quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Treinos em dias de vento ( treino de Ipanema de 14/8), mas a atençao e ajustes servem para todos os dias e locais

Ontem tivemos um dia de treino em Ipanema um pouco atípico mas não impossível de ocorrer regularmente.  Acabei ficando parado em um cruzamento do Leblon, pois reparei que aquele ponto era critico par a segurança e também pude observar algumas coisas que creio serem importantes para o desenvolvimento e segurança de todos.

1.       Uso de casacos e corta ventos ABERTOS contra o vento , fazendo um efeito de paraquedas

2.       Muitas pessoas rodando de pratao  (coroa grande na frente) que não conseguem fazer força na mesma. Via de regra, em caso de trechos fortes ( ex: mesa do imperador) não se  usa o pratao . O uso do pratao e do cassete maior levam a barulhos na corrente e cambio eventualmente, pois esta não é a posicao indicada para uso.
3.       Atletas usando a marcha na perna a favor do vento quase quicando no selim , sem passar a marcha e manter o corpo estavel. Manter a cadencia é fundamental no ciclismo.

4.       Ciclistas desabituados a conduzirem a bike em velocidade alta, o fazendo , e certamente numa emergência , não saberiam conduzir e frear a bike. Principalmente nos cruzamentos onde ninguem aliviava a velocidade.
  
5.       Enorme proximidade entre as rodas traseiras / dianteiras incorrendo em possibilidade de toque a todo momento. O vento estava instavel e consequentemente manter a velocidade constante mais difícil.

6.       Uso de rodas de bainha alta, muitas vezes não se tem outra alternativa, mas deve-se optar nesses dias por rodas de bainha baixa e / ou ter extremo cuidado.


7.       Na perna contra o vento, tentar segurar o guidom na posição de "baixo"  e deixar os cotovelos alinhados com os ombros. Assim como os joelhos. 

Nenhum comentário: