segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MEIO DE PENHA

por Maria "Cacaia" Daniel

" Querido WT,

Segue relato da minha prova de ontem :

Obviamente estava nervosa antes da largada, ainda mais que o mar estava um pouco agitado e com ondas grandes quebrando na entrada. A temperatura estava ótima, mas aquelas ondas estavam assustando. Entrei, furei umas 3 ou 4 ondas enormes e comecei a nadar. Até a 1a. bóia fui bem, da 2a. pra 3a., distância maior, engoli água e me deu um enjôo. Nunca me deu isso, mas dei uma panicada e achei que ia vomitar. Parei um pouco e fiquei olhando pra bóia e pensando : Socorro, tá longe, não vou conseguir ! Ai o Pedro chegou e me acalmou e foi me dando força. Nessa hora, pensei em 4 pessoas : Pedro, Caio, Nina e você. Fiquei pensando que não iria conseguir nem nadar, quanto mais pedalar e correr. Fui me acalmando e consegui nadar, apesar de ter feito um tempo horroroso. Eu falava pra mim mesmo : Calma, você é guerreira, vai conseguir.

Sai da água enjoada pra cacete e comecei a pedalar mal. Só no final da 1a.volta de 30 Km o enjôo passou e ai eu comecei a curtir a prova. Acho que fiz o que podia no pedal, com aquele vento louco, não dava pra ir mais rápido. Mantive um pedal constante até o Km 80, no final quase cai da bike com a ventania. Só pra você ter uma idéia, o vento derrubou até um banheiro químico.

Desci da bike pra correr e senti a diferença de pedalar de speed, minhas pernas estavam travadas.

Comecei a corrida bem devagar, depois fui encaixando um ritmo mas não deu pra acelerar mais pois estava muito quente e o maior vendaval. Mas o legal é que passei muita gente na corrida e vi que realmente eu estava preparada, não andei em nenhum momento e terminei sem dores.

Valeu, queria muito ter feito em 6 horas mas não deu, o vento realmente atrapalhou. Mas curti muito a prova depois da 2a. volta da bike.

Meus filhos e amigos queridos da equipe me esperando na chegada foi maravilhoso.

Mais uma vez dedico esta conquista a você (e a mim também, claro): você é  um cara muito especial, profissional, amigo, sério, rabugento, carinhoso e acima de tudo, um mega incentivador pra todos nós. Obrigada Walter, apesar de eu não ter a pretensão de conseguir colocações nas provas, estas superacões nos enchem de alegria e nos fazem encarar a vida de outra forma.

Beijos da sua aluna, amiga, fã e wéia….kkkkk

Cacaia

 p.s.: agora tenho que treinar pra Maratona Cross Country de Buzios, vamos subir !"
 
Por Fernando Martins 
Comecei a treinar triathlon no ano passado. Mais precisamente no dia 02 de maio de 2011, eu e Dona Camila acordamos pela primeira vez às 4:00 da madruga para pedalar. Confesso que antes de entrar nisso, não entendia qual era o propósito das insanidades que alguns triatletas que conhecia cometiam.
Neste sábado fizemos (acho que éramos 10 laranjas) o 70.3 de Penha, Santa Catarina. Foi a 2a vez que fiz a prova pois no ano passado fui lá ver o que era esse tal de meio ironman.
Tentando ser bem objetivo, ficam aqui algumas dicas de um parceiro de treino:
- não criem expectativas mirabolantes (tempo, média de velocidade no pedal, vagas etc e etc...)
- não tem milagre. Seu resultado na prova será uma equação simples. Treino feito + cabeça no lugar + condições do dia = seu resultado.
- o seu desafio é contra você mesmo. Do primeiro colocado ao último, estão todos travando uma batalha invisível entre corpo e mente.
- suas frustrações serão proporcionais às suas expectativas. Portanto, cobre-se menos, aproveite mais. Mas lembre-se de derramar até a última gota de suor na prova porque não tem nenhuma sensação pior do que achar que podia ter dado mais.
- não existem duas provas iguais.
Sobre a prova???
A prova é uma delícia! Ver aquela tropa de gente reunida pelo mesmo propósito, fazer parte daquilo tudo com a mulher da sua vida e com amigos queridos, ter saúde e condições de estar vivendo aquela experiência faz muito bem!
Natação de mar agitado na entrada e na saída e com vagas oceânicas grandes (impediam de ver as bóias em alguns momentos). Bóias principais bem grandes. Visibilidade boa. Staff para tirar a roupa de borracha e T1 super organizada.
Pedal muito gostoso. Passamos 6 vezes pela multidão torcendo. Não tem como não sem empolgar! No final entrou uma ventania que os locais de Penha ainda não tinha visto! Fomos premiados! Não era desafio o que buscávamos ali??? Então toma!
Na corrida o negócia aperta! Ainda mais com a sua noiva papa léguas reduzindo a distância entre vocês e ameaçamdo te dar uma surra sem precedentes na história!!! Pequenas metas! Esquece o garmin. Foca na próxima placa da estrada. No próximo aid station. No último que te ultrapassou. Não tem jeito. Resiste porque a linha final chega para todos os que não largam o osso.
Aos meus parceiros de Penha, meus parabéns. Ninguém acorda e resolve fazer um meio ironman se não tiver endorfina correndo nas veias!
Aos que ainda não conhecem a prova, recomendo, assino embaixo e estarei lá ano que vem!!!
Abs e bjs,
Coisa "
 
 
estiveram nesta prova:
  • Gilberto Marquestempo 6:23:18
  • Pedro Butelli tempo 6:38:05
  • Pedro Lorenzo tempo 6:44:20
  • Camila Negri ( 3a na categoria) tempo 5:21:38
  • Otavio Calvet ( vaga para o mundial em las vegas 2013) tempo 4:52:49
  • Isabella Chame tempo  6:14:11
  • Fernando Martins tempo 5:13:45
  • Nathalia Ventura tempo 5:44:43
  • Marcus Dantas tempo 5:29:09
  • Cacaia tempo 6:30:05

 por Pedro Lorenzo

" Pré prova:

Chegamos em Penha na 6ª feira na hora do almoço já com a programação na cabeça.
Montagem das bikes, retirada do kit, check in das bikes, etc.
Surpresa no teste da bike, Maria quase caiu porque o mecânico não apertou o guidão..
Ainda bem que seguimos a programação e o teste da bike foi feito.
Check in tranquilo, mas ver o mar no final do dia não foi animador. Com a maré alta ele estava com um aspecto tenebroso.
Enfim, voltamos para o hotel, rango em uma casa de massas e descanso.
A fato da prova começar as 9:30 é um luxo, tomamos café tranquilos e partimos para a largada.
 Prova:
O mar já não estava tão tenebroso, mas as ondas estourando quase na beira deram uma emoção extra na largada.
Já contornando as boias, a ondulação era grande e as referencias sumiam. Essa mesma ondulação eram um convite para ficar enjoado...
Maria e eu ficamos lado a lado, ela foi valente e saímos juntos para a transição.
O pedal foi complicado em função do vento e fui marcando a Maria o tempo todo. Marido é chato, e por isso chegava perto as vezes e falava para mudar a marcha ou pegar no guidão em baixo e com isso diminuir a resistência ao vento.
A 808 no final, quando o vento ficou mais forte, incomodou e estava ruim de ficar clipado.

De novo terminamos o pedal juntos, Maria e eu.
Era esse o combinado e fazer com ela a natação e o pedal foi show. Minha mulher é uma guerreira corajosa!
Ela partiu para a corrida e eu resolvi que ia arriscar um trote para cruzar a linha de chegada. Depois do IM em maio só corri 5 vezes, fiquei brigando com um problema na panturrilha.
Fazer a meia trotando com a passada curtinha foi um exercício de paciência.
Resolvi que ia me divertir e passei a cada ponto de transição fazer uma festa com o staf e sempre que via um laranja mandava o grito de guerra #sentaapua!
Enfim, controlei minha cabeça e no final ainda guardei energia para o ultimo pulo do dia.
Valeu Walter!
Valeu Maria!
Em tempo; Cintra, Brasa e Genésio, depois que vocês falaram para fazer mesmo trotando é que passei a pensar nesta hipótese. Valeu!!!! "

 

Nenhum comentário: