quinta-feira, 15 de abril de 2010

Email enviado a Sra. Berenice Seara

Cara Berenice Seara, bom dia.


Meu nome é Walter Tuche , Prof. Ms de Educacao Fisica e responsável pelo Treinamento Esportivo de varias modalidades, dentre elas o Ciclismo e acima de tudo um entusiasta pela melhora da qualidade de vida do Ser Humano.

Na ultima sexta feira , na sua coluna Extra, extra, a Sra. Fez uma nota, com foto, sobre o engarrafamento de “camelos” na Av das Americas. Diante disso gostaria de lhe esclarecer alguns fatos desse “engarrafamento” assim como o que de fato acontece.

Somos um grupo de Profs e Alunos Ciclistas, com faixa etária média de 35 anos, todos, assim como a Sra., Trabalhadores e responsáveis, mas que optaram por ter o Esporte como uma fonte de prazer e longevidade. No caso, o esporte escolhido o Ciclismo.

Diante da dificuldade de circularmos em horários dito normais, em função do transito e nossas atribuições particulares, não temos escolha e nos resta iniciar nosso treinamento as 5 da manha, sendo que o mesmo dura cerca de 100 min e por volta das 6:50 já estamos nos encaminhando de volta a nossas casas para iniciarmos nosso dia de trabalho.

Somos organizados e circulamos em vias publicas em grupos que rodam a uma velocidade média de 36km/h (velocidade média maior que a dos carros nas vias urbanas na hora do rush) o que inviabiliza o uso da ciclovia (quando ela existe) , evitando –se por em risco os usuários normais desta via.

Convivemos com carros, vans e ônibus de forma pacifica e raramente vemos algum motorista irritado ou mesmo nos “atacando”. Respeitamos as leis do transito como todos e procuramos mostrar que a bicicleta e não um “camelo” , pode conviver com o transito em cidades urbanas.

Não precisamos deste tipo de publicidade e sugiro a Sra. E sua equipe que façam um levantamento do que de fato acontece e perceber , que não somos, bombas, buracos, enchentes, sinas quebrados, maus motoristas, volume de carros, transporte não solidário e outras coisas que de fato interferem negativamente em nosso tão caótico transito.

Ao observarmos a foto tirada, podemos notar o péssimo asfalto na Av das Americas (pista em que o ônibus esta) e a faixa da esquerda totalmente livre. Notamos também o “transito”com um ônibus e uma Kombi que aparece no fundo da foto.

Em uma cidade que será sede nos próximos anos dos Jogos Mundiais Militares, Copa do Mundo e Olimpíada, a educação no transito e a conscientização do mesmo para transportes alternativos, seria uma questão a se considerar.

Após sua materia , alguns atletas nosso foram ler a respeito e relatam:

“um carro ocupa o lugar de 6 bicicletas quando estacionado. supondo que andando ocupe o lugar de 4 bicicletas em segurança, comparamos com a tripulação média dos veículos nas jornadas do Rio (que nunca é maior do que 2 pessoas), temos na verdade um desengarrafamento”

“Somente da foto pode ser interpretada a inconsistência da notícia: não há qualquer engarrafamento no local e o correto seria denunciar a má qualidade do asfalto frisado, onde está o ônibus que obriga o grupo de ciclistas a andar onde estão (e não vejo carro algum atrás).

Caso houvesse uma melhor formação, saberia também que (nunca pesquisei a fundo) camelos não andam a 40km/h!

Se tivesse apurado melhor saberia também:

- Há mais de 60 milhões de bicicletas em circulação na cidades do Brasil (ABRACICLO, 2005)

- 15.000.000 de viagens por dia são feitas de bicicleta no Brasil. (BIANCO, 2008)

- Desse total, 600.000 (1%) se destinam ao esporte de competição) (ABRACICLO, 2005)

- O Governo Federal tem um programa chamado "Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades" para estimular o uso de bicicletas nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno porte, como alternativa saudável e não poluente ao trânsito caótico de cidades como o Rio de Janeiro. Um projeto (Lei da Mobilidade Urbana) inclusive tramita na Câmara dos Deputados. (BRASIL, 2005)

- O Rio de Janeiro é uma cidade olímpica, sendo o ciclismo uma das modalidades de grande importância e com necessidade de revelação de atletas, além disso a própria Prefeitura e Governo Estadual abertamente estimulam o uso de bicicletas e a prática de esporte olímpico (dia mundial sem carro e viradão olímpico)

- A bicicleta faz parte da cultura do Rio desde 1860 (MELO, 2007). Foi aqui que chegaram os primeiros velocípedes - como o modelo era chamado na época - vindos da Europa, inclusive o Imperador estimulava seu uso, como ocorreu na competição de inauguração do Club Atletico Tijuca em 1885. (SCHETINO, 2008)

Por Fim Código Nacional de Trânsito:

- Art.58. Nas vias urbanas e rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrario ao fluxo dos veículos automotores desde que dotado o trecho com ciclofaixas

O artigo 59 coloca:

Art.59. Desde que seja autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição pela via, será permitida a circulação de bicicletas no passeio.

Bem como o artigo 68 no seu parágrafo primeiro coloca

Art. 68 § 1º O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

Sem falarmos ainda no artigo 201

Art. 201. Deixar de guardar uma distancia mínima de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta

Infração – média


"A cidade como ambiente de uso coletivo cujo acesso por meio de transporte deve ser dividido democraticamente entre os diversos meios priorizando no sistema viário respectivamente as pessoas com restrição a mobilidade, o pedestre, o ciclista, os meios de transportes coletivos e finalmente o transporte individual motorizado." (BIANCO, ANTP, 2008)”


Sem mais

Walter Tuche

Prof de Educacao Fisica
Mestre em Ciencia da Motricidade Humana
Pos Graduado em Treinamento Esportivo
MBA em Administracao Esportiva
Docente de Garaduaca do Curso de Ed. Fisica da Faculdade da Cidade
CREF 001329 - RJ

15 comentários:

Duda Gouvea disse...

Walter, touché.

paraense disse...

muito bom velho , bate nela hehehehh.

Rafael Fernandes disse...

Valeu!!
respondeu a altura.

Anônimo disse...

Walter,como já foi falado acima,essa jornalista não é confiável em suas declarações,vide materia por mim colocado acima(14ªDP LEBLON),para mim é jornalista de 5ª categoria,trabalhei na GLOBO CENTRAL DE ENGENHARIA e sei o que ser profissional como WILLIAM BONNER,ela nem mereceria o seu respeito pelo dito acima nas fotos,por isso investiguei sobre suas matérias,vou enviar ao PRESIDENTE DA FECIERJ,este fato,que é grave, pois ele envolve todas as pessoas ligadas ao ciclismo e com você sabe estou desenvolvendo um trabalho com a Motorola e a Fecierj,visando os jogos Olimpícos e não quero escutar piadas de mau gosto como noticiado acima,tenha certeza que não vai ficar barato suas declarações .
Abraço do seu aluno
Paulo Albuquerque

Unknown disse...

Grande Walter! Excelente! Sem direito a réplica! Só retratação.
Abração, Martins

Carlos Cintra disse...

Deveriamos mandar esta carta, q por sinal esta muito bem escrita, para nosso prefeito Eduardo Paes, q tanto nos apoiou no viradão, e tbm pra os editores do jornal. Não podemos deixar barato leviandades como estas....

Walter parabens pela carta.

Anônimo disse...

porrada na vaca

Miguel Lasalvia disse...

Bravo Walter, ou Walter bravo....

Wagner Monteiro disse...

É impressão minha ou a materia foi tirada do ar? Queria ver a foto do tal "engarrafamento". O povo gosta de falar do que não entende...

Anônimo disse...

parece que essa tal de berenice e lutadora de vale tudo e estaria provocando o walter no intuito de chama-lo para um embate.

simao disse...

W.
Mais uma vez brilhante.

simao

Unknown disse...

Mestre WT.

Há um ditado que diz: "a tropa é o espelho de seu comandante".
De forma objetiva e direta a profissional repórter foi devidamente orientada sobre o que é "bonde dos camelos WT".
Tens ainda mais o meu apreço e respeito.

Grande abs ao time WT.

K

Julio Alfaya disse...

Walter
Parabéns pela clareza, objetividade e diversidade de informações das quais a repórter notadamente carece.

Forte Abraço,


Julio Alfaya
Presidente
FTERJ - Federação de Triathlon do Rio de Janeiro

Raphael Pazos disse...

Walter,

Indubitavelmente a referida colunista perdeu uma grande chance de fazer uma materia fantástica com aquela foto !!!

Ao contrário, conseguiu em uma única reportagem denegrir a imagem do jornal que permitiu essa publicação absurda, assim como uma das maiores campanhas feita pelo Estado do RJ a favor da bicicleta como meio de transporte.

Walter,
que os desafios surgidos ao longo de sua carreira sejam enfrentados com calma e perserverança. Parabéns por seu trabalho.

Abraços e bons treinos
Raphael Pazos
Presidente ATM-RJ
(Associação de Triathlon Master do Estado do Rio de Janeiro)

Carolina disse...

Walter, estou muito orgulhosa do meu treinador !! Defendendo o direito de todos os ciclistas e da sociedade !! O Planeta agradece e nós também !! Parabéns, bjs Carol