terça-feira, 27 de agosto de 2013

BRASILIA - 70.3 - RELATO DE UM DE NOSSOS ATLETAS


 
Em linhas gerais, considerando que esta foi minha primeira prova de triathlon, achei a organização muito boa e profissional -  percursos bem sinalizados e pontos de abastecimentos bem distribuídos, sem faltar suprimento em nenhum momento. Antes da prova, o check in da bike e das sacolas ocorreu sem fila e com esclarecimentos e explicações adequadas pela equipe de apoio. 

Com relação as provas, seguem abaixo meus comentarios:

1) Natacao: A largada em massa de mil competidores dentro da água foi um pouco confusa e demorou ate todos os atletas estarem devidamente alinhados. Nos primeiros 300 metros, houve muitos atropelos, pernadas e braçadas entre os atletas. Particularmente, acredito que não tenha me posicionado bem, pois estava no meio e na frente do pelotão - recebi e distribui muita "porrada". Adicionalmente, a largada foi contra o sol, o que dificultou bastante a visualização da primeira bóia. Por fim, acho que o locutor foi infeliz ao informar que a largada seria no SENTIDO do Comil (uma edificação na margem oposta do lago) com a intenção de avisar que deveríamos nadar para a direita de quem estava a assistindo a largada do Pontal. No entanto, o Comil estava alinhado com a segunda bóia e alguns competidores entenderam que deveriam nadar na DIREÇÃO do Comil, partindo direto para a segunda bóia e prejudicando seus desempenhos na natação. 

2) Ciclismo: prova muito bem sinalizada com pontos de hidratação bem distribuídos, não faltando em nenhum momento água ou gatorade nestes pontos. Em todo o percurso, havia pelo menos uma faixa de transito dedicada para o ciclismo e a qualidade do asfalto era muito boa, com um pequeno trecho com uma trepidação acentuada. Em pontos críticos, havia uma equipe para controlar/coordenar o fluxo de veículos. No percurso não havia trechos planos, sempre subindo ou descendo, com diferentes graus de inclinação. O vento também foi outro fator importante durante todo o percurso, potencializando e dificultando nosso desempenho em pontos específicos da prova.

3) Corrida: o percurso de três voltas foi realizado em uma área residencial e em um parque a beira do lago. A área dedicada para a corrida era muito estreita e em alguns momentos parecia ter sido "improvisada" para uma corrida de 7km de bairro/escola local, passando por calcadas e trechos sinuosos sem o devido espaço para ultrapassagem entre competidores e circulação dos moradores. Adicionalmente, havia 4 passagens (subida/descida) de meio fio (rua/calcada e calcada/rua) que poderia facilitar quedas e  contusões. Na parte do lago, o vento também influenciava um pouco o desempenho nos dois sentidos. A localização dos pontos de apoio e seu abastecimento com água, gatorade e banana foi muito boa. 

Enfim, toda prova tem suas organizações, estruturas, condições climáticas, pontos fortes e fracos, etc. Esta não foi diferente e, certamente, cada atleta viveu uma experiência única, individual e particular. Na minha opinião, o saldo foi bastante positivo e a organização da prova está de parabéns pelo evento.

Nenhum comentário: