segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TRI DO ATERRO


Por Rafael Cabral

" Tenho certeza do quão difícil é, para nós amadores, conciliar treinos com trabalho.

Acordamos de madrugada por que, em uma cidade como a nossa, apesar de maravilhosa, é a opção que temos para praticar a atividade que escolhemos.

Então, todos estão de PARABÉNS, não pela prova isoladamente, mas pela coragem em diariamente se propor a encarar os treinos.

Não sou diferente de ninguém. Somente os mais próximos sabem o quanto me desdobro para treinar. É tão pouco tempo, que quando treino, treino como se fosse o último. Mas, sempre respeitando as orientações do treinador e não fazendo nada além do que ele determina, mesmo que me sinta descansado.

Mas, existe um algo mais que não posso deixar de citar: é o incentivo que vem de cada um de VOCÊS que nos apoiam no dia da prova. Apesar de concentrado, por trás do óculos percebo cada um de vocês que gritam, aplaudem e me incentivam.

Com certeza, foi por isso que, apesar do terceiro lugar, consegui meu melhor resultado na distância olímpica: 1h57min40seg.

Agradeço as palavras do meu amigo Pedro Scrip#$@@!@#$, que inclusive conseguiu me emocionar, mas diria que todos somos os "caras" e as "senhoritas" da equipe.

E mais uma vez: VELHO VC É F...!!! "

Por Pedro Scripitilli
 
" Coach,

Mais uma prova, mais uma vez eu me pergunto se sou louco de fazer triathlon e mais uma vez descubro como é gratificante chegar e ver que tudo tem um sentido.
Uma semana antes da prova senti uma fisgada na panturrilha, fiquei quieto e só tentei correr na sexta feira onde novamente senti o incômodo. Liguei para meu fisioterapeuta que prontamente me encaixou no seu horário e fez um taping na minha perna.

Mesmo assim algo me deixava nervoso....será que vou conseguir correr??? Chegando no Aterro me deparo já com alguns amigos, Romão, Luiz Claudio e avistamos a tenda WT, toda montada e com mega estrutura de café da manhã e professores. Isso tudo já me fez ficar mais calmo....e pensava somente no que deveria fazer.
Cheguei, deixei minhas coisas com a Dri e fui para área de transição...na fila encontro o Rafa Cabral que me da um abraço desejando sorte....mais uma vez fiquei mais calmo....afinal o Rafa é o cara da equipe né....mega exemplo de atleta e pessoa.
Arrumei tudo e já pensava na estratégia da prova....nadar forte, pedalar forte e correr o que desse para correr......
Voltei para tenda e concentração máxima....roupa de borracha, óculos....tudo pronto....vamos ver no que vai dar...
Largada com feras como Ornellas e Sclebin ao meu lado....surreal...larguei bem forte por fora para poder fazer a primeira e segunda bóias na preferência....deu tudo certo....larguei bem, mantive um ritmo bom....23 minutos de natação....estratégia saindo como eu imaginei....
Pedal....vamos lá....primeira perna forte....40km....retorno....e ai vem o vento....segunda perna a 32 chorando de força......mas vamos lá....sempre com meu amigo Bernardo Romão ao lado.....com isso tudo um pedal de 1h09m....e ai vinha meu receio....a corrida.....
Sai para correr sentindo um pouco a panturilha....mancando inclusive.....comecei a esquentar....pace de 5, 5:10......no km 2 vi que estava sem dores e comecei a encaixar a corrida.....passava a galera dando força mas só ouvia 4 pessoas gritando....minha namorada Dri, o Pocotó, o Getúlio (LL Gladiadores) e o Thunder.....força que me animou e fui para o final super bem....no km 8 senti de novo mas falei que só parava na linha de chegada....
Tudo deu certo....10km para 44m
Total da prova com transição....2h23m e terceiro lugar na categoria junto com Henrique Werneck (2º), Bernardo Romão (4º) e Angelo Seleri (5º).....pódium laranja total!
Obrigado a todos, mas algumas pessoas em especial, Walter Tuche meu coach, Dri Dex minha namorada, Rafa Brasilia, Henrique Werneck, Henrique Villela, Bernardo Romão, Thunder, Pocotó, todos os professores da WT Assessoria, minha mãe e meu irmão que não puderam estar na prova.
Que venha o próximo!!!"
 
Por Jansen Costa
" Tudo começou 72 horas antes da prova, quando a tensão começou a tomar conta: fiquei nervoso e com medo de esquecer algo. Na noite de véspera, seguindo o conselho do Brasilia, fiz a reposição de carboidratos e bebi metade de uma garrafa de vinho.. nada mal, porem de nada adiantou.. acordei no meio da noite e não consegui dormir direito.
Cheguei na área de transição cedo, sendo o 3º a entrar. Montei conforme instruções do Dudu a transição. Tudo pronto, me dirigi a tenda e em seguida a largada.
 
Nervoso , ouvi o inicio da prova, deixei quase que todos saírem na frente e comecei a nadar. Os primeiros 750 m foram tranquilos, minha referencia era o Henrique Werneck ( hehehehe) que saiu junto comigo da água. Voltei para o mar  e no trecho paralelo a praia comecei a sentir o cansaço dado que não treino ainda a modalidade porem percebi como o Aquario eh importante : Nadei sempre em linha reta olhando para as boias, sendo que competidores ao meu lado tomaram direções totalmente tortas.
Sai da água cansado porem feliz com a Equipe dando forca e vendo que tinha feito melhor que esperava... 27 min..  Porem, depois de tirar a roupa de borracha e correr para transição, senti uma tontura que me obrigou a parar  de correr e entrar andando na transição, levando ao Locutor a chamar a minha Atencao : VAMOS JANSEN!!!
Acelerei, peguei a bike e partir...
Comecando a pedalar, tomei forcadamente Agua e ao tomar o gel, eis o primeiro erro : puxei com forca o Sache preso a bike e o mesmo arrebendou... baixa do Gel.. não tomei como deveria tomar...
O pedal foi muito tranquilo, com apenas o vento de frente no sentido Perimetral à Transição. Notei que os treinamentos que fazemos nos da a tranquilidade que velocidade e giro iremos ter na prova. Fiz RIGOROSAMENTE aquilo que sabia que era capaz de fazer.. Reflexo de 100% dos treinos...
Chegando dos 40 km de corrida, outro erro: Ao tentar tirar dos pés da sapatilha, consegui apenas tirar um andando de bike, me obrigando a parar na entrada da Transicao e tirar as sapatilha direita do pedal, ou seja, Esta com 1 pe preso e 1 solto.. mas seguimos em frente..
Transicao tranquila. Partimos para a corrida.. 1º. KM da transição... estava com controle zero da Corrida: Pernas moles, sem coordenação.. tomei o isotônico da prova e andei por 100 metros para me recompor... Ai sim começou a corrida.
Tinha em mente correr para o meu melhor, próximo de 4:50 /km e novamente, como na bike : fiz aquilo que estou treinado. Fiz 5:00 /km os 10km, com a corrida encaixada e tranquilo, apesar do cansaço.
Assim, quero agradecer a você e a sua equipe pelo apoio diário nos treinamentos e ciente que somos resultados dos nossos treinamentos diários.
 Grande abraço,"

Por Joze Luiz
 
" Fala Coach, 

ontem tentei falar com você mas você tava em transe com os atletas que estavam ainda competindo, e deixei você fazendo o que faz de melhor, sendo técnico!

Mas precisava falar da prova de ontem, foi sem dúvida uma prova pra ficar na memória pra mim por ser a primeira de muitas que virão.

Apesar de todo o treino e as conversas com diversas pessoas da equipe, quando vi a galera amontoando pra largada o estômago virou. A largada da natação foi um pouco complicada pra mim, aquele atropelo e o monte de tapas me deixou nervoso, até o contorno da primeira boia amarela não consegui acertar um ritmo de respiração e tava num ritmo horroroso. Passado o pânico, consegui estabilizar e tentar ao menos acertar um ritmo até o final.

Saí da água com 19:30 e sabia que tava bem mal porque não tinha quase ninguém mais na água, mas a transição pra bike foi tranquila e a partir dali consegui começar a fazer a prova me divertindo. Forcei bastante pra tentar melhorar o tempo e mantive a média de 35km/h no pedal, o que me cobrou um pouco. Saí pra correr com as panturrilhas doendo mas deu pra manter o pace em 5:10min e fazer o último km pra 4:40min, ultrapassando os 3 caras que correram comigo a prova toda.

Cheguei com 1h27, e sendo meu primeiro triathlon, não tinha a menor idéia do que tempo faria, mas independente de tempo, o esforço todo valeu por todos os gritos de apoio que ouvi da equipe WT e pelos parabéns que recebi de companheiros de equipe, que eu nem mesmo conhecia, mas que ao verem o uniforme me apoiaram.

Tenho só 3 meses de equipe, mas o que vi ontem ali me fez ter certeza que quero treinar mais, render melhor nas provas e fazer valer aqueles gritos todos de apoio que ouvi ontem.

Todos os esporros que tomei durante os treinos passaram na cabeça, e cada treino perdido cobrou seu preço ontem, mas de qualquer forma, só tenho muito a te agradecer por tudo e parabenizar demais pela equipe que te acompanha, nota mil pra todo mundo!

Abraço e até o próximo treino,

Obrigado por tudo,

Zé"

por Iana Nobrega

" Finalmente minha primeira prova depois de 5 meses no grupo e a palavra que resume a experiência foi APRENDIZADO.
Na sexta feira que antecedeu a prova, já comecei os preparativos para que nada saísse errado ou faltasse durante a prova.

Joana Kfuri me mandou uma listinha com o check list e só então percebi que haviam MUITAS coisas para arrumar.

Foi bem gostoso pensar em tudo, organizar e me projetar na prova.

Estava bastante ansiosa e com receio de não conseguir alcançar as minhas próprias expectativas do que seria capaz de fazer.

No sábado fiquei o dia inteiro de cama com uma dor forte de garganta e extremamente frustrada com a possibilidade de não participar da prova que tanto queria.

Descansei bastante, tomei uns remedinhos e por sorte acordei melhor no Domingo.

A natação foi bem tranquila. O mar estava muito calmo, sem correntezas fortes e eu adorei o formato de largada com as mulheres separadas dos homens. Foi menos porradaria e tivemos a oportunidade de nadar sem nos preocupar tanto com os pés e mãos na cara, como geralmente acontece. Apesar disso, esperava ter performado melhor na água do que consegui, mas ainda assim fiquei satisfeita.

O primeiro aprendizado veio com a saída do mar. Meu Deus, como é difícil correr depois de nadar!!! Simplesmente a perna não responde, o coração está totalmente confuso e a cabeça roda. Tive que andar até a área de transição.

Chegando lá, cometi o segundo erro!! Sorte que logo veio um grito amigo, que me alertou para não subir na bike dentro da área de transição. 

Nos seguintes 20Km, me senti bastante confortável! Reflexo de cada um dos treinos da madruga. Acredito que até poderia ter dado mais, mas queria me poupar para a última e pra mim, a mais difícil modalidade, a corrida.

Voltando do pedal, veio o terceiro erro! Tirei o capacete antes de entrar na transição e ganhei um penalidade, saldo para  mais um aprendizado. Nervosa com a punição,  me enrolei toda na preparação para a corrida e acabei apertando demais o cadarço do tênis, o que me custou pés dormentes durante todo o percurso.

Finalmente comecei a tão esperada e tenebrosa corrida . Antes mesmo de começar na equipe, tive um problema de canelite que não me deixou treinar e muito menos progredir na modalidade. Apesar disso, tenho sentido uma melhora significativa no último mês e por isso resolvi arriscar e correr os poucos 5km, mesmo que seja como uma velinha. Felizmente deu tudo certo, consegui terminar sem nenhuma dor e superar minha própria expectativa. Fiz a prova em 1:28 e  conquistei o segundo lugar na cat.

Foi muito importante ver o rosto e o apoio de todos os colegas da equipe, professores e amigos. Tive a oportunidade de entender e sentir que realmente somos uma equipe e que no final das contas, todos estão envolvidos no mesmo projeto e na mesma superação pessoal.

Muito obrigada a todos os professores pelos treinos e suporte durante a prova, a Marcinha por toda atenção com a minha lesão, as grandes pessoas e amigos que conquistei nessa assessoria e principalmente, ao coach Walti que apesar dos esporrinhos do dia a dia, me instiga a cada dia ser melhor não só na performance, como também tecnicamente.

Ah,  não posso deixar de elogiar a nossa tenda!!  Tivemos toda a infraestrutura que precisávamos e muito mais.

Adorei a experiência!!

Obrigada a todos.

Bjos"

 

Nenhum comentário: