segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AUDAX 400, Por Fred Campos

Walter, foi show ! muito duro, muito vento, muito esforço. Mas cada km de treino ajudou. Fiz um relato grande, para amigos e familiares, se quiser publicar ficarei muito feliz.
Relato Audax Brevet 400 Boituva - SP / 2013
Para conhecer mais: o Audax é uma prova de longa distância que segue os regulamentos do Audax Club Parisien. Uma série de Brevet é composta por 4 provas, 200km, 300km, 400km e 600km em um ano-calendário, que se terminadas dentro do tempo limite lhe garante o "brevet" para correr a Paris-Brest-Paris (1.200km). Todas provas ininterruptas, onde o ciclista precisa ser autônomo e não pode receber apoio externo durante a prova (somente dentro dos postos de controle).
Me preparei no melhor estilo "nerd". Estudei cada cruzamento da estrada para não perder tempo, colei no quadro uma planilha de alimentação para não ter que pensar no que comer e beber, tracei um plano de metas com tempos e nível de esforço em cada trecho, alinhei tudo com a altimetria para aproveitar melhor as descidas e me poupar nas subidas.
Pela frente: 412km com cerca de 4mil de altimetria.
A largada para esta prova foi às 7 da manha do sábado (17/08/13) no centro de Boituva, partimos em ritmo neutralizado com apoio da Guarda da Prefeitura até chegarmos na Rodovia Castelo Branco, eramos 93 ciclistas na prova. Logo no começo eu senti um bom vento a favor, o suficiente para permitir um ritmo forte sem muito gasto físico.
Cheguei no Posto de Controle 1 (PC1) com 2h:20 de prova no km 77, média de 32km/h graças ao percurso plano, nesta hora eu já estava entre os 10 primeiro, o que me assustou um pouco, pois talvez estivesse errando a dose e forçando muito. Parada rápida, hidratação, gel, frutas e com as garrafas cheias parti acompanhando um grupo de 3 ciclistas. Pela frente encarei a famosa Serra de Botucatu, 8km a 5%. Confesso que nem tomei conhecimento, com a bagagem do L´Etape du Tour ataquei a subida com marcha pesada mantendo 20km/h de média. Entrei na rodovia que liga a Castelo Branco com a Marechal Rondon, chamada de "Castelinho", acompanhado por 2 ciclistas que estavam pedalando super bem, com um bom ritmo e logo se tornaram meus "melhores amigos" durante a prova.
No PC2 cheguei com uma ótima média, cerca de 30km/h, era meio-dia. Novamente o ritual: hidratação e alimentação (sempre reforçada). Pela frente estavam as 15 colinas da Marechal Rondon, uma montanha russa de sobe e desce até Bauru.
Saí do PC2 sozinho, meus amigos que eu tinha acabado de fazer ficaram um pouco mais. Logo depois de 20min um furo, sem problema, câmara trocada em 5min. Alguns quilômetros depois outro furo, agora na dianteira, novamente uma troca rápida e voltei a pedalar. Durante os furos fui ultrapassado pelos dois outros ciclistas, o que foi ótimo, pois me deu uma meta de recuperação.
Cheguei no PC3 no km 206 com o maravilhoso tempo de 7h:20min, agora em 7o lugar, percebi que o ritmo estava certo e as posições ganhas foram um motivador extra. 
Mas lá vimos a mudança do tempo chegar. Um forte vento, forte de verdade, alinhado exatamente contra. E agora começou o desespero que dividi com os outros 2 ciclista que me acompanhavam. Subidas que antes passamos a 20km/h agora eram vencidas com sofrimento a 10km/h. Nas descidas eu precisava manter o esforço, se não pedalasse a bike parava até mesmo nas descidas. Conversar era impossível pelo barulho do vento. A sensação era de que estávamos a 40km/h, mas o computador marcava 16-18km/h. 
Só passava pela minha cabeça o cálculo do tempo de prova, faltavam 200km, velocidade de 20km/h = 10horas. Logo depois a média baixou para 15km/h, e com isso o tempo só aumentava o tempo e piorava a hora de chegada, cada vez mais dentro da gelada madrugada. A solução é pedalar, sempre.
Cheguei no PC4 no km 260 "acabado", mas lá havia macarrão, café, e muita gente da organização dando apoio psicológico. E apoio psicológico vale mais que físico nestas horas. Já era noite, adicionei 1 camada de roupa extra e me preparei para a madrugada com frio de 10 graus pela frente.
Farol acesso e com 12h de prova saí sozinho ocupando o 5o lugar agora, novamente meus amigos de prova ficaram mais tempo no PC, e não vi mais eles. Pela frente só escuridão, vento e frio. Algumas vezes eu parava para "conversar" com o vento (loucura?), quando passava por um viaduto ou vale na estrada a sensação era de um vendaval. Aproveitava os pedágio da rodovia para parar por 2-3 min e me recompor mentalmente ao abrigo do meu pior inimigo.
E então km a pós km na marca de 334km pedalados vi as luzes do PC5, um ótimo posto de serviço com restaurante e estrutura para recompor as forças. O relógio marcava 22:20 da noite, mais de 15h de prova. É claro que dava vontade de parar e dormir, se aquecer, se proteger do vento que assoviava fortemente. Mas eu havia treinando muito para esta prova, se é para pedalar tem que ser forte. Lembrei do Walter dizendo na véspera da prova para "acelerar", e não podia ficar dormindo depois de tanto treino, era hora de vencer o vento e terminar forte. 
Alimentado sai com as mãos no "drop", na melhor posição aero que minhas costas permitiram. Não esqueci em nenhum momento do plano de alimentação, o ritual de hidratação e alimentação não podia ser interrompido. Comer sem fome era a regra, nem que para isso eu tivesse que diluir paçoca com gatorade para conseguir engolir.
A cada 30min uma rápida parada de 1 min, alongamento, alimentação e concentração. Logo o computador marcou 400km, faltavam somente 12km. 
E na madrugada gelada às 02:22, sem público, sem torcida, eu cheguei. Antes de deitar no chão encostei delicadamente a bike e entreguei meu passaporte ao fiscal de prova. Recebi um parabéns e a notícia: "você ficou em terceiro". E assim acabou a prova, no silêncio e no escuro, comemoração interior no melhor estilo Audax. 
Obrigado a todos que me ajudaram, que me motivaram. E um enorme muito obrigado ao Walter, por acreditar no meu potência de endurance e ajudar a moldar meu preparo físico para este tipo de desafio.
Agora é pensar nos próximos passos, colocar na bagagem o aprendizado e estudar a melhor hora para o 600k.

Abraços !

 

Fred Campos

 

PS: Curiosidades da prova = 93 largaram, 42 não completaram no tempo ou desistiram, 412km pedalados em 19:20h, 12.000 kcal gastas, 15 litros de líquido, 8 gels, 10 bananas, 3 barras de cereal, 1 barra de proteína, 3 litros de hipercalórico=whey, 1 sopa, 1 macarrão instantâneo e 3 furos de pneu.

 

 

Nenhum comentário: