quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Para os triatletas
Iniciantes(ou não)

Vou procurar passar para vocês, algumas noções simples que podem ajudar no dia da competição. Vale ressaltar, que a origem dessas sugestões são a minha experiência como triatleta, aliadas à minha experiência como profissional atuante nessa área. 

1- Primeiro. Simpósio Técnico

Toda competição têm na véspera um simpósio técnico. Geralmente, são passadas as informações sobre horários de chegada, abertura de área de transição,horário de largada, como vão ser feitos os circuitos(conduta que o atleta deve tomar para a realização da prova)e muitas outras informações muito importantes. 
Já vi muita gente falar: eu não vou, perder meu tempo, e no dia da prova: Por onde vai, é pra ir pra direita ou esquerda. Evite essa situação, simplesmente indo ao simpósio. Não se acanhe. Procure tirar todas as suas dúvidas.

2- O Dia da Prova

Procure chegar mais cedo, e verificar ao vivo as informações do simpósio. 
Aonde está a entrada, a saída, as boias, a largada. Procure checar tudo de relevante que foi passado para você.

3- A Área de transição e a transição.

Procure criar para você, e ter se preciso, escrito em um papel, uma sequencia sua de condutas durante a transição. 
Eu tinha a minha.:
Capacete aberto, em cima do guidom, as luvas e óculos dentro de uma das sapatilhas, os geis do pedal dentro da outra...
Procure do mesmo jeito que você treina pedal, corrida e etc, treinar essa sequência nos treinos de transição.
Busque na área de transição uma referência visual de aonde estão as suas coisas:Embaixo daquela arvore, perto da caixa de som...
Se no dia da prova, por acaso você ver o cara ao seu lado arrumar algo de um jeito que achou legal, não faça o mesmo naquela prova, espere outra oportunidade para testar algo diferente.
Aprenda também a simplificar as coisas para você. Com o tempo você percebe o que realmente é necessário, e passe a contar só com aquilo, em vez de ficar entulhando a sua área de transição com um monte de coisas que não vai usar.

4- A Largada.

Depois de tudo arrumado, vá logo para a área de largada. 
Percorra o caminho que vai ter que fazer da água até a sua bike:longe,perto?de areia?pedra? Evite surpresas na hora da prova.
Veja o mar como está, entre, nade um pouco, veja se está com corrente, para que lado, vou andar muito?quantos passos posso dar até começar a nadar...
Preste atenção, pois sempre antes da largada o organizador fala se ouve alguma mudança ou etc...
Concentre-se. procure ficar em silencio.

Espero que possa ajudar . 

Eduardo Gómez

2 comentários:

Leonardo Beer disse...

vlw dudu ! boas dicas praticas!

Rita Medeiros disse...

excelentes dicas Dudu! não participei de tantos triathlons , mas de muitos duathlons que tb tem duas transições com sua área...e tb procurava marcar o lugar da bike assim...concordo com tudo o que vc deixou cuidadosamente como dicas. Mas, talvez, um assunto não tão abordado ou talvez, sem muita importância para alguns, é a CONCENTRAÇÃO antes da prova. Ela é importantíssima e vale a pena tentar o silêncio sim. Afinal, até que todos concluam o percurso leva um tempinho e esse espaço de tempo sim , pode ser aproveitado para a parte social. Antes, vc precisa mentalizar a prova, e isso só vai conseguir solitariamente. Pensar em todos os detalhes: como beber água , qdo tomar o gel, melhor momento, na troca de calçados, seu ritmo de corrida...enfim , tudo que vc treina sempre, só que será tudo junto e "à vera"! é fácil...vão com tudo laranjas! desejo uma ótima prova!... valeu! abçs! Prof. Rita Medeiros