quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pliometria, por que fazer?

Muito se fala sobre a pliometria, mas poucos sabem o que realmente é, qual finalidade e quando deve-se fazer.

A pliometria consiste em aprimorar a capacidade de realizar a reversão da fase excêntrica para a fase concêntrica o mais rápido possível, possibilitando que os músculos aproveitem o potencial de tensão elástica da fase excêntrica e a somem à energia cinética da ação concêntrica, resultando em um aumento da capacidade de gerar força total. Em outras palavras, esse trabalho é caracterizado pelo estiramento rápido dos músculos colocados previamente em tensão, que desenvolvem um esforço potente e explosivo nesse momento. Foi criador pelo treinador Doutor Yury Verkhoshanski na década de 50.

Cito aqui alguns estudos que compravam a eficácia do método na prevenção de lesões “Treinos pliométricos também podem ser utilizados na prevenção de lesões. Um estudo realizado em 1996 demonstrou efeitos significativos na estabilização dos joelhos e prevenção de lesões em atletas do sexo feminino.
 
Segundo os autores um programa de treinamento pliométrico diminui o pico de impacto no momento da aterrissagem em até 22%, graças ao aprimoramento e controle neuromuscular decorrentes dos treinos de saltos (HEWETT et al, 1996). Outro estudo demonstrou que o ligamento cruzado anterior pode ser melhor "protegido" por atletas de futebol que realizam treinos pliométricos. A explicação disso deve-se ao fato da pliometria desenvolver a velocidade de resposta do aparelho neuromuscular, possibilitando assim que os atletas realizem manobras rápidas e inesperadas com menor grau de risco ( DIALLO et al, 2001). O treino pliométrico realizado por um longo período de tempo também ajuda no aumento da massa óssea (WITZKE et al, 2000) prevenindo assim a osteoporose.”
Em outro estudo, realizado em 2003, foi notado a melhora na economia do gasto energético em corredores de longa distância.
Então concluímos que a  pliometria é uma arma poderosa para desenvolver o sistema neurofisiológico, por isso pode e deve ser incluída em qualquer modalidade que necessite de velocidade, força, explosão e salto. 
Raphael Torres

Nenhum comentário: