terça-feira, 21 de agosto de 2012

Copa Internacional MTB





A última etapa da Copa Internacional é disputada no modelo Maratona, diferente das etapas anteriores que são XCO. Com 1400 inscritos, a prova é um sucesso absoluto.
O terreno é bastante diferente do que estamos acostumados, e como esta época é de seca, a poeira chega a formar uma camada de alguns centímetros. Em duas ocasiões fiquei passageiro da bike, o que foi bastante desagradável. A visibilidade em uma descida bastante rápida era de 0 metros a frente.
Fui com um pneu 1.9 na traseira, com grampos baixos e pouca aderência lateral, o que foi um erro pois a traseira ficou com pouca tração e muito solta nas curvas. Na dianteira estava com um 2.0 que uso para as provas de XCO que se mostrou muito adequado.
A prova tem um percurso com subidas curtas e fortes, passando por muitas trilhas mas sem nenhum ponto de congestionamento. Antes de chegar na cidade tem um plano de aproximadamente 3km onde dei a sorte de ser ultrapassado pelo Henrique Avancine, que liderava a Elite e vinha de um percurso mais longo que o meu. Consegui pegar a roda dele e me senti liderando a prova por alguns quilômetros, com os batedores me acompanhando e a TV filmando, mas na primeira subida, como não poderia deixar de ser, sobrei. 
Ao entrar na cidade, a chegada é em uma subida longa de pedras irregulares e muito difícil. Cada ano que vou, me pergunto se vou conseguir zerar no ano seguinte, mas para minha surpresa este ano não achei tão impossível. Acabei ficando em terceiro e batendo o meu recorde no percurso em mais de 4 min.


Nenhum comentário: