quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TACOS NA SAPATILHA

Nos ultimos dias tenho visto algumas sapatilhas se soltarem dos pedais. Na maioria das vezes isto ocorre em função de tacos muito usados e gastos.

Ao comprarmos um pedal ele geralmente vem com um taco novo. Em alguns modelos ele possui diferentes cores, que nao estao ali simplesmente por um fator estético. A cor do taco, no caso do look, vermelho, cinza e preto determinan o "float" do taco, ou seja, a movimentacao lateral que o taco se movimenta.

Os tacos vermelhos, devem ser utilizados por iniciantes e por pessoas que possuem algum tipo de instabilidade no joelho e requer um movimento nem sempre uniforme.

Os tacos cinza, sao para pessoas que necessitam de um ligeiro arco de movimento.

Ja os tacos pretos, utilizados em velodromos (habitaulemte) e em pessoas que tem como característiza um "sprint" forte, para que nao haja uma perda de energia no gesto motor.

Mas independente da cor, vale a pena conferir como esta o seu taco. Muitas pessoas tem o habito de  freiar a bicicleta com o pé, e desta forma, isto ocasiona um gasto grande e prematuro do taco. Em outros casos, o ciclista inicia o movimento dando um empurrão com o pé no chão para o movimento inicial da bicicleta, e assim , haja taco.

Para verificar o estado do seu taco, voce deve colocar os dois pés da sapatilha de cabeça para baixo e olhar a aparencia dos dois.

eles estao igualmente gastos?
a "cabeça" do taco , onde esta o parafuso superior esta com a forma arredondada normal ?
a "cabeça" do taco quando olhada de frente, possui cerca de 2 mm de altura?
o fim do taco, logo abaixo dos dois parafuros esta integra?


olhe as fotos abaixo e depois compare com seus tacos? ta na hora de trocar?

Foram colocados dois tacos usados para ilustrar, um muito ruim e o outro ainda usavel.









Nenhum comentário: