizes...

La Ruta em números até o momento:
Total de km: 186
Total de subidas acumuladas: 6.000mts
Total de horas pedaladas: 18h
 


 Novamente a comoção popular impressiona, todo o tempo os constariquenses aplaudem, incentivam e lhe oferece água, comida... Hoje faltou a bandeira do Brasil na camisa WT, ontem todos gritavam "Arriba Brasil!!!" Emocionante.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LA RUTA DE LOS CONQUISTADORES

Nosso atleta Diego Gomez esta fazendo uma das provas mais dificeis e épicas do MTB , maratona no mundo.

visite o site: http://larutadelosconquistadores.com/ruta2011/ e saiba mais sobre a prova

São tres dias com diferentes dsiatâncias e uma altimetria pra la de arrojada , conforme descrito abaixo. Além de passar estar em uma flresta tropical onde o clima muda e é inesperado a cada dia

Total Distance Covered: 161 miles / 259 km
Total Elevation Gain: 20,000+ feet / 6,300+ meters
Terrain: Gravel, jeep roads, asphalt and singletrack.


Após o 1o dia de prova , segue o relato de diego Gomes

" Relato do 1o dia. La Ruta dia 1: Fechamos os 100km em 10h14, 1h30 antes do corte final. O dia de hoje se configurou por duríssimas subidas, a primeira de 23km, e logo após o PC 01, com 26km, entramos na temida Selva do parque nacional de Carara, 14km de lama, rios, subidas e descidas com um empurra/carrega Bike que no total levou 2h40. Saímos de Carara com 5h de prova e somente 40km pedalados. Depois, uma serra de 28km ininterruptos... Tivemos três anjos da guarda no apoio, meu pai, Brian e Gabriel, este último, um amigo da Costa Rica que fez a Ruta 4 vezes... A comocao do povo com a prova impressiona. a todo momento encontravamos com costariquenses nos apoiando. Amanhã partimos para mais 80km com os primeiros km se configurando em uma subida de 30km. Atingiremos 3.022mts acima do nível do mar! #PuraVida"

altimetria e distancia do 1o dia


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

70.3 MIAMI - HENRIQUE WERNECK

Ha dois anos atras, exatamente no fim de Outubro, recebi minha primeira planilha de treino da Walter Tuche Assessoria Esportiva. De la pra ca muita coisa mudou. Minha vida mudou tanto pra melhor que nem tenho palavras pra descrever aqui.
 
Só queria agradecer a você Walter Tuche por ter colaborado e MUITO pra que a minha vida hoje em dia esteja muito mais equilibrada e direcionada. Em dois anos aconteceu tanta coisa, tanto treino, tanta prova, e por mais engraçado que seja, nenhum esporro! ;)

 Você é culpado pela minha evolução constante. Nunca fui afobado e estou no esporte apenas pra me divertir. Não acredito em milagres e nem pílulas mágicas. Nunca tive nenhuma lesão. Não sou adepto de drafting (isso me deixa louco,mas pelo jeito não tem o que fazer...)
 
Cada um faz o que quiser com sua vida e seu corpo. Mas realmente não entendo uma pessoa praticar triathlon e se enche de merda, não treina como deveria e na hora do vamos ver vai na cola dos outros... Inacreditavel! Mas o que me deixa mais tranquilo é que na corrida pagam seus pecados...
Aqui em Miami a prova foi show, natação excelente, organização 10! Acho que foi a prova mais maneira que fiz. Apesar de não ter visto um fiscal sequer... Alguns pelotes mas nada comparado ao tristar!
Bom, queria mesmo é agradecer de coração por todo suporte a vc e sua equipe! Voces são foda!!!
Aproveitando pra avisar que iremos pra Pirassununga!rsrs Ou seja, ainda temos trabalho esse ano!! kkk alem do olimpico! ;) Depois é Cape Epic e IM Brasil!! Confio em vc e sei que faremos tudo isso!! :))) Conte comigo para o que precisar!!! abração

FIM DE SEMANA 2/11

TREINOS PARA O FERIADO DE AMANHA E FIM DE SEMANA
 
sexta feira
 
trail run como Prof Eduardo Werneck - interessados e SOMENTE alunos da Assessoria entrem em contato com ele.
ciclismo na barra - 60km + alto da boa vista
triathlon na barra - 50km + 8kms no joá ( todos independente da prova)
saida as 7 hs na loja do renato
 
sabado
 
iron 2013 - programacao na planilha master que todos receberam
70.3 - lanzarotte - 80km - estrada
70.3 - panama city - 80km -estrada
 
ciclismo
40km na barra + canoas e cristo
serra do piloto - bate e volta
rio mage 120
 
TREINO PARA INICIANTES - PROF RITA - MESA DO IMPERADOR AS 7:15 DA MANHA
 
saidas:
7:00 ma loja do renato
7:00 na rio magé
7:15 mangaratiba
 
domingo
 
aquario no posto 6 as 7:15 da manha