terça-feira, 13 de abril de 2010

O QUE VOCE ACHA DESSA NOTICIA?

comente por favor!!!

20 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E que engarrafamentos como esse se tornem cada dia mais comuns!

Pedro Roncisvalle disse...

A inveja é uma droga! Quem deveria apoiar o uso de bikes publica notas como esta?

André Barros Leal disse...

Como sempre digo, se existe algo democraticamente distribuido na face da terra é a idiotice.

Unknown disse...

Talvez a pessoa que escreveu esta nota devesse olhar no código de trânsito brasileiro e provavelmente em qualquer código de trânsito do mundo para saber que a bicicleta é um meio de transporte. Portanto, está em pé de igualdade com ônibus, carros, motos e etc. Então se além de ciclistas em treinamento, metade da barra da tijuca quisesse sair de casa de bicicleta isso deveria ser tratado como algo normal e não motivo de espanto ou revolta. Aliás acho que seria uma boa coisa se todos resolvessem sair de casa com suas bicicletas. Muito melhor que andar de carro.

Anônimo disse...

Não existe ciclovia na barra ???
Porque este bando de ciclistas cismam em atrapalhar a vida dos outros ?
Vão trabalhar !!!!

Conrado Calvet disse...

A Barra engarrafa devido a uma série de outros fatores e não devido ao treino dos atletas. Eu moro no Recreio e passo lá todos os dias e sei quais são exatamente os problemas, e com certeza não é um grupo de ciclistas ocupando a faixa da direita que provoca algum engarrafamento. Essa notícia é no mínimo cinismo, é da mesmo cinismo que as declarações que temos ouvido do Pref de Niterói Jorge Roberto Silveira.

Abraços
Conrado

Unknown disse...

Essa Berenice é ignorante. Vejam o que diz o Código Brasileiro de Transito.Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração - média;
Penalidade - multa.
Berenice num sabe de nada!
Vou levar um talão de multa!

Anônimo disse...

O que é isso Berenice Seara?

26/3/2010 - Divulgação


Há uma relação, nem sempre estreita, infelizmente, entre fato, informação e versão. Dizem que nem tudo o que se vê, ouve ou sente é real. Será? E o que se lê então? É possível fraudar uma notícia? Claro que sim, mas jornalista algum precisa forjar um fato para ter uma notícia. Ninguém quer perder credibilidade. Não é bom para o jornalista nem para o jornal. Os grandes mestres do jornalismo nos ensinam que se há dúvida em relação a uma informação, melhor apurar e não publicar imediatamente. É preciso todo o empenho possível para checar a veracidade de uma informação antes de divulgá-la. Isso é o justo. Mais ainda: é sensato. Deixaremos para a analise dos internautas a fotografia e a informação publicada na coluna da jornalista Berenice Seara, do jornal EXTRA, em sua edição do dia 11 de março de 2010, sobre um canteiro da 14ªDP (Leblon). Mostraremos também as fotografias feitas pelos policiais nas primeiras horas do dia em que a nota foi divulgada.


Cade o matagal? Basta observar o ângulo da foto publicada na coluna para que se perceba a ausência de compromisso com a verdade.

"Essa é a Berenice faltando compromisso com a verdade"

Você pediu investiguei

walter tuche disse...

CAro anonimo no Post acima do Post do Conrado, se voce nao faz parte do grupo é uma pena, pois poderia ver e particpar e assim perceber o nosso convivio com o transito naquele horario. Durante o dia nao vemos "camelos "nas ruas e o transito é caotico da mesma forma. Talver, se hovessem mais "camelos " ele seria melhor e o mundo menos poluido. Se vice faz parte do grupo, retrate-se pois o assunto é sério e nao carece de brincadeiras.
walter tuche

Anônimo disse...

O mais incrivel, eh que esse quadrupede que atende pelo nome de Berenice Seara, alem de escrever um absurdo como este, nao tem a menor capacidade de ilustrar sua materia.
O que se pode ver pela foto da materia eh um grupo de ciclistas dividindo uma pista de tres faixas de rolagem com um onibus. Olhando atentamente percebe-se a a terceira faixa vazia. Que tipo de engarrafamento seria esse?!
Essa senhora deve fazer pouco de seus leitores pra achar que isso convence... Ela apenas gera um sentimento negativo em motoristas que sequer sentiram-se incomodados com nossa presenca algum dia, aumentando mais um pouco os riscos de nossos treinos nesse ja caotico transito da Barra e do Recreio.

Gabriel Alves

Carlos Cintra disse...

Para quem sabe usar o twitter, nossa querida jornalista usa esta rede, twitter.com/BereniceSeara ,
podemos informa-la sobre as leis de transito por exemplo.

Duda Gouvea disse...

a ausencia de carros, onibus vazio e rush às 6:00 motram a qualidade da jornalista em questão

com uma exceção, os posts acima foram muito bem colocados.

tomo a liberdade de complementar:
um carro ocupa o lugar de 6 bicicletas quando estacionado. supondo que andando ocupe o lugar de 4 bicicletas em segurança, comparamos com a tripulação média dos veículos nas jornadas do Rio (que nunca é maior do que 2 pessoas), temos na verdade um desengarrafamento.

alo Bereburrice

HB disse...

Walter,

Por que nao fazer um convite a esta `jornalista` para ela conhecer o trabalho que eh desenvolvido e inclusive se informar melhor sobre essa hora do rush as 5:30 da manha. Quem sabe ela nao se retrata e a nossa modalide ainda ganha visibilidade e mais respeito?

Ival Maziero disse...

http://www.orkut.com.br/Main#Scrapbook?uid=15470230922931455138

Não sei dizer se o profile é da mesma.

No mínimo deveria se desculpar pelo forma desagradável de relacionar nosso grupo com os problemas do cotidiano urbano.

Imagino como conseguiu tirar uma foto às 5 da manhã de ciclistas e encontrar problemas relacionando-os aos demais problemas.

Que falta de embasamento! Poderia ter usado a foto para falar bem, no entanto preferiu relacionar uma atividade bacana, prazerosa e boa para a sociedade como algo pernicioso.

Berenice vai na contra-mão do jornalismo sério e fundamentando. Fomentou uma discussão na contra-mão do bom senso.

Passo a ignorar sua coluna.

Anônimo disse...

O que dizer sobre uma notícia dessa? Primeiro vamos às informações: todo bom jornalista, segundo manda o meio acadêmico (o diploma é hoje obrigatório para exercer a profissão), deve investigar suas fontes e pesquisa, para entender do quê fala - não parece ser o caso!
Somente da foto pode ser interpretada a inconsistência da notícia: não há qualquer engarrafamento no local e o correto seria denunciar a má qualidade do asfalto frisado, onde está o ônibus que obriga o grupo de ciclistas a andar onde estão (e não vejo carro algum atrás).
Caso houvesse uma melhor formação, saberia também que (nunca pesquisei a fundo) camelos não andam a 40km/h!
Se tivesse apurado melhor saberia também:
- Há mais de 60 milhões de bicicletas em circulação na cidades do Brasil (ABRACICLO, 2005)
- 15.000.000 de viagens por dia são feitas de bicicleta no Brasil. (BIANCO, 2008)
- Desse total, 600.000 (1%) se destinam ao esporte de competição) (ABRACICLO, 2005)
- O Governo Federal tem um programa chamado "Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades" para estimular o uso de bicicletas nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno porte, como alternativa saudável e não poluente ao trânsito caótico de cidades como o Rio de Janeiro. Um projeto (Lei da Mobilidade Urbana) inclusive tramita na Câmara dos Deputados. (BRASIL, 2005)
- O Rio de Janeiro é uma cidade olímpica, sendo o ciclismo uma das modalidades de grande importância e com necessidade de revelação de atletas, além disso a própria Prefeitura e Governo Estadual abertamente estimulam o uso de bicicletas e a prática de esporte olímpico (dia mundial sem carro e viradão olímpico)
- A bicicleta faz parte da cultura do Rio desde 1860 (MELO, 2007). Foi aqui que chegaram os primeiros velocípedes - como o modelo era chamado na época - vindos da Europa, inclusive o Imperador estimulava seu uso, como ocorreu na competição de inauguração do Club Atletico Tijuca em 1885. (SCHETINO, 2008)

Por Fim Código Nacional de Trânsito:
- Art.58. Nas vias urbanas e rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via com preferência sobre os veículos automotores.
Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrario ao fluxo dos veículos automotores desde que dotado o trecho com ciclofaixas
O artigo 59 coloca:
Art.59. Desde que seja autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição pela via, será permitida a circulação de bicicletas no passeio.
Bem como o artigo 68 no seu parágrafo primeiro coloca
Art. 68 § 1º O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
Sem falarmos ainda no artigo 201
Art. 201. Deixar de guardar uma distancia mínima de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta
Infração – média

"A cidade como ambiente de uso coletivo cujo acesso por meio de transporte deve ser dividido democraticamente entre os diversos meios priorizando no sistema viário respectivamente as pessoas com restrição a mobilidade, o pedestre, o ciclista, os meios de transportes coletivos e finalmente o transporte individual motorizado." (BIANCO, ANTP, 2008)

MHLP

Unknown disse...

Hora do Rush!?! Ainda temos que ler isso?
Depois que soube como se prepara uma matéria de jornal e linguiça de porco, desisti dos dois. Quer dizer, às vezes ainda como linguiça.
Já não basta o sacrifício/prazeroso de acordar às 04:30 pra treinar às 05:00! Lembrando que a maioria tem família, filhos, vida social e trabalho. Quero ver se tem a mesma disposição!
Merece um "PEDALA ROBINHO"!
Bons treinos!
Fábio

GB disse...

Realmente chocante que um profissional de jornalismo procure alimentar a rivalidade entre motoristas e ciclistas. Desinformação é uma coisa lamentavel. A unica coisa boa da nota, é a propria foto que a contradiz. Não tem engarrafamento ali!!
Boa ideia do Carlos, Bora pro Twitter da jornalista quem sabe ela se informando, que o trabalho que todo jornalista devia fazer antes de publicar, resolve se retratar por esta leviandade

Anônimo disse...

esse grupo de pederastas liderados e treinados pelo sr walter tuche devia parar de atrapalhar o transito e treinar numa academia

Anônimo disse...

Não posso acreditar que uma jornalista conseguiu publicar uma matéria como esta!
Sinceramente... Tantas outras notícias tão interessantes para revelar e vem logo mexer com algo que pelo jeito nada entende.
Oh Berê, conta a verdade para gente! Você nunca andou de bike? Que aprender? O Tuche te dá um descontinho! Quer uma indicação para comprar uma bike? Estou vendendo uma! Mulher também pedala, não sofra!
Essa sua reportagem é fraquinha. O Rio está prestes a se tornar uma Ciclocity com o aumento cada vez maior de ciclistas nas ruas. Você não tem reparado? Você tem escutando campanhas para as pessoas aderirem o uso de bike porque é muito melhor?
Já viu a reportagem do prefeito andando de bike? Você é carioca? É jornalista mesmo?
O engarrafamento vai surgir agora com tantos elogios à sua belíssima reportagem. Rsrsrsrs
Aos ciclistas, bons treinos e se for para engarrafar, que seja com muitos nas ruas.